Relações

Brandão recebe embaixador japonês e debate parcerias para o Maranhão

Encontro com o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, ocorreu no Palácio dos Leões nesta terça-feira; fortalecimento das relações foi debatida.

Ipolítica, com informações do Governo

Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi é recebido por Carlos Brandão
Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi é recebido por Carlos Brandão (Rodrigo Ribeiro / Secom)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão recebeu a visita de uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, liderada pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão no Brasil, Teiji Hayashi. O encontro foi realizado nesta terça-feira (30) no Palácio dos Leões, e teve como principal objetivo o fortalecimento das relações estratégicas entre o Maranhão e o país asiático.

Também participaram do encontro o cônsul do Japão na cidade de Belém (PA), Satoshi Morita; a senadora maranhense Eliziane Gama; o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec; e o secretário-chefe da Casa Civil do Maranhão, Sebastião Madeira.

“Recebi a visita de cortesia do Embaixador do Japão, senhor Teiji Hayashi, e do Cônsul do Japão em Belém, Satoshi Morita. Um ótimo diálogo para fortalecer a relação comercial entre o país e o Maranhão, que segue aberto para acolher os imigrantes japoneses”, destacou Carlos Brandão.

Leia também: Braide não explica demissão de secretário e tenta amenizar desgaste

Durante a reunião, os representantes do Maranhão e da Embaixada japonesa trataram de temas como produção energética sustentável - envolvendo, por exemplo, a geração de Hidrogênio Verde (H2V), modelo de energia limpa e renovável, que não emite CO² - e o fortalecimento do intercâmbio cultural entre o estado do Maranhão e a nação nipônica.

“Falamos da possibilidade de cooperação na área de hidrogênio. Muitas empresas japonesas têm tecnologias logísticas, sobretudo com essa nova energia do hidrogênio. Eu gostaria de promover cooperações nas áreas econômica e comercial com o estado do Maranhão”, antecipou o embaixador do Japão no Brasil,Teiji Hayashi.

A senadora Eliziane Gama afirmou que esse foi a primeira de uma série de reuniões entre representantes do estado do Maranhão e do Japão, sobre parcerias e investimentos conjuntos no campo energético.

“O Maranhão tem um potencial extraordinário na área do gás, por exemplo. O governador Carlos Brandão já finalizou a reunião solicitando um novo encontro, envolvendo as câmaras empresariais tanto do Japão quanto do Maranhão. Eu acho que essa nova reunião será vital para materializar esses debates que foram construídos hoje”, pontuou.

Intercâmbio cultural Japão-Maranhão

Brandão apresentou ao embaixador Teiji Hayashi e à sua comitiva, vídeo institucional detalhando as belezas culturais e potencialidades econômicas e turísticas do Maranhão.  

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, agradeceu a recepção maranhense, destacando o interesse em celebrar novas parcerias para estimular o intercâmbio cultural entre o seu país e o Maranhão.  

“Essa é a minha primeira visita de trabalho aqui no estado do Maranhão. Tivemos uma conversa muito frutífera. Falamos da possibilidade de promover nossa cooperação, por exemplo, na área de intercâmbio. O governo japonês oferece mais de 200 bolsas anualmente ao Brasil. Eu gostaria de aumentar o número de estudantes do Maranhão que estudam no Japão”, ressaltou Hayashi.

Teiji Hayashi cumpre agenda oficial em São Luís até esta quarta-feira (31). Antes de vir ao Maranhão, Hayashi esteve no estado do Piauí. Essa é a primeira vez em nove anos que o Maranhão recebe a visita do embaixador do Japão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.