Ranking nacional

Brandão comenta relatório do MJSP que aponta redução de crimes em SL

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, houve redução de crimes violentos no Maranhão, segundo levantamento do Ministério da Justiça.

Ipolítica

Carlos Brandão comentou índice nacional em seu perfil em rede social
Carlos Brandão comentou índice nacional em seu perfil em rede social (Divulgação)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) aproveitou o período de férias para destacar em seu perfil em rede social o desempenho de São Luís no Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública que foi divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta ainda sob o comando de Flávio Dino (PSB).

O painel mostra São Luís como a 10ª capital com menor número de crimes violentos letais e intencionais do país. Para Brandão, resultado de investimento na segurança pública do estado. 

“Conforme o Ministério da Justiça, São Luís é a décima capital com menor número de crimes violentos do Brasil, a mais segura do Nordeste. Além disso, no Maranhão foi registrado redução de feminicídios (28%), estupros (48%), roubo de carga (75%), latrocínios (38%) e outros crimes”, disse.

E completou: “Os investimentos em segurança pública trouxeram bons resultados para o Maranhão em 2023. Com avanços e planejamento estratégico, em 2024, buscaremos manter bons índices no combate ao crime no estado”.

Leia também: Câmara prepara votação da LOA de 2024 para esta terça-feira

Resultados

De acordo com o Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp), que coleta e valida 28 indicadores nacionais de segurança pública, a capital maranhense registrou taxa de 2,23 crimes violentos por 100 mil habitantes, entre janeiro e outubro de 2023.

Na sequência aparecem Natal (RN) com taxa 3,88; Aracaju (SE) com 4,38; João Pessoa (PB) com 4,39; Recife (PE) com 4,7; Salvador (BA) com 5,87; Fortaleza (CE) com 6,37; Teresina (PI) com 6,84; e Maceió (AL) a capital mais violenta do Nordeste, com taxa de 9,41 crimes violentos letais e intencionais por 100 mil habitantes.

Com base nos números divulgados pelo MJSP, São Luís figura como a 10ª capital do país com a menor taxa de crimes violentos, à frente de cidades como Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM).

Enquadram-se na categoria de crimes violentos os seguintes delitos: homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em mortes - excetuando-se os casos de morte por intervenção de agentes do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.