Segurança Alimentar

Em reunião de consórcio em Brasília, Brandão apresenta projetos do MA

Maranhão recebeu duas premiações no Prêmio Boas Práticas e apresentou o programa de Restaurantes Populares para a segurança alimentar.

Ipolítica, com informações da Secom

Brandão defendeu políticas de segurança alimentar no Maranhão
Brandão defendeu políticas de segurança alimentar no Maranhão (Rodrigo Ribeiro)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) apresentou em Brasília, uma proposta para a segurança alimentar do Maranhão, durante a sua participação na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) realizada nesta terça-feira (23), em Brasília. 

Além do chefe do Executivo do Maranhão, participaram os governadores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal. 

Na ocasião do encontro, Brandão defendeu a importância do fórum para a troca de experiências entre os estados.

“Uma reunião muito proveitosa. Tivemos a oportunidade de fazer uma avaliação dos projetos e ações que a gente vem desenvolvendo no estado e um balanço sobre 2023. Vamos continuar compartilhando, dividindo e mostrando experiências que deram certo em cada um dos estados", pontuou.

Leia também: Protesto: Marquinhos e Raimundo Penha anunciam saída de comissão na Câmara

A reunião também serviu para a realização do Prêmio Boas Práticas do Consórcio Brasil Central, que foi dividido seis categotias: Desenvolvimento Econômico; Educação; Gestão Pública; Infraestrutura e Logística; Saúde Pública; e Segurança Pública.

O projeto Fábrica de Blocos realizado no estado, ficou com a segunda colocação na premiação. Trata-se de uma das oficinas disponibilizadas pelo programa estadual Trabalho com Dignidade, coordenado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

O programa, que utiliza mão de obra prisional para a produção de blocos de concreto, se tornou uma referência nacional por garantir a ressocialização com qualificação profissional, direito ao trabalho e remição da pena.

“Aproveitamos para receber o segundo lugar no Prêmio Boas Práticas com o projeto de fabricação de blocos. Trata-se de um projeto que vem dando certo no Maranhão e serve de exemplo para outros estados”, disse Brandão.

O Maranhão também ficou na terceira colocação na categoria Educação, com o programa Escola Digna.

Segurança Alimentar 

A pauta central do 1º Fórum de Governadores do Brasil Central foi a erradicação da fome e garantia da segurança alimentar nos estados.

Brandão apresentou iniciativas adotadas no Maranhão para combater a fome, como a rede de Restaurantes Populares - que conta com 168 unidades. O chefe do executivo maranhense também mencionou outras ações estaduais que estimulam a geração de renda e segurança alimentar, como os programas Mais Renda e Minha Renda.

“Um momento importante em que também apresentamos as propostas do Maranhão sobre segurança alimentar.  Apresentamos o que o Maranhão está fazendo com os Restaurantes Populares, com o Mais Renda, com o Minha Renda, com programas que têm tirado muita gente da fome”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.