Eleições 2022

Edivaldo, Simplício e Lahesio ainda não anunciaram chapas majoritárias

Os três pré-candidatos ao governo do Maranhão farão nesta semana convenção para homologar candidaturas, mas ainda não definiram os nomes de seus vices.

Carla Lima/Ipolítica

Edivaldo Júnior, que vem fazendo uma pré-campanha tímida no interior do Maranhão, ainda não anunciou nome de seu companheiro de chapa
Edivaldo Júnior, que vem fazendo uma pré-campanha tímida no interior do Maranhão, ainda não anunciou nome de seu companheiro de chapa (Reprodução)

SÃO LUÍS - Em menos de duas semanas, o prazo para as convenções partidárias chegará ao fim. Nesta semana, cinco convenções de partidos com pré-candidatos ao governo homologará a chapa majoritária.  

Nesta terça-feira, 26, o PSTU vai homologar as candidaturas de Hertz Dias (governo), Jayro Mesquita (vice) e Saulo Arcageli (Senado). O ato político ocorre às 17h na Praia Grande, no Centro Histórico. 

Diferente do PSTU, o Solidariedade do pré-candidato Simplício Araújo deverá anunciar a sua chapa majoritária somente na quarta-feira, 27, quando ocorre a convenção da legenda. Ao Imirante, Simplício disse que ainda conversa com os correligionários sobre a composição da chapa.

O mais provável que é o candidato a vice de Simplício seja um membro do próprio Solidariedade já que o ex-secretário de Indústria e Comércio não conseguiu costurar, até então, uma coligação com qualquer outro partido.

O que ainda deixa a dúvida é se Simplício Araújo manterá a posição de apoio ao Senado para Flávio Dino (PSB), conforme ele anunciou ainda em janeiro deste ano. Sobre esta possibilidade, ao Imirante, Simplício Araújo disse que ainda há conversas sobre o apoio ao ex-governador.

Indefinido

Outro partido que não tem a chapa definida ainda é o PSD, cujo pré-candidato é o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior. Inicialmente, a legenda deve ter em sua chapa majoritária somente Edivaldo e um candidato a vice-governador. Isto porque o ex-prefeito já havia anunciado que não lançaria candidato ao Senado.

Sobre seu companheiro de chapa, Edivaldo Júnior deverá anunciar no dia 30 de julho o nome de aliado da região tocantina. Aliados afirmam que as conversas estão sendo mantidas com um pastor também do PSD.

O pré-candidato ao governo pelo PSC, Lahesio Bonfim, vai ter o ato político no domingo, dia 31. Ele já tem um candidato a senador: Roberto Rocha do PTB. No entanto, o nome de seu candidato ao vice-governador ainda não foi revelado.

Ao Imirante, ele disse que o anúncio será feito somente no dia da convenção. Há rumores nos bastidores de que o nome é do vereador de São Luís, Gutemberg Araújo (PSC).

Ainda nesta semana haverá as convenções do PSB de Carlos Brandão e do PDT de Weverton Rocha. Os dois pré-candidatos ao governo já estão com suas chapas majoritárias montadas. Brandão terá Felipe Camarão como vice e Flávio Dino como candidato ao Senado.

Já o pedetista terá Hélio Soares (PL) como vice e Roberto Rocha como candidato a senador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.