Reunião

Governadora Roseana participa de reunião com diretora-geral da ANP

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney discutiu com a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, nesta quarta-feira (17), no Palácio dos Leões, sobre a 11a Rodada de Licitações, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, e que terá o Maranhão como um dos destaques.

“O Maranhão tem se revelado no cenário nacional na exploração e produção de gás natural, com as descobertas em Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte e, agora, nesta 11ª Rodada da ANP, o estado mostra, mais uma vez, a sua importância com a oferta de blocos nas bacias de Barreirinhas, Pará-Maranhão e Parnaíba” declarou a governadora Roseana Sarney.

A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, ressaltou a participação de 11 estados nesta etapa, sendo 10 do Norte e Nordeste. “Esta é a 1ª vez em que tantos estados destas regiões participam da rodada, isto mostra o interesse da ANP na mudança de focos exploratórios e na redução das desigualdades sociais. O Maranhão, por exemplo, corresponde a maior parte da grande bacia sedimentar do Paraíba, com a existência de vários campos de gás. O Estado tem posição privilegiada no conjunto de oportunidades estratégicas”, afirmou.

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, salientou o apoio do Governo nas ações exploratórias. “O Maranhão definitivamente entrou no circuito dos grandes produtores de petróleo e gás no país e isso faz com que o Governo tenha interesse em apoiar as empresas participantes da licitação. Essas empresas geram empregos, os municípios se desenvolvem, o que é benéfico para toda a cadeia produtiva e, principalmente, para a população”

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, a vinda do Governo Federal, representado pela ANP, reflete a importância do estado no novo cenário exploratório. “Estamos sendo vistos estrategicamente, tanto por conta das bacias terrestres como das marítimas, que é onde deve ter petróleo leve de qualidade, e que vai colocar o Maranhão na rota dos grandes produtores de petróleo, gás e energia”.

Participaram do encontro, os secretários de Estado Chefe da Casa Civil, João Abreu; de Meio Ambiente, Victor Mendes; e de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; além do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e assessores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Rodada de Licitações

O Maranhão é o único Estado com áreas em três bacias sedimentares, sendo duas no mar e uma em terra, na 11ª Rodada de Licitações da ANP. Parte dos 52 blocos oferecidos nas bacias de Barreirinhas, Pará-Maranhão e Parnaíba estão localizadas no estado. Juntas, as bacias totalizam mais de 35 mil Km2 em oferta.

A 11a Rodada, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, vai oferecer 289 blocos para exploração de petróleo e gás natural, cobrindo 155,8 mil km² distribuídos em 11 bacias sedimentares em diversos estados: Barreirinhas (MA), Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas (AP), Pará-Maranhão, Parnaíba (PI/MA), Pernambuco-Paraíba, Potiguar (RN), Recôncavo (BA), Sergipe-Alagoas e Tucano (BA).

O objetivo da rodada é promover o conhecimento das bacias sedimentares, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda. A oferta de áreas em diversos estados brasileiros contribuirá para a redução das desigualdades a partir da descentralização da produção de petróleo e gás no país, incentivando o crescimento da indústria petrolífera em regiões em que este segmento é inexistente ou incipiente.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.