Guerra

Irã lança ataque com mais de 100 drones contra Israel

Ofensiva seria retaliação a ataque israelense contra embaixada iraniana na Síria.

Ipolítica, com CNN Brasil e Reuters

Autoridades em Tel Aviv estão em alerta devido aos drones lançados pelo Irã
Autoridades em Tel Aviv estão em alerta devido aos drones lançados pelo Irã (Reprodução/CNN)

TEL AVIV - O Irã iniciou neste sábado (13) uma ofensiva com drones contra Israel, no que seria um ato de retaliação contra um ataque iraelense à embaixada iraniana na Síria no início do mês. O porta-voz das forças armadas israelenses, Daniel Hagari, destacou que o país está ciente dessas ameaças e já enfrentaram situações semelhantes anteriormente.

As estimativas dos militares israelenses indicam que pelo menos 100 drones foram lançados durante o ataque. Antes mesmo do ataque, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel estava de prontidão para um ataque direto do Irã e que responderia da mesma forma.

"Nossos sistemas de defesa estão em prontidão e estamos preparados para qualquer cenário", disse ele.

As informações são da CNN Brasil e da Reuters.

As Forças de Defesa de Israel afirmam que estavam monitorando a ameaça ao espaço aéreo do país e que os serviços de GPS podem ficar temporariamente indisponíveis em algumas áreas para permitir uma resposta eficaz por parte dos militares.

Hagari pediu à população que permaneça vigilante e siga as instruções do Comando da Frente Interna diante da situação.

Antes das declarações do porta-voz confirmando os ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já havia comunicado que o país estava preparado para possíveis ataques iranianos.

"Estabelecemos um princípio claro: quem nos ferir, também será ferido. Nos defenderemos contra qualquer ameaça com equilíbrio e determinação", afirmou o primeiro-ministro.

Em sinal de apoio dos Estados Unidos, a Casa Branca anunciou que o presidente Joe Biden se reunirá ainda neste sábado com sua equipe de segurança nacional para abordar a questão, reforçando que o apoio americano a Israel no Oriente Médio é firme.

"A nação americana estará ao lado do povo israelense e fornecerá apoio em sua defesa contra os ataques do Irã", enfatizou a Casa Branca em comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.