Educação

Roseana solicita ao MEC a instalação de IFMA na Cidade Operária e Cidade Olímpica

Deputada federal pelo MDB afirmou que solicitou novas unidades nos bairros onde há uma população significativa de baixa renda na capital.

Ipolítica

Atualizada em 27/09/2023 às 10h03
Roseana fez solicitação ao Ministério da Educação
Roseana fez solicitação ao Ministério da Educação (Divulgação)

SÃO LUÍS - A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), solicitou ao Ministério da Educação a instalação de unidades do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) nos bairros Cidade Olímpica e Cidade Operária, em São Luís.

O pedido, segundo a emedebista, atende a necessidade educacional de uma população de baixa renda. O objetivo, segundo Roseana, é facilitar o acesso ao ensino superior nos dois polos citados. 

“Olá pessoal, solicitei a instalação de um campus do IFMA nos bairros Cidade Olímpica e Cidade Operária em São Luís do Maranhão, onde há uma população significativa de baixa renda. É uma iniciativa importante para facilitar o acesso à educação superior”, anunciou, em seu perfil em rede social.

Roseana fez um apelo para que o Governo Lula (PT) atenda a solicitação e amplie o número de unidades do IFMA na capital.

“Espero que o Ministro de estado de Educação leve em consideração minha solicitação e que isso beneficie muitas pessoas na região. A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento das comunidades”, pontuou.

Leia também:

Deputados destacam visita de Roseana Sarney à Assembleia

Iracema exalta Roseana e não descarta filiação ao MDB

Campi

Ao todo, o IFMA possui 29 campus no estado, alguns destes na Ilha de São Luís. Na capital, por exemplo, há as unidades do Monte Castelo e do Centro Histórico, além do campi do Maracanã. 

Há também o campi de São José de Ribamar e em Alcântara, que hoje está incluído na Região Metropolitana. 

As demais unidades do estado estão distribuídos em municípios em diferentes regiões. 

Para 2024 o IFMA oferece 5.640 vagas em todos os 29 campus.

O instituto oferece cursos técnicos integrados, concomitante e subsequente ao Ensino Médio. Há também cursos de graduação em ensino superior com licenciatura, bacharelado e graduação tecnológica; além de cursos de pós-graduação [especialização em mestrado]; Formação Inicial Continuada (FIC) e Curso de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.