Chuvas intensas

Sobe para 19 o número de cidades em situação de emergência no Maranhão

As cidades de Cachoeira Grande e Barra do Corda decretaram estado de emergência, segundo a Defesa Civil.

Imirante.com

19 cidades estão em situação de emergência por causa das chuvas no Maranhão.
19 cidades estão em situação de emergência por causa das chuvas no Maranhão. (Foto: Juvêncio Martins)

MARANHÃO – O número de cidades em situação de emergência subiu para 19 após as fortes chuvas que assolam o Maranhão. Cachoeira Grande e Barra do Corda entraram para a lista neste sábado (13), segundo a Defesa Civil. 

Em todo o Estado, as chuvas causaram a destruição de estradas, alagamentos e enchentes, além do aumento do nível de rios. No total, 810 famílias precisaram se alojar em abrigos e 2.297 estão desalojadas.

Na região de Caxias, o nível do rio Itapecuru está 5,09 metros acima do normal. Outras regiões também foram afetadas, devido à extensão do rio, que é de 52.972km². 

Em São Luís, a chuva que caiu neste sábado provocou alagamentos em bairros como Maiobão e Cidade Operária. Já o bairro Salinas do Sacavém está em risco de deslizamentos, alagamentos e desmoronamentos. A Defesa Civil está monitorando mais 70 áreas em risco da Grande Ilha. 

Alerta Amarelo 

A previsão para este domingo (14) é de muitas nuvens e pancadas de chuva são esperadas em todo o Maranhão. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado um alerta amarelo de chuvas intensas para o Estado, válido até as 10h deste domingo (14). 

De acordo com o Inmet, em março, no Nordeste, especialmente no Maranhão, as chuvas foram intensificadas pela combinação de calor e alta umidade, além da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Buriticupu registrou 103,4 mm de chuva no dia 4, enquanto Turiaçu teve uma precipitação de 137,4 mm no dia 17.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Saiba como se prevenir de doenças durante inundação ou alagamento neste período chuvoso:

  • Evite contato com as águas da inundação ou alagamento. Caso seja inevitável, permaneça o menor tempo possível na água ou na lama;
  • Se precisa manusear objetos que tenham sido atingidos por inundação, proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos;
  • Descarte medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas de inundação ou com a lama, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados;
  • Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama;
  • Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar;
  • Procure o serviço de urgência em caso de sintomas como intoxicação, diarreia, infecção intestinal, alergias, infecção respiratória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.