Investigação

Indígena é baleado na TI Araribóia, no Maranhão

A suspeita inicial da polícia é de um possível acerto de contas por tráfico de drogas.

Imirante.com

Atualizada em 24/02/2023 às 11h46
Os dois baleados foram levados para o Hospital de Arame e, em seguida, encaminhados ao Hospital Regional de Grajaú onde deram entrada em estado grave.
Os dois baleados foram levados para o Hospital de Arame e, em seguida, encaminhados ao Hospital Regional de Grajaú onde deram entrada em estado grave. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SANTA LUZIA - Duas pessoas foram baleadas, entre elas um indígena, na noite dessa quinta-feira (24), na aldeia Toarizinho, situada na Terra Indígena Araribóia, no município de Santa Luzia, a 295 km de São Luís. As vítimas receberam socorro e seguem em estado grave no Hospital Regional de Grajaú, a 566 km da capital.

De acordo com o delegado Thiago Castro, da Delegacia de Arame, uma das vítimas é um adolescente, identificado como Júlio César Joaquim de Sousa, de 16 anos, que já tem passagem pela polícia. Ele foi apreendido em dezembro do ano passado pelos delitos de tráfico de drogas, além de posse e porte ilegal de arma de fogo.

Já o indígena baleado na ação foi identificado como Jones Canaré Guajajara, de 22 anos. Segundo o delegado, o indígena pode ter sido vítima um acerto de contas oriundo da atividade de tráfico de drogas.

“Mobilizamos uma equipe para se dirigir até o local e constatamos a veracidade dos fatos. Foi prestado socorro aos indivíduos e esses foram encaminhados ao hospital de Arame e, posteriormente, transferidos para o hospital de Grajaú, em estado grave. As diligências estão sendo realizadas a fim de apurar o fato criminoso”, informou o delegado Thiago Castro.

Violência na Terra Indígena Araribóia

Casos de violência na Terra Indígena Araribóia têm aumentado nos últimos meses. Em janeiro deste ano, um motorista da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), identificado como Raimundo Ribeiro da Silva, de 57 anos, foi morto a tiros na aldeia Abraão. No momento do crime, o motorista dirigia uma caminhonete da própria Sesai e trafegava por uma estrada de terra que passa pela aldeia.

Na manhã do dia 28 de janeiro, o corpo do indígena Valdemar Marciano Guajajara, de 45 anos, foi encontrado morto na cidade de Amarante do Maranhão, a 683 km de São Luís.

De acordo com a Polícia Civil, no corpo do indígena foram encontradas várias marcas de espancamento. O delegado Gabriel Andrade informou que o indígena foi vítima de agressão física e morreu por traumatismo cranioencefálico.

Valdemar Guajajara vivia na aldeia Nova Viana, que fica localizada na Terra Indígena Araribóia.

Já na madrugada do dia 9 de janeiro, dois indígenas foram baleados durante uma tentativa de homicídio, em na Aldeia Maranuí, localizada entre as cidades de Arame e Grajaú. 

Os indígenas, identificados como Benedito Gregório Soares Guajajara e Juninho Guajajara, saíam de uma festa, na Aldeia Tiririca, quando foram baleados por homens que estavam em um carro que passava pela região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.