Violência contra indígenas

Mais um indígena Guajajara é encontrado morto no Maranhão

Policiais se deslocaram até o bairro Industrial e constataram o fato na manhã deste sábado (28).

Imirante.com

Atualizada em 03/02/2023 às 16h01
Indígena foi achado morto em Amarante.
Indígena foi achado morto em Amarante. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

AMARANTE DO MARANHÃO – Mais um indígena foi encontrado morto no Maranhão. Desta vez, o caso foi registrado no município de Amarante do Maranhão. De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o indígena foi identificado como Valdemar Marciano Guajajara.

A guarnição do 34º BPM se deslocou até o bairro Industrial e constatou o fato na manhã deste sábado (28). O local foi isolado enquanto aguardavam a chegada de equipes do Icrim e IML.

As causas da morte do indígena estão sendo averiguadas.

Leia mais:

Indígena Guajajara encontrado morto na Terra Cana Brava sofreu infarto, diz IML de Imperatriz

A vítima pertencia à aldeia Nova Viana. Segundo informações do major Gilvan, da PM de Amarante, Valdemar Guajajara passou a madrugada na companhia da esposa e outras duas pessoas.

Leia a nota enviada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) sobre o caso:

"A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informa que deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) o corpo do indígena Valdemar Marciano Guajajara, que foi encontrado morto na manhã deste sábado (28), na cidade de Amarante do Maranhão.

Está sendo realizado exame cadavérico para identificar a causa da morte. A Polícia Civil do Maranhão aguarda resultado do laudo para se posicionar".

Violações de direitos

No início desta semana, representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA foram à terra indígena Araribóia ouvir os relatos de 47 caciques de 109 aldeias. Durante as conversas, foram identificados diversos tipos de violações que podem causar a destruição da vivência ancestral, segundo a Comissão. 

Indígenas baleados

No início deste mês, dois indígenas, identificados como Benedito Gregório Soares Guajajara, de 19 anos, e Juninho Guajajara, de 17 anos, foram baleados nas imediações da Aldeia Maranuí, em Santa Luzia, próximo ao município de Arame. Os dois seguem internados em estado grave.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.