Crime Ambiental

Ibama apreende mais de 300 metros cúbicos de madeira na Terra Indígena Araribóia

Moradores de cidades vizinhas participaram de furto de madeira, de acordo com as investigações.

Imirante, com informações do Ibama

Agentes ambientais identificaram furto de madeira na Terra Indígena Arariboia.
Agentes ambientais identificaram furto de madeira na Terra Indígena Arariboia. (Divulgação / Ibama)

AMARANTE DO MARANHÃO - O Ibama apreendeu, neste mês de fevereiro, 302,9 metros cúbicos de madeira, o equivalente a 15 caminhões carregados de tora, na Terra Indígena (TI) Araribóia, no sudoeste do Maranhão. A operação foi realizada em conjunto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros do Maranhão e o Batalhão de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) da Polícia Militar.

A ação teve como objetivo interromper crimes ambientais praticados na TI, que abriga indígenas dos povos Awá-Guajá e Guajajara. Agentes ambientais identificaram furto de madeira, funcionamento de serraria e movelaria sem licença ambiental e transporte ilegal de produtos florestais. 

A investigação que deu origem à operação revelou a participação de moradores de cidades vizinhas nos ilícitos. Parte da madeira era vendida em forma de estaca para construção de cercas. Os infratores também forneciam toras e pranchões para serrarias ou movelarias da região. "Mais uma batalha vencida contra o crime ambiental organizado", disse Valdeir Luna, coordenadora da operação.

Além das apreensões realizadas, foram demolidos fornos de carvão e estruturas de serraria e movelaria. Cinco motosserras foram levadas para depósito da superintendência do Ibama no Maranhão e para o Corpo de Bombeiros de Grajaú, que também recebeu, como doação, 79 metros cúbicos da madeira apreendida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.