Insegurança

Transporte irregular coloca em risco vida de alunos no interior

Na Região Tocantina, o Ministério Público do Estado recebeu denúncias e fez até recomendações aos prefeitos.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
 Alunos são transportados irregularmente. (Foto: Divulgação)
Alunos são transportados irregularmente. (Foto: Divulgação)

GOVERNADOR EDISON LOBÃO - O acidente com uma caminhonete na MA-303, que resultou na morte de oito estudantes do ensino médio no dia 29 de abril, no município de Bacuri, na Baixada Maranhense, joga luz para um problema comum em várias regiões do estado. Na Região Tocantina, o Ministério Público (MP) recebeu denúncias e fez até recomendações aos prefeitos para regularizar a situação.

Leia também:

Sem fiscalização efetiva, tragédias como a de Bacuri podem se repetir;

CGU já apontava irregularidade em transporte escolar em Bacuri;

Acidente deixa oito mortos e treze feridos na cidade de Bacuri;

Na semana passada, O Estado teve acesso a fotografias que mostram um misto de precariedade e irresponsabilidade no transporte de estudantes da zona rural para a sede de Governador Edison Lobão, município de pouco mais de 15 mil habitantes, distante 30 km de Imperatriz.

Sem fiscalização, pelo menos seis caminhonetes D-20 a serviço da Prefeitura fazem o transporte diário de estudantes em compartimento de carga, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de povoados até escolas na sede e vice-versa pela BR-010 e MA-280.

Na tentativa de amenizar os riscos, os responsáveis pelo transporte cobrem, de forma improvisada, a carroceria com uma lona de cor azul para proteção do sol e da chuva. Foram colocados bancos de madeira sem qualquer conforto e os pneus apresentam desgastes (carecas).

Leia a notícia completa na edição on line deste sábado de O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.