Acessibilidade

Escolas municipais de São Luís recebem 46 novos transportes escolares

Entre os transportes entregues, estão 20 ônibus e 16 micro-ônibus.

Imirante.com, com informações da assessoria

A partir desta quarta-feira (2), os ônibus já estarão circulando nas ruas.
A partir desta quarta-feira (2), os ônibus já estarão circulando nas ruas. (reprodução)

SÃO LUÍS - Foram entregues, nesta terça-feira (1°), 46 novos ônibus escolares para a rede municipal de ensino de São Luís. A solenidade de entrega foi realizada na Praça Maria Aragão, no Centro da capital.

A partir desta quarta-feira (2), os ônibus já estarão circulando nas ruas. Os veículos foram adquiridos por meio de investimentos de mais de R$ 20 milhões, utilizando recursos próprios do Município. A frota adquirida inclui 30 ônibus de grande porte, com capacidade para até 59 estudantes sentados, e mais 16 micro-ônibus, com capacidade para até 29 estudantes sentados.

O processo de aquisição dos ônibus teve início em 2022 e todas as etapas necessárias foram concluídas em julho de 2023.  Com o início das aulas e o retorno das férias escolares nesta quarta-feira (2), os veículos já começam a circular conforme as rotas estabelecidas pela Semed, fortalecendo o atendimento aos mais de 11 mil estudantes da Zona Rural de São Luís.

“Essa ação é parte do nosso compromisso de reconstruir a educação em São Luís. Além disso, em breve, entregaremos 20 escolas novas, completamente requalificadas, e também uma série de presentes surpresas nos meses de agosto e setembro. Temos a certeza e tranquilidade que os pais e mães saberão que seus filhos serão transportados com segurança, recebendo uma educação de qualidade", disse o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Acessibilidade

Todos os novos ônibus possuem acessibilidade. A iniciativa foi planejada para atender às necessidades dos alunos com deficiência, uma vez que todos os veículos são equipados com plataforma elevatória. Esse recurso torna possível o embarque e desembarque de cadeirantes, facilitando a mobilidade e promovendo a autonomia desses alunos.

Além disso, essa medida também contribui para promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade dentro das escolas, criando um ambiente acolhedor e inclusivo para todos.

Dentre as escolas da Zona Rural que serão beneficiadas com os novos ônibus, estão a U.E.B. Honório Odorico, localizada no Tajipurú; a U.E.B. Rosa de Saron, no Cajuparí; a U.E.B. Evandro Bessa, no Santa Bárbara; a U.E.B. Proteção de Jesus, no Mato Grosso; a U.E.B. Dilson Ramos Bessa, na Vila Esperança; a U.E.B. Amaral Raposo, em Pedrinhas; a U.E.B. Hortência Pinho, no Coqueiro; a U.E.B. Evandro Bessa, na Estiva; e a U.E.B. Arimatéia Cisne, também localizada na Estiva. Só na Zora Rural, a Semed é responsável pelo atendimento de 53 escolas, contando com um total de 90 rotas/veículos.

Além desses, 46 novos ônibus entregues agora a administração municipal já havia adquirido e entregue, em 2021, outros 14 veículos para fortalecer ainda mais o transporte escolar. Essas medidas demonstram o compromisso da Prefeitura em garantir o acesso à educação de qualidade e aprimorar a infraestrutura educacional da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.