Ataque à democracia

Deputado quer convocação de Flávio Dino por omissão em ataques em Brasília

Júnior Amaral apresentou requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal para convocar Flávio Dino a se explicar por não ter agido para impedir invasões.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 10/01/2023 às 08h05
Flávio Dino é alvo de um pedido de convocação na Câmara Federal por suposta omissão nos ataques em Brasília
Flávio Dino é alvo de um pedido de convocação na Câmara Federal por suposta omissão nos ataques em Brasília (Reprodução)

BRASÍLIA - O deputado federal Júnior Amaral (PL-MG) apresentou requerimento à Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Federal com pedido de convocação do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), por suposta omissão nos atos de vandalismo e violência provocados por bolsonaristas na tarde do último domingo (8).

O parlamentar leva em consideração o fato de que o ministro já sabia da ameaça de depredação, uma vez que convocou a Força Nacional para atuação em Brasília um dia antes, mas não conseguiu impedir o avanço dos manifestante à Praça dos Três Poderes.

Os radicais invadiram, depredaram, atearam fogo, roubaram peças do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) e entraram em confronto com a polícia.  

“Como membro da Comissão de Segurança Pública estou apresentando requerimento para convocar Flávio Dino a se explicar, por não ter agido na prevenção às depredações em Brasília, tendo em vista que ele teria sido informado pela ABIN, no sábado, sobre os riscos de vandalismos”, escreveu o parlamentar em seu perfil no twitter.

Leia também:

Câmara aprova intervenção federal na segurança pública do DF

Mais 30 policiais militares maranhenses serão enviados ao Distrito Federal após ataques, informa Carlos Brandão

TCU pede que Ibaneis seja responsabilzado pelo prejuizo causado em Brasília

Criticou

O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), líder da bancada petista do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados, responsabilizou Flávio Dino pela invasão de radicais nos prédios públicos. Ele também cobrou o ministro da Defesa, José Múcio.

“Tanto Dino quanto Múcio foram avisados há dias sobre essa invasão. Isso nunca poderia ter acontecido. Dino e Múcio foram inoperantes”, disse Quaquá. 

E completou: “Vou propor uma comissão especial do Congresso Nacional para discutir o estatuto de defesa do Estado Democrático de direito. É preciso garantir as liberdades e, com o mesmo rigor da lei, a democracia brasileira”, finalizou.

Flávio Dino ainda não se manifestou a respeito das cobranças sobre a suposta omissão do Ministério da Justiça nos atos de vandalismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.