Atos antidemocaticos

TCU pede que Ibaneis seja responsabilzado pelo prejuizo causado em Brasília

Com patrimônio de R$ 79 mi TCU quer que governador pague por danos em Brasília

Ipolitica

Atualizada em 09/01/2023 às 17h55
Ibaneis rocha
Ibaneis rocha (Reprodução / Redes Sociais)

BRASÍLIA - Ibaneis Rocha pode ser responsabilizado pelos atos golpistas ocorridos em Brasília no último domingo. O tribunal de Contas do estado estuda processar o governador do Distrito Federal, além dele punições podem ser aplicadas também ao ex-secretário de segurança do estado, Anderson Torres.

O pedido do MP foi enviado ao presidente do Tribunal, ministro Bruno Dantas. O requerimento já foi remetido para análise da área técnica da Corte. Ibaneis Rocha está afastado por 90 dias do cargo após decisão do ministro Alexandre de Moraes, na decisão o magistrado argumenta que houve omissão por parte do governador na proteção de prédios públicos.

A segurança enviada para a Esplanada dos Ministérios no domingo, 8, liberou o acesso dos radicais à Esplanada apesar de pedidos de autoridades do governo federal para que a região fosse interditada. 

O procurador Lucas Rocha Furtado solicitou que o TCU peça acesso à decisão do ministro. O fundamento da decisão e demais peças do processo poderão ser usadas como provas contra o governador, segundo o MP, para responsabilização pelos danos causados aos prédios públicos. Advogado em Brasília, o governador Ibaneis é dono de um patrimônio declarado de R$ 78,9 milhões. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.