BRASÍLIA - Ibaneis Rocha pode ser responsabilizado pelos atos golpistas ocorridos em Brasília no último domingo. O tribunal de Contas do estado estuda processar o governador do Distrito Federal, além dele punições podem ser aplicadas também ao ex-secretário de segurança do estado, Anderson Torres.
O pedido do MP foi enviado ao presidente do Tribunal, ministro Bruno Dantas. O requerimento já foi remetido para análise da área técnica da Corte. Ibaneis Rocha está afastado por 90 dias do cargo após decisão do ministro Alexandre de Moraes, na decisão o magistrado argumenta que houve omissão por parte do governador na proteção de prédios públicos.
A segurança enviada para a Esplanada dos Ministérios no domingo, 8, liberou o acesso dos radicais à Esplanada apesar de pedidos de autoridades do governo federal para que a região fosse interditada.
O procurador Lucas Rocha Furtado solicitou que o TCU peça acesso à decisão do ministro. O fundamento da decisão e demais peças do processo poderão ser usadas como provas contra o governador, segundo o MP, para responsabilização pelos danos causados aos prédios públicos. Advogado em Brasília, o governador Ibaneis é dono de um patrimônio declarado de R$ 78,9 milhões.
Saiba Mais
- STF inicia julgamento sobre atuação das redes sociais no Brasil
- Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
- STF prorroga prazo de conciliação sobre marco temporal para 2025
- STF encaminha a autoridades informações sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef
- Moraes marca depoimento de Mauro Cid após Polícia Federal apontar omissões
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.