Cultura

Programação da Semana dos Museus nesta sexta-feira

A semana prossegue até domingo (18), com palestras, seminários, atividades culturais, etc.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

A 11ª Semana Nacional de Museus segue com programação até o domingo (19), no Palácio Cristo Rei (UFMA), Correios, Museu dos Capuchinhos, Fundação da Memória Republicana, Convento das Mercês, Museu do Sítio do Físico, Museu da Memória Áudio Visual e na cidade de Alcântara, no Museu Histórico de Alcântara. As atividades compreendem exposições, cursos, oficinas, palestras, seminários, lançamentos, rodas de conversas, contação de história, cortejos e visitas monitoradas.

O evento é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da empresa TIM e pelo Sistema Estadual de Cultura, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e coordenado pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

A Semana de Museus celebra Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Neste ano, a 11ª Semana de Museus desenvolve sua programação a partir do tema “Museu (memória + criatividade) = mudança social”, temática sugerida pelo museólogo carioca Mário Chagas e acatada pelo Ibram. O evento tem por meta participar da integração entre as instituições museológicas maranhenses, envolvendo 16 instituições de São Luís e Alcântara.

Alguns espaços museológicos da cidade estão com atividades que se estendem só até esta sexta-feira (17), com visitas e exposições diárias abertas ao público, com monitoramento de profissionais da área. Exemplo disso são as visitas ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão e Museu de Arte Sacra (Rua do Sol), das 9h às 17h; exposição “Fibras e Tramas de Barreirinhas”, na Casa de Nhozinho (Rua Portugal,185 - Praia Grande) das 9h às 19h; “Exposição Correios através do Tempo”, no Espaço Cultural da agência Central dos Correios (Praça João Lisboa), no horário das 8h às 17h.

PROGRAMAÇÃO PARA SEXTA-FEIRA (17)

Roda de conversa com diretores de Museus

Dia 17 (sexta) das 16h às 18h

Na Fundação da Memória Republicana Brasileira para público da comunidade e universitários dos cursos de Turismo, História e Educação Artística

Produção: IBRAM/ MHAM/ FMRB

Ingressos: Entrada Franca

Classificação: Livre

Duração: 120 min

Oficina de Confecção de Material Indígena

Dia 17 (sexta) das 15h às 17h

No Centro da História Natural e Arqueologia do Maranhão (Rua do Giz, nº 49 - Praia Grande) para público da comunidade

Produção: IBRAM/ MAHM/CHNAMA

Ingressos: Entrada Franca

Classificação: Livre

Duração: 120 min

Rodada de Tambor de Crioula

Dia 17 (sexta) às 16h30

No Ponto de Memória do Boi da Floresta

Produção: IBRAM/ MHAM/ Ponto Memória Boi Floresta

Ingressos: Entrada Franca

Classificação: Livre

Duração: 120 min

A Voz de Ana

Dia 17 (sexta) às 18h

Espetáculo de teatro com alunos do CACEM no Convento das Mercês

Produção: IBRAM/ MHAM/CACEM

Ingressos: Entrada Franca

Classificação: Livre

Duração: 40 min

Exibição de Documentários

Dia 17 (sexta) às 19h

No Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão para público da comunidade em geral

Produção: IBRAM/ MHAM/ MAVAM

Ingressos: Entrada Franca

Classificação: Livre

Duração: 60 min

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.