Cultura

Aberta Semana Nacional dos Museus no Maranhão

O primeiro dia foi marcado por diversas atividades, entre as quais, cortejo de museus.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

Uma vasta programação integra a 11ª Semana Nacional de Museus, aberta na terça-feira (14) e que movimenta São Luís e Alcântara até o domingo (19), com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O primeiro dia de atividades do evento, nesta terça-feira (14), foi marcado por cerimônia de abertura oficial, cortejo de museus pela Rua Grande e lançamento do selo e do carimbo comemorativos pelos Correios.

- A Semana de Museus se torna, a cada ano, mais fundamental, porque proporciona conhecimento e envolvimento, além de fomentar na população a importância do museu para a sociedade. Parabenizo os patrocinadores, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) pela realização -, declarou a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, na noite de abertura oficial, ocorrida no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM).

O evento teve presença da presidente do Ibrapp, Rita Aparecida Salgado; da presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; da representante do Ibram no Maranhão, Karina Scannarino Costa; da diretora do Museu de Alcântara, Lia Braga; do diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), tenente coronel César Demétrio Santos, entre outras autoridades.

Selo e carimbo

Antes, à tarde, em cerimônia realizada na Agência Filatélica dos Correios (Praça João Lisboa), ocorreu o ato de lançamento do Selo Personalizado e do Carimbo Comemorativo em homenagem à 11ª Semana Nacional de Museus. Os dois circularão no Brasil e no exterior, propagando, por meio da imagem e legenda, o tema que originou sua criação.

“As peças obliteradas com o carimbo ‘1° Dia de Circulação, assinadas pelas autoridades convidadas, passarão a fazer parte do Acervo Filatélico dos Correios e servirão como fonte de pesquisa e registro desse importante acontecimento no contexto histórico e sociocultural”, destacou a gerente de vendas dos Correios no Maranhão, Maristela Corrêa Lobato.

Para a diretora do MHAM, Maria Luiza Lima Raposo, a Semana Nacional de Museus tem conseguido fazer com que a população passe a ter outro olhar para essas casas, reconhecendo nelas um extenso potencial de história, cultura e informação. “Por isso, nos empenhamos nas realizações das oficinas, exposições, cursos, visitas monitoradas, entre outras atividades, com a finalidade de mostrar o papel social dos museus”, acrescentou.

Cortejo

Mais cedo ainda, pela manhã, a programação destacou o Cortejo de Museus, realizado no centro de São Luís e no qual os participantes entraram no clima e foram identificados por estandartes. A ação teve participação da Banda do Bom Menino.

Para este ano, a 11ª Semana de Museus desenvolve sua programação sob o tema “Museu (memória + criatividade) = mudança social”, temática sugerida pelo museólogo carioca Mário Chagas, que proferiu palestra após a abertura do evento.

Mais ações

Na cidade de Alcântara, a programação da 11ª Semana de Museus começa nesta quinta-feira (16) com o cortejo O Museu vai às Ruas, das 8h às 9h. Na Casa Histórica de Alcântara, das 9h às 12h e das 13h às 18h, acontecerá a oficina Memória e Envelhecimento, voltada para o público da terceira idade. No horário das 9h às 12h, acontecerá a Oficina de Reciclagem com Dulcinéia Nogueira, para alunos do ensino médio; e das 10h às 16h, haverá a Exposição Devotos da Santa Croa.

Nesta quinta-feira, em São Luís, no Mirante do Palácio Cristo Rei (UFMA), na Praça Gonçalves Dias, das 8h às 11h e 14h às 17h, haverá Exposição de Biscuit. Também será realizada visita ao Sítio Piranhenga, no horário das 14h às 17h, e visita mediada diariamente das 8h às 11h. No Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (Rua do Giz nº 49 – Praia Grande), das 15h às 17h, será ministrada a oficina de Confecção de Cerâmica Arqueológica – Cerâmica (Arqueologia), aberta ao público.

E o Teatro Apolônia Pinto, do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol), será palco do espetáculo teatral Saga de uma Ilha, montagem dos alunos do Centro de Arte Cênicas do Maranhão (Cacem), às 15h.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no

Saiba Mais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.

+Namira