(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Gala de Maio: faltam três dias

Baile acontece nesta sexta-feira, no Palazzo Eventos, no Araçagi

PH

Atualizada em 17/05/2023 às 09h07
Baile terá um momento marcante com a apresentação de um caprichado e emocionante espetáculo musical em homenagem a Elvis Presley
Baile terá um momento marcante com a apresentação de um caprichado e emocionante espetáculo musical em homenagem a Elvis Presley

Gala de Maio: faltam três dias

Faltam apenas três dias para o mais elegante acontecimento social deste outono tropical em São Luís. Na noite da próxima sexta-feira, no Palazzo Eventos, acontece o Gala de Maio, oportunidade em que celebraremos a nova idade deste Repórter PH, titular, há mais de meio século, da Coluna PH e editor do caderno PH Revista: mais antigo caderno de variedades em circulação na imprensa brasileira.

Como já dissemos, será uma noite mágica e que terá como maior atração o deslumbrante espetáculo “Elvis, o Musical”, considerado o maior tributo já montado na América Latina para homenagear o ‘Rei do Rock’, com uma imersão completa em sua vida e obra.

O baile será repleto de atrações espetaculares, entre produções locais, nacionais e internacionais. Além de “Elvis, o Musical”, que acaba de realizar temporada por diversos países da América Latina, a noitada será aberta pelo DJ Edy, de Basília, seguido pelo corpo de baile da Escola de Dança Expressar, que apresentará coreografias que marcaram o final dos anos 1960 e início dos 1970, período de maior sucesso das danças de “rock and roll” imortalizadas por Elvis Presley, que é o maior ídolo da música internacional da minha geração.

Após o musical, subirá ao palco o Grupo Argumento, para orquestrar o grande baile inspirado nos anos 60 e 70.

----------------------------------------------------------------------------

Baú da Taty

A turma das baladas e, principalmente, a ala forrozeira, não fala noutra coisa a não ser no ‘Baú da Taty’, evento que reunirá a cantora Taty Girl e as bandas Calcinha Preta e Limão com Mel. 

O show está confirmado para este sábado (20), na área externa do Blue Tree Hotel (Calhau). Os ingressos estão disponíveis nas Óticas Evidence, Thaly Stile e Virtual Ticket (online).

Tudo indica que vai dar casa cheia. Afinal, o “Baú da Taty” é um projeto de muito sucesso. Foi lançado no ano passado e a turnê deste ano está percorrendo várias capitais brasileiras, sempre com o adicional de bandas e artistas de peso.

Vacina contra gripe

Sinal verde para a vacinação da população a partir de 6 meses contra a gripe (influenza) no Maranhão. A vacina é aplicada nas policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão e nos hospitais Aquiles Lisboa (Bonfim) e Dr. Genésio Rêgo, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. 

Para se vacinar, é necessário não estar apresentando sinal ou sintoma de síndrome gripa, e portar documento oficial com foto e carteira de vacinação. 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as salas de vacinas dos 217 municípios do Maranhão estão abastecidas com a vacina contra a Influenza.

Concurso do IFMA

Abertas as inscrições para o concurso do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para cargos técnicos-administrativos e de professor. São oferecidas 56 vagas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, mediante pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 55 para cargos de nível médio, e de R$ 77 para os de nível superior. O concurso público constará de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada no dia 23 de julho.

Semana de Museus

Convictos de que os cemitérios podem ser uma galeria a céu aberto, pesquisadores da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais organizaram uma agenda de visitas gratuitas pelo país. A programação faz parte da 21ª Semana Nacional de Museus, que começou segunda-feira (15).

Dois eventos já ocorreram na última sexta-feira (12) - os passeios guiados no Cemitério São Bonifácio, em Curuçá (PA), e no Cemitério do Araçá, na capital paulista. 

Semana de Museus 2

Estão previstos mais 13 eventos, entre os dias 18 e 28 de maio, em Belém, na capital paulista, em Campinas, Guarulhos, Piracicaba e Jaú, em São Paulo, em Belo Horizonte (MG) e Torres (RS).

Em São Luís, o historiador Antônio Norberto tem um projeto bastante interessante com visitas guiados a cemitérios, onde conta a história de personalidades que descansam em sono eterna nos túmulos do Cemitério do Gavião. 

-------------------------------------------------------------------

Presidente do Rotary Clube São Luís João Paulo, Paulo Zaidan (centro), entre os homenageados com a comenda “Neide Sena”: Celso Gonçalo (Sebrae MA), a rotariana Maria da Conceição Carvalho e o tenente-coronel Ayrton Silva Brito, comandante do 42 BPM Bom Jesus/Coroadinho
Presidente do Rotary Clube São Luís João Paulo, Paulo Zaidan (centro), entre os homenageados com a comenda “Neide Sena”: Celso Gonçalo (Sebrae MA), a rotariana Maria da Conceição Carvalho e o tenente-coronel Ayrton Silva Brito, comandante do 42 BPM Bom Jesus/Coroadinho

Aniversário do Rotary

A Associação dos Rotarianos na Ponta d’Areia foi palco da solenidade alusiva ao aniversário de 54 anos de fundação do Rotary Club São Luís João Paulo, no último dia 29 de abril.

O evento aconteceu sob o comando do presidente do Clube São Luís João Paulo Distrito 4490 (2021-2022), Paulo Zaidan Drummond, e reuniu diversos rotarianos desse clube, que prestam um valoroso trabalho de voluntariado e filantropia em São Luís há 54 anos. Amigos e parceiros do Clube, assim como os jovens intercambistas estrangeiros. 

Na oportunidade, também foi entregue a comenda “Neide Sena”, outorgada anualmente pelo Rotary Club São Luís João Paulo a três parceiros de destaque. 

Este ano, os homenageados foram o atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo de Sousa, o tenente-coronel Ayrton Silva Brito, comandante do 42º BPM Bom Jesus / Coroadinho, e a rotariana e ex-presidente do Clube, Maria da Conceição Pacheco de Carvalho. 

-------------------------------------------------------------------

Festa da Menina-Moça

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou em segunda votação, na sessão de terça-feira (16), o Projeto de Lei 052/2023, que eleva a Festa da Menina-Moça ou Festa do Moqueado, realizada nas comunidades indígenas Guajajara, à condição de Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão. A matéria, de autoria do deputado Ricardo Arruda (MDB), vai à sanção.

De acordo com Arruda, como a festa envolve vários ritos, acontecendo de um dia para o outro, a transformação dela em Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado dará maior visibilidade, reconhecimento, valorização e respeito à etnia.

-------------------------------------------------------------------
 

Iracema Vale recebe o planejamento do São João 2023 das mãos das diretoras de Comunicação, Jacqueline Heluy e Glaucione Pedrozo
Iracema Vale recebe o planejamento do São João 2023 das mãos das diretoras de Comunicação, Jacqueline Heluy e Glaucione Pedrozo

Preparativos para Arraial da Assembleia

Tudo indica que o arraial junino da Assembleia Legislativa do Maranhão será um dos melhores e mais organizados de São Luís este ano. 

Ontem, a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se, com a diretora de Comunicação do Parlamento Estadual, jornalista Jacqueline Heluy, e com a diretora adjunta, jornalista Glaucione Pedrozo, para alinhar os preparativos das festividades, que acontecerão de 15 a 18 de junho, na área externa da Casa do Povo, no Cohafuma.

Com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB), a chefe do Legislativo maranhense planeja transformar o arraial da Alema no maior do estado. A programação terá a diversidade de ritmos e sotaques que envolvem o tradicional São João do Maranhão em quatro noites de festança.

Jacqueline Heluy, ressaltou na reunião que, já a partir da próxima semana, a TV e Rádio Assembleia focarão sua programação em pautas relacionadas ao São João com o objetivo de engrandecer a cultura maranhense e promover um esquenta para as festas juninas.

-------------------------------------------------------------------
 

De relance

Versículo bíblico

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, reagiu com um versículo bíblico à notícia da cassação do deputado federal Deltan Dallagnol pelo TSE. Nas redes, ele disse dedicar a passagem ao presidente Lula (PT). Por unanimidade, os ministros da Corte eleitoral decidiram que Deltan pediu exoneração do cargo de procurador da República no Paraná para evitar uma eventual punição administrativa, que poderia torná-lo inelegível.

Versículo bíblico 2

Também nas redes, Dino lembrou que foi justamente dele, quando ainda deputado federal, a emenda que, em 2010, determinou a aplicação da Lei da Ficha Limpa a magistrados e membros do Ministério Público aposentados compulsoriamente, ou que pedirem exoneração ou aposentadoria voluntária em meio a processo administrativo.

Caramujos na orla

A proliferação de caramujos africanos nas duas faixas de calçadão da Avenida Litorânea tem assustado banhistas, praticantes de caminhada, de corrida, ciclistas e demais frequentadores. Temendo contaminação por doenças e perda de faturamento, comerciantes fazem um apelo à prefeitura para que faça uma intervenção urgente para eliminar o problema.

Caramujos na orla 2

Os caramujos africanos podem ser vistos ao longo de toda a extensão da Litorânea. A maior concentração ocorre próximo ao Guaraná do JC e nas imediações do Bar Estrela Dalva, ambos na Praia de São Marcos. Para reforçar o alerta às autoridades, proprietários de bares e de outros estabelecimentos estão filmando e fotografando os moluscos e postando as imagens nas redes sociais, o que tem causado forte impacto nos internautas.

País das Fake News

Depois da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e do Brexit na Europa, Benny T. S. desembarca em Vera Cruz para uma nova missão: eleger presidente um político até então insignificante para a população. Como poderia colocar uma liderança do baixo clero no topo do pódio de uma corrida eleitoral? Para ele, só tem um jeito: distorcer as informações. “O pai das fake news”, novo livro do escritor e cineasta Paulo Nascimento, é a história fictícia do homem considerado o mago das campanhas políticas. Ele é capaz de derrubar qualquer concorrente e sua maior arma é a manipulação.

Os Afrofuturistas

A partir desta sexta-feira, a HQ “Os Afrofuturistas – o ataque dos Kips” está disponível para compra on-line no site da editora Veneta e na Amazon. Sexta HQ do roteirista e doutor em comunicação Marcelo Lima, a história se passa em Salvador (BA), combina referências da mitologia africana e da cultura afro-brasileira com o universo dos super-heróis em uma linguagem jovem, permeada por gírias e citações da cultura baiana.

Os Afrofuturistas 2

O projeto, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, apresenta uma narrativa cheia de aventura e apresenta para o público infanto-juvenil a estética e os conceitos do afrofuturismo, caracterizado como um movimento cultural que envolve ancestralidade e protagonismo negro. O livro contempla, ainda, um glossário com personagens históricos, como Zumbi dos Palmares e Maria Felipa, e termos da mitologia afro-brasileira presentes na história. É possível encontrar um cruzamento entre gerações com referências negras do passado e do presente.

Para escrever na pedra:

“Perseverança, determinação, fé, coragem, bençãos que Deus nos honra todos os dias para que juntos Dele sejamos sempre vitoriosos sobre qualquer adversidade”. De Jared Hassan. 

-------------------------------------------------------------------
 

Giselle Araújo e Isabelle Mesquita
Giselle Araújo e Isabelle Mesquita

Nessa sexta-feira, às 19h, as empresárias e sócias Giselle Pereira e Isabelle Mesquita recebem convidados para o coquetel de inauguração da nova sede do Grupo Hosp Center, que cresceu e agora recebe mais duas marcas de peso em sua ampla e moderna sede no Monte Castelo

-------------------------------------------------------------------
 

Trivial variado

O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou um petardo com endereço certo: o presidente Lula (PT). Nas redes sociais, ele repostou o título de uma reportagem do jornal O Globo, segundo a qual os conjuntos de joias da Arábia Saudita que integrantes do governo Bolsonaro trouxeram ao Brasil são isentos de cobrança de impostos, de acordo com a Receita Federal. 

O progresso econômico do Maranhão recebeu um grande impulso com a aprovação do Projeto de Lei de Liberdade Econômica (PL 032/2023), pelo plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão. 

No assunto: se autoria do deputado Fernando Braide (PSD), a nova lei tem como objetivo principal a redução de burocracias para a manutenção e abertura de empresas. Agora, o PL segue para a sanção do governador Carlos Brandão (PSB). 

O ex-ministro Ricardo Lewandowski foi contratado para escrever dois pareceres e, também, para atuar como consultor sênior do Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, em disputa bilionária com os indonésios da Paper Excellence pela Eldorado Papel e Celulose, que tem uma megaplanta para exportação em Três Lagoas (MS). 

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu inscrições para o concurso nacional de monografias “Prêmio Ministro Guilherme Palmeira”. 

Em tempo: a premiação objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas com foco no tema “A solução consensual como forma de resolver controvérsias e prevenir conflitos relacionados a órgãos de controle, gestores públicos e particulares”.



 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.