(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Gala de Maio na reta final

E mais: Guerra contra a Constituição

PH

Atualizada em 13/05/2023 às 13h47
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

O destaque de Capa do PH Revista neste fim de semana é esta bonita jovem de família maranhense, Alice Rolim, que nasceu em Santa Catarina mas se considera maranhense, pois viveu em São Luís até os 14 anos. Hoje, com 17 anos, desponta como modelo e está em São Paulo se preparando para conquistar os mercados nacional e internacional da moda

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 ----------------------------------

 Gala de Maio na reta final

Entramos na semana decisiva dos preparativos para a realização, no Palazzo Eventos, do maior, mais esperado e mais elegante acontecimento social deste outono tropical em São Luís.

O evento Gala de Maio, programado para o dia 19 de maio (próxima sexta-feira) irá comemorar em grande estilo a nova idade do titular, há mais de meio século, da Coluna PH e editor do caderno PH Revista, o mais antigo caderno de variedades em circulação na imprensa brasileira.

Os convites com dicas sobre essa noite espetacular na mais bonita casa de eventos de São Luís estão em fase final de confirmação.

Gala de Maio na reta final...2

Quem ainda não confirmou presença deve fazê-lo o quanto antes para garantir o sucesso dessa noite que terá como maior atração o deslumbrante espetáculo “Elvis, o Musical”, considerado o maior tributo já montado na América Latina para homenagear o Rei do Rock, com uma imersão completa na vida e na obra de Elvis Presley, justamente quando o mundo celebra o 46º aniversário de sua partida para a eternidade.

Vale lembrar que a produção, que tem à frente Teresa Martins, está pedindo aos convidados que compareçam de traje Passeio de Gala, ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres de vestido de longo.

Gala de Maio na reta final...2

O Gala de Maio será uma noite repleta de atrações espetaculares, de produções locais, nacionais e internacionais.

Além de “Elvis, o Musical”, que acaba de realizar uma vitoriosa e muito aplaudida temporada por diversos países da América Latina, a noitada do dia 19 será aberta pelo DJ Edy, o mais requisitado do Planalto Central, seguido pelo corpo de baile da Escola de Dança Expressar, que apresentará coreografias que marcaram o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, período de maior sucesso das danças de “rock and roll” imortalizadas por Elvis Presley, o maior ídolo da música internacional da minha geração.

Após o Musical, o sensacional Grupo Argumento sobe ao palco para orquestrar o grande baile inspirado nos anos 60 e 70.

 

Elvis Presley no esplendor da juventude
Elvis Presley no esplendor da juventude

DE RELANCE

 Turismo e Medida Provisória

O plenário do Senado Federal votará na próxima quarta-feira (17) o texto da Medida Provisória que institui o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Senadores da oposição se articulam para retirar do texto a parte, acrescentada na Câmara, que retira 5% da arrecadação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O recurso seria transferido para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Uma emenda importante

Está tramitando uma emenda apresentada por um parlamentar paraense para evitar o repasse do recurso para a Embratur.

O autor argumenta que o Senac é responsável por promover a qualificação de aproximadamente 150 mil profissionais para a cadeia produtiva do turismo, com 30 cursos livres específicos, além de centenas de cursos para atuação no segmento de bares e restaurantes.

Já o Sesc é pioneiro do turismo social no Brasil, possibilitando o acesso do público ao tipo de lazer que, em 2022, teve 526 mil pessoas hospedadas em suas unidades hoteleiras.

Pontos de Inclusão Digital

O Poder Judiciário encerrou a semana, de 8 a 12 de maio, com a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PID) nos municípios de Mata Roma (Comarca de Chapadinha) e Cachoeira Grande (Comarca de Morros), totalizando 83 salas do programa “Justiça de Todos” em funcionamento no Maranhão, garantindo acesso à Justiça para pessoas residentes em cidades, de todas as regiões do Estado, que não possuem fórum.

Também foi nesta semana que o programa comemorou um ano de instalação do primeiro Ponto Digital, na cidade de Davinópolis (Comarca de Imperatriz), e alcançou mais de 1500 atendimentos realizados.

A juíza Tereza Nina, coordenadora do Justiça de Todos, avaliou de forma positiva os números do programa, e destacou que a meta determinada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, é para concluir a instalação de 104 Pontos Digitais até o próximo mês de julho.

Guerra contra a Constituição

Faço coro com J. R. Guzzo: como pode haver democracia onde alguém é obrigado a dizer, e dizer em público, o contrário do que pensa? Não pode, é claro, e é por isso que existe no Brasil de hoje um regime de força, comandado pelo STF e operado pela polícia que está sob o seu comando.

Existe, ainda, liberdade para certas coisas. Mas não existe para outras, como exercer o direito constitucional da livre expressão do pensamento.

Liberdade não é algo que possa ser distribuído em fatias e a critério de quem manda.

Quando é uma autoridade suprema, que concedeu a si própria poderes ilegais, quem decide quais são ou não as liberdades permitidas, há uma situação de tirania.

O resto é pura enganação mal-intencionada.

Guerra contra a Constituição...2

O ataque conjunto do STF e das alas extremistas do governo federal contra  aplicativo de mensagens Telegram é o escândalo mais recente nessa guerra à Constituição e aos direitos dos cidadãos.

O ministro Alexandre de Moraes, sem que nenhuma lei brasileira o autorizasse, obrigou o Telegram a retirar de circulação um texto de opinião, com críticas ao projeto de controle das redes sociais que o governo e o STF querem impor ao Brasil.

Qual é o problema? Desde quando é proibido criticar um projeto de lei que está em discussão pública no Congresso? Se não há nenhuma restrição à publicação de opiniões a favor do mesmo projeto, qual é a lógica legal para a proibição?

Mulheres e política

A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, nomeou no último dia 9 as novas conselheiras do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), responsável por formular políticas públicas, promover debates e fiscalizar as ações do governo relacionadas aos direitos das mulheres.

O Conselho é formado por representantes de 16 ministérios, como, por exemplo, o das Mulheres, cuja gestora é a representante titular. 

 

Com uma cerimônia religiosa celebrada pelo Padre Claudio, o corretor de imóveis Luciano Gomes e Márcia Valle selaram a sua união conjugal
Com uma cerimônia religiosa celebrada pelo Padre Claudio, o corretor de imóveis Luciano Gomes e Márcia Valle selaram a sua união conjugal

 Para escrever na pedra:

“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” De Clarice Lispector.

TRIVIAL VARIADO

A Justiça do Trabalho realizará, no próximo dia 19, evento para comemorar os 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), transcorridos no dia 1º de maio.

Este sábado é dia de festejar um velho amigo que está comemorando 75 anos: Carlos Henrique Pereira Junior, que durante alguns anos foi executivo destracado da Alumar e hoje mora em São Paulo.

No domingo, 15, mais dois taurinos de nossa amizade mais estreita, também mudam de idade: Amaro Santana Leite e José Maurício Macedo.

Amaro, por sua vez, decidiu adiar a comemoração da data. Já tem mesa reservada no restaurante Encanto, o mais novo sucesso do Chef Avilez em Lisboa. Antes, vai ao Santuário de Fátima agradecer as graças alcançadas em 2023.

Já são milhões de vacinados. Segundo o Ministério da Saúde mais de 16 milhões de pessoas já receberam a vacina bivalente contra a covid-19.

Tome nota: Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou cerca de 100 mil atendimentos nos primeiros quatro dias da Semana Nacional do Registro Civil.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.