Preparativos para o Gala de Maio no Palazzo
Evento organizado por Teresa Martins será realizado no Palazzo Eventos.
Gala de Maio no Palazzo
Na proporção que o dia 19 de maio se aproxima cresce a expectativa na sociedade maranhense em torno do maior, mais elegante e mais esperado acontecimento social deste outono tropical em São Luís.
É o baile Gala de Maio, evento organizado por Teresa Martins, que será realizado no Palazzo Eventos, para comemorar em grande estilo a nova idade do titular desta Coluna e editor do caderno PH Revista, o mais antigo caderno de variedades em circulação na imprensa brasileira.
Os convites – uma belíssima produção do web designer Etevaldo Junior, com dicas sobre essa noite espetacular no Palazzo Eventos pedem confirmação para esta semana.
A maior atração da noite será o deslumbrante espetáculo “Elvis, o Musical”, considerado o maior tributo já montado na América Latina para homenagear o Rei do Rock, com uma imersão completa na vida e na obra de Elvis Presley, justamente quando o mundo celebra o 46º aniversário de sua partida para a eternidade.
Gala de Maio no Palazzo...2
A produção está pedindo aos convidados que compareçam de traje Passeio de Gala, ou seja, os homens de terno escuro e as mulheres de vestido longo, preferencialmente inspirados nos elegantes e faiscantes vestidos usados no início dos anos 1970.
Vale lembrar que além do espetáculo nacional, a noitada terá a participação do grupo de baile da Escola de Dança Expressar e do Grupo Argumento, além do DJ Edy, o mais famoso do Planalto Central, entre outros.
Caberá à designer Cintia Klamt Motta o toque de bom gosto e requinte da decoração para essa noite que deverá entrar para os anais dos mais deslumbrantes acontecimentos sociais deste novo milênio em São Luís.
Declaração e cuidados
A declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que a covid-19 deixou de ser uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), foi bem recebida pelas instituições e profissionais de saúde em todo o mundo.
Na avaliação de infectologistas de São Luís, o fim da emergência significa que não haverá mais intervenções internacionais com relação à covid-19.
Há os que alertam, porém, que ainda é necessário manter a vigilância de casos e orientar a população em geral sobre sinais e sintomas, medicações sintomáticas, vacinas e a procura por atendimento médico em caso de sintomas respiratórios, principalmente em pessoas mais vulneráveis.
Herança
Os infectologistas ressaltam que a pandemia, em si, continua sendo uma característica da covid-19, pelo fato de ela estar em vários continentes, assim como ocorre com a aids, a tuberculose, entre outras doenças.
O que não ocorre mais é o estado de emergência, embora algumas heranças tenham ficado para todos, como o necessário uso de máscaras nos quadros respiratórios.
E alertam que é preciso manter a orientação de vacinação para que o número de casos se mantenha abaixo do esperado em uma emergência global de saúde, sendo essa uma responsabilidade de gestores, profissionais de saúde e, também, da sociedade em geral.
Encontro internacional
O governador do Pará, Helder Barbalho, e o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vão palestrar em evento internacional do Lide Brazil Investment Forum, que será realizado em Nova York, nos EUA, dia 9 de maio.
Eles falarão sobre o tema “Brasil: Desafios do Desenvolvimento Sustentável de Norte a Sul.
Com mais de 3 mil empresas filiadas, o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) é considerado um dos principais hubs de networking do Brasil e um dos mais relevantes do mundo, atuando nos 5 continentes.
O evento tem como tema central “Desafios das Grandes Reformas e Atratividade do Brasil para Novos Investimentos Internacionais”, e a programação conta com participação de outras autoridades brasileiras, como os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o ex-presidente Michel Temer e Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
DE RELANCE
Turu no “Fantástico”
Embora São Luís tenha um bairro chamado Turu, pouca gente nesta Capital sabe que se trata do nome de um molusco muito apreciado na culinária regional do Norte do Brasil.
Aliás, não sabia até ontem à noite quando o “Fantástico” mostrou, no quadro Mundo Inverso, o Turu como mais uma das iguarias da culinária brasileira.
Segundo a reportagem, que aqui foi transmitida pela TV Mirante, quem come o molusco diz que ele possui efeitos afrodisíacos, e pode ser apreciado de diversas maneiras.
Existem várias receitas de Turú, sendo que o Mundo Inverso ensina como preparar o animal de gosto exótico. Além disso, onde encontrar o animal é bem específico, pois ele se esconde. Depois que achar um, você acha um monte deles. Então se liga e veja como comer e onde encontrar essa iguaria.
Turu no “Fantástico”...2
O turu é um molusco que vive dentro de troncos de árvores apodrecidos caídos no mangue. Pode ser chamado também de busano ou cupim-do-mar, ele é da família dos teredinídeos.
O molusco possui um formato parecido com o de uma minhoca, é gelatinoso e tem uma cabeça bem dura com dentes na boca. São os chamados ‘valvas’, estas onde se encontram os sulcos com os dentes do animal.
Eles vivem principalmente em manguezais e se alimentam dos troncos ou ficam em árvores podres que caem na água. Por isso seus dentes, para comer a madeira por dentro e formarem suas colônias. Eles deixam os troncos cheios de furos, como se fosse uma broca.
Turu no “Fantástico”...3
Por ser oriundo do mangue, dificilmente o animal será encontrado em outras regiões do país. Desde que foi descoberto pelos índios, o Turú passou a ser parte da refeição de muitas pessoas da Amazônia. Ele é um alimento rico em cálcio, ferro e possui um sabor exótico, com efeitos afrodisíacos.
Quando visualizam um tronco boiado nos mangues, é certo que irão encontrar muitos moluscos. Cortar a madeira ao meio já demonstrará como os Turús são fortes e populosos. São minhocas da água que podem simplesmente arruinar embarcações. São como cupins.
Para prepará-lo para comer é simples, o mais fácil é na hora. Quando achar alguns desses moluscos, corte a cabeça fora, depois abra a barriga do animal de cima para baixo e o limpe. Depois leve ele na água salobra do próprio rio, ou alguma preparada, após tempere com sal e limão. Está pronto, pode comê-lo assim mesmo.
Encontro do Sebrae
A Diretoria Executiva do Sebrae no Maranhão, está em Florianópolis (SC), onde participa, a partir de hoje e até amanhã, do 1º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae.
Participam também do evento os diretores do Sebrae Nacional e Conselho Deliberativo do Nacional.
O objetivo é integrar os dirigentes do sistema, por meio de rodas de conversa e oficinas que contribuam para o início do processo de construção do Planejamento Estratégico Sebrae de 2027.
Pré-candidata a Reitora da UFMA
A professora Isabel Ibarra, pré-candidata da Frente Ampla e Democrática à Reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), recebeu o apoio público de mais de centenas de professores, técnicos administrativos e estudantes que declararam apoio, somando aos grande número de colaboradores que também aderiram à pré-candidatura.
O ato político lotou a sede da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Maranhão (Assuma), no sábado, dia 6.
O evento marcou ainda o lançamento do pré-candidato a vice-reitor, professor Dimas Ribeiro.
Onze caravanas de professores, servidores e estudantes da UFMA da capital e de oito Campus dos municípios participaram do lançamento.
Para escrever na pedra:
“Meu filho, eu sou tão velho, tão antigo, que sou de um tempo em que calcinha era peça íntima”. Do político baiano Otávio Mangabeira
TRIVIAL VARIADO
Quem circulou ontem pela Petisqueira da Mamãe, encontrou a casa lotada de nomes badalados da sociedade maranhense.
Uma das mesas mais animadas reunia Déia e Luiz Campos Paes com Ana Lúcia e Amaro Santana Leite. Aliás, Déia e Luiz estão de malas prontas para uma viagem de ferias a Roma e adjacências, na Itália.
Também foram vistos por lá, os advogados César Freitas e Francisco Rocha, que agora divide o seu tempo entre São Luís e São Paulo, onde seu filho João Pedro está cursando medicina.
Outra grande mesa reunia Cida e José Aparecido Valadão com os três filhos – Gabriela, Thiago e Gustavo – as noras e o genro ainda comemorando a nova idade de Valadão.
Valadão, que é taurine do dia 4 de maio, foi festejado na noite de sábado no Bistrô Grand Cru, com direito a bolo de aniversário e coro de “parabens pra você”.
Foram vistos no Grand Cru, Jacira e Joaquim Haickel, Fernanda Pessoa e Paulo Nagem, Giovanna e Parmênio Carvalho Júnior, Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá, entre outros.
Poupança no Vermelho. As retiradas na caderneta de poupança superaram as aplicações em R$ 6,251 bilhões, em abril, apontam dados do BC.
Colesterol alto. Uma pesquisa concluiu que uma em cada quatro crianças e adolescentes está com colesterol alto no Brasil.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.