Jesus Preto na Bahia
Mais: Bullyng nas escolas
Jesus Preto na Bahia
Investir no turismo religioso tem sido o método com maior probabilidade de acerto por parte de prefeituras dispostas a atrair visitantes o ano inteiro e não apenas em períodos de baixa-estação.
O novo exemplo desta estratégia é a Itaparica de Maria Felipa, no Recôncavo baiano: lá será realizada a encenação de A Paixão de Cristo, mas não se deve desdenhar da proposta, como se fosse o mesmo teatro de sempre, ao contrário.
Acrescentando a polêmica identitária à encenação, o Jesus a ser crucificado nesta Sexta-Feira Santa e ressuscitado no Domingo, produzindo efeito de Páscoa (renovação), é personagem de um ator preto, em vez da convencional imagem do branco de olhos azuis.
Jesus Preto na Bahia…2
O inusitado teatro programado para a noite do Sábado de Aleluia, em meio a outras apresentações artísticas, também traz um diferencial capaz de cativar o público: a montagem terá apenas bailarinos.
São 35 profissionais da dança, representando, por meio do movimento dos corpos, o calvário e posterior vitória do grande líder da Revolução do Perdão, em 13 atos, totalizando meia hora de arte relacionada à religiosidade.
Um Jesus para os dias de hoje
Páscoa é tempo de ressignificação. Neste período, buscamos nos conectar com a figura de Jesus Cristo, relembrar a vida do homem que mudou o curso da humanidade e, principalmente, ser parte daquilo que Ele ensinou durante a passagem pela Terra.
Para o Domingo de Ressurreição, indico uma leitura repleta de reflexões e símbolos do amor que Jesus pregou.
No livro "Yeshua", o escritor Juliano Pozati mostra que, mesmo depois de séculos, as lições de Jesus permanecem atuais.
Jesus mais próximo da realidade
No lançamento de “Yeshua”, o escritor Juliano Pozati propõe uma visão de Cristo fora das barreiras institucionais da igreja.
“Como podemos reencontrar um Evangelho simples e eficaz, se ele está soterrado por séculos de institucionalismo religioso?” O questionamento do escritor Juliano Pozati abre o livro Yeshua, nosso Cristo planetário revelado, em que o autor investiga a fundo o verdadeiro espírito do homem que dividiu a história ocidental.
O título surge de uma busca pessoal do autor por um Jesus mais próximo da realidade depois de vivenciar experiências traumáticas com a religião.
Desde a infância, Pozati frequentou diferentes igrejas e em cada uma delas encontrava barreiras que o limitavam e até mesmo o condenaram, assim como seus pares.
Uma visão plural da figura de Jesus
Hoje, aos 40 anos, o escritor acredita que para conectar-se com Yeshua não é preciso atrelar-se a uma instituição religiosa.
Eu o conheci e o reconheci
em suas diversas manifestações culturais.
A sua voz rompeu a minha surdez,
e desde então eu o procuro de todo o coração,
não como um deus inalcançável,
mas como um modelo viável para o ser humano terrestre.
(Yeshua, pg. 11)
Ao passar por temas como crucificação, ressurreição, curas e milagres, Pozati traz uma visão plural da figura de Jesus, com base não apenas na religião católica, mas também nas visões espiritualista, esotérica e até ocultista.
Segundo o escritor, é na diversidade que nasce a verdadeira unidade, por isso a obra é também fundamentada na filosofia, em pensadores como Kardec, Espinosa, Campbell, entre outros.
No embalo da Semana Santa
Irmã Dulce foi canonizada em 13 de outubro de 2019, logo depois, no comecinho de 2020, bateu a pandemia da Covid-19. Só agora, os santuários da Santa Dulce dos Pobres, na Bahia, começam a entrar em cena. E com certeza vai ampliar o mix baiano de atrativos no embalo da Semana Santa.
Para os baianos, não há dúvida de que de agora em diante a tendência é Irmã Dulce ganhar impulso. Convenhamos que a crise nas obras sociais também prejudica, mas a fé é de que tudo isso será superado.
Outdoor polemiza racismo estrutural
A polêmica do “racismo estrutural” tem novo capítulo para acalorados debates, nos próximos dias, entre os grupos identitários em defesa das pessoas pretas e seus divergentes, para os quais a epiderme é um valor importante, entre outros.
O estopim para a nova rusga, possivelmente espalhada em debates pelas redes sociais e salas dos cursos superiores de ciências humanas foi a análise qualitativa da imagem de um outdoor envolvendo perspectiva étnica.
O Conselho Estadual de Saúde da Bahia decidiu por um voto de repúdio coletivo a uma campanha na qual vê-se uma mulher branca e um idoso negro.
De acordo com o pressuposto dos acusadores, baseados nas novas teorias identitárias resultantes do conceito de “racismo de classe”, a peça em questão privilegia um grupo de determinada etnia ou epiderme em detrimento de outro.
-É inadmissível que em pleno 2023 ainda tenhamos que pontuar questões como essa – foi o comentário indignado de membros do Conselho Estadual de Saúde.
DE RELANCE
Bullyng nas escolas
O bullying é uma questão atual que ganha cada vez mais relevância nas escolas e no dia a dia de crianças e adolescentes.
Quase toda semana nos surpreendemos com casos de jovens que protagonizam ataques em escolas, alguns com desfechos trágicos, infelizmente.
O mais recente que ganhou as manchetes do país foi o caso do aluno que matou a professora a facadas, em uma escola em São Paulo.
Geralmente, por trás dos ataques, há marcas no passado relacionadas ao sofrimento por bullying.
Bullyng nas escolas...2
O assunto deve ser tratado na escola, envolvendo alunos, educadores e as famílias.
E a literatura infantil pode ser um caminho para ajudar no debate e na reflexão.
Um bom livro que aborde o tema de maneira sensível pode levar a criança a desenvolver emoções, sentimentos e a entender as causas e consequências do bullying.
Bullyng nas escolas...3
O livro “E se fosse você”, assinado pela autora Anete Lacerda, aborda o assunto de forma leve e didática. O livro paradidático traz a história de Lili, uma menina feliz que adorava brincar com seus irmãos no belo quintal de casa.
Mas quando precisou frequentar a escola, algo muito ruim começou a acontecer: o terrível bullying praticado por alguns colegas.
A tristeza tomou conta da menina, até que algumas atitudes foram adotadas.
Anulação de eleição
O resultado de um julgamento pode alterar a composição das bancadas da Câmara, fazendo com que partidos percam parlamentares, o que tem feito o Congresso se movimentar junto ao Supremo.
Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chegou a se reunir com Lewandowski para falar sobre o tema.
A questão é alvo de três ações que serão julgadas em conjunto no plenário virtual da Corte, em uma sessão prevista para acontecer até a próxima sexta-feira, dia 17.
Anulação de eleição...2
Um desses processos foi proposto pela Rede e o outro, por PSB e Podemos. Em outra ação, o PP, de Lira, é quem faz o questionamento.
Em todas as ações, os partidos questionam o cálculo das vagas das sobras eleitorais elaborado pelos Tribunais Regionais Eleitorais para determinar quais deputados federais foram eleitos.
Distribuição de pescado
A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, encerrou, na quinta-feira, a entrega de 35 toneladas de peixe para a população de Paço do Lumiar em dezenas de comunidades de todas as 11 regiões da cidade.
O pescado é distribuído todos os anos por ocasião da Semana Santa, sendo adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Paula Azevedo disse que a quantidade de peixe distribuída neste ano é praticamente o dobro do que foi entregue em 2022, o que demonstra, segundo ela, a preocupação do município com a situação das famílias mais carentes, especialmente da zona rural.
Para escrever na pedra:
“O meu amor eu guardo para os mais especiais. Não sigo todas as regras da sociedade e as vezes ajo por impulso. Erro, admito. aprendo, ensino. Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade. Conservar algo que faça eu recordar de ti seria o mesmo que admitir que eu pudesse esquecer-te”. De William Shakespeare.
TRIVIAL VARIADO
Apesar da concorrência com as feiras promovidas pelo Estado e municípios para garantir o pescado da Semana Santa na mesa do maranhense, nos pontos tradicionais de vendas os preços dispararam.
Leitor que teve o cuidado de pesquisar nas feiras da Capital, contam que em algumas delas o quilo da pescada amarela com cabeça não saía por menos de R $50. A pescadinha foi um dos tipos mais procurados, e estava a R $25.
Alta de preços também dos ovos de Páscoa. De acordo com um estudo feito pela Horus, empresa especialista em inteligência de mercado, os ovos ficaram 35% mais caros em relação ao ano passado.
Páscoa movimentada. Levantamento da Infraero mostra que mais de 651 mil passageiros devem viajar nos 21 aeroportos do país durante o feriadão.
O médico Joelson Milhomem reuniu toda a família na quinta-feira e foi jantar no bistrot Grand Cru, onde era grande a circulação de figuras badaladas da sociedade maranhense.
Tome nota: a plataforma Disque 100 registrou mais de 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos de janeiro a março deste ano.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.