(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

85 anos de Barreirinhas

Mais: A volta de Tiago Iorc

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
O Prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, a primeira-dama Lourdes Rocha, o poeta e curador Carlos Dimuro, o artista plástico Joel DuMara e Nan Souza, na inauguração dos totens na Praça do Trabalhador
O Prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, a primeira-dama Lourdes Rocha, o poeta e curador Carlos Dimuro, o artista plástico Joel DuMara e Nan Souza, na inauguração dos totens na Praça do Trabalhador

 85 anos de Barreirinhas

As comemorações pelos 85 anos de emancipação da cidade de Barreirinhas aconteceram durante todo o dia 29 de março.

A programação incluiu apresentação de bandas musicais, exposição de arte “Lençóis poéticos: a invenção da paisagem” e inauguração de tótens, entre outras atrações que marcaram as festividades na mais importante cidade do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O maestro Zé Américo Bastos e o empresário Nan Souza apreciando o quadro “O som dos Lençóis”, do artista Joel DuMara para homenagear a cantora Alcione
O maestro Zé Américo Bastos e o empresário Nan Souza apreciando o quadro “O som dos Lençóis”, do artista Joel DuMara para homenagear a cantora Alcione
O artista plástico Joel DuMara, a cantora Flávia Bittencourt e o cantor, compositor e artista plástico Betto Pereira
O artista plástico Joel DuMara, a cantora Flávia Bittencourt e o cantor, compositor e artista plástico Betto Pereira
O poeta e marchand Carlos Dimuro ao lado do tótem que recebeu da prefeitura de Barreirinhas, com seu poema “Lençóis” na voz da atriz e imortal Fernanda Montenegro
O poeta e marchand Carlos Dimuro ao lado do tótem que recebeu da prefeitura de Barreirinhas, com seu poema “Lençóis” na voz da atriz e imortal Fernanda Montenegro

A volta de Tiago Iorc

Depois de três anos sem pisar nos palcos brasileiros, Tiago Iorc se prepara para voltar a percorrer o país em três meses de turnê, com shows que passarão por 22 cidades, entre as quais São Luís.

A primeira será a gaúcha Passo Fundo (RS), que recebe a apresentação do cantor no dia em que este Repórter PH estará comemorando nova idade: 19 de maio.

Depois, no dia 20, Iorc se apresenta em Porto Alegre, e segue na estrada até o final de julho.

Duramô é o novo disco

Tiago Iorc vai apresentar ao público o repertório do seu último disco, Daramô, lançado em novembro do ano passado. O álbum traz 10 faixas que remetem a sonoridades tipicamente brasileiras, inaugurando uma nova fase artística para o cancioneiro do artista, até então mais próximo do pop e do folk rock.

A transformação na musicalidade de Iorc surgiu sem planejamento durante a pandemia, quando a maior parte das canções que integram o álbum foram compostas.

Em casa, o músico trocou o violão com cordas de aço que costumava tocar desde a adolescência por um com cordas de náilon, e acabou descobrindo novas possibilidades a partir do instrumento:

Já nas letras, as canções de Daramô remetem à necessidade de estar em convívio com as pessoas, evocando temas como o amor e a solidariedade.

Tributo ao goleador Bira

Quem conhece futebol, lembra-se dele: o centroavante Bira, jogador amapaense Ubiratan Silva do Espírito Santo fez história como atacante do Internacional de Porto Alegre, em 1979, quando o time foi campeão brasileiro invicto.

Bira – que também jogou em outros times gaúchos – morreu em setembro de 2020, aos 65 anos, devido a complicações decorrentes de um câncer.

Na última semana, ele foi homenageado na terra natal. O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, inaugurou um monumento de dois metros em tributo ao centroavante.

DE RELANCE

Autismo e Estatuto

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinge até 2% da população mundial e no Brasil cerca de dois milhões de pessoas têm o diagnóstico.

Com o intuito de difundir informações para a população sobre o autismo e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam pessoas afetadas pelo transtorno, o dia 2 de abril foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

No Maranhão, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) propôs um Projeto de Lei (PL) que institui o Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

O objetivo do PL é reunir e estabelecer as diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, proteger e resguardar todos os direitos das pessoas com TEA, visando sua inclusão social, cidadania participativa plena e efetiva.

Autismo e Estatuto...2

No assunto: o Estatuto prevê os direitos da pessoa com TEA e as responsabilidades do Poder Público. Muito mais que uma lei, é um Estatuto de Direitos que vai normatizar a atuação do Estado, dos serviços de saúde, dos direitos que as pessoas têm por serem portadoras do Transtorno do Espectro Autista.

Dentre os princípios do Estatuto, estão: o respeito à dignidade da pessoa humana e à autonomia individual, promovendo maior inserção na sociedade; a não discriminação do portador do Espectro Autista; a equidade; inclusão e participação plena e efetiva na sociedade; a intersetorialidade no desenvolvimento das ações e das políticas e no atendimento à pessoa com TEA; igualdade de oportunidades, orientando as pessoas sobre o tratamento especial com indivíduos autistas, promovendo o rompimento de barreiras; facilitação ao acesso à informação e à orientação; universalidade da saúde, educação e cidadania; entre outros.

Benefícios para os autistas

A propósito: a partir de agora, pais e responsáveis não enfrentarão mais filas nos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras do Maranhão.

O governador Carlos Brandão sancionou, na sexta-feira 31, a Lei que garante prioridade aos pais ou responsáveis pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A partir de agora, eles não precisarão mais enfrentar filas nos órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras do estado do Maranhão, independente da presença do filho com TEA.

Para validar a prioridade, os responsáveis deverão apresentar a Carteira de Identificação do Autista (CIA) ou a identidade do menor, constando a identificação de pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Este é Antônio, o peregrino paraguayo interpretado pelo ator maranhense Dionísio Assub Neto no longa As Aparecidas, de Ivan Feijó (o último filme de Eva Wilma). Em breve, a película estará nos melhores cinemas do Brasil e do mundo
Este é Antônio, o peregrino paraguayo interpretado pelo ator maranhense Dionísio Assub Neto no longa As Aparecidas, de Ivan Feijó (o último filme de Eva Wilma). Em breve, a película estará nos melhores cinemas do Brasil e do mundo

Taxa de desemprego

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 8,6% no trimestre encerrado em fevereiro.

O resultado representa aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre móvel até janeiro, quando o índice de desemprego estava em 8,4%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados na sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a instituição, esse é o menor resultado para o período desde 2015 – quando estava em 7,5%.

O número de desocupados chegou a 9,2 milhões de pessoas, e o contingente de população ocupada foi de 98,1 milhões. Em igual período de 2022, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 11,2%.

 Para escrever na pedra:

“As juras mais fortes consomem-se no fogo da paixão como a mais simples palha”. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Hoje, a família Soares Brandão mandará celebrar, às 19h30, na Igreja O Bom Pastor, no Renascença, a Missa da Esperança, pelo 30º dia do falecimento do Prof. Antônio Augusto Ribeiro Brandão.

Tome nota: vem aí uma “Fábrica” de mosquitos. Explico: a Fiocruz vai produzir mosquitos com uma bactéria que impede a transmissão da dengue. Por ano, serão 5 bilhões.

O governo federal está preparando para o fim de abril o lançamento do novo PAC, que deve focar em parcerias com o setor privado.

Confirmada para o período de 29 de junho e 26 de agosto, no Museu da Universidade Federal do Pará, programação que vai marcar a criação da Instituição Bienal das Amazônias.

No assunto: a Instituição terá sede em Belém e, a cada dois anos, vai reunir artistas da Pan-Amazônia e dos Estados da Amazônia Legal, entre os quais o Maranhão..

O ministro do STF Ricardo Lewandowski, que deveria se aposentar em 11 de maio, vai deixar a Corte em 11 de abril, abrindo espaço para as articulações de setores que querem influenciar na indicação.

Tome nota: advogado do presidente, Cristiano Zanin é favorito, mas a opção enfrenta resistências. Outros nomes correm por fora e estão em campanha pela vaga.

Nesta data, em 1924, nasceu o ator norte-americano Marlon Brando. Para muitos, ele é considerado um dos mais influentes atores de todos os tempos. Também nesta data, morreu em 2021, o cantor Agnaldo Timóteo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.