(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Simpatia de Edivaldo Holanda Júnior e Camila Braga

Mais: Título para Edilson Baldez

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Um foco de luz num dos casais mais queridos e admirados desta cidade: o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e a ex-primeira dama Camila Braga
Um foco de luz num dos casais mais queridos e admirados desta cidade: o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e a ex-primeira dama Camila Braga

Elton John no Blue Tree

Tudo certo para esta sexta-feira, a partir das 21h,  o show-tributo que o cantor e pianista Rafael Dentini vai apresentar no salão de eventos do hotel Blue Tree Towers São Luís.

O mesmo espetáculo foi apresentado na noite de ontem para um grupo de convidados durante um evento corporativo na Cohama. E hoje será a segunda apresentação nesta Capital desse tributo brasileiro ao ícone inglês.

No show-tributo “Elton Live - Por Rafael Dentini”, os fãs maranhenses do veterano cantor inglês terão a oportunidade de celebrar a carreira desse que é considerado um dos maiores artistas da história da música contemporânea.

A programação inclui, ainda, os DJs Sérgio Murillo e Giovanni Feghalli.

Unicred em São Luis

A Unicred Nordeste, uma das maiores cooperativas de crédito do país, anunciou a inauguração de uma nova agência em São Luís, na próxima sexta-feira (31).

A cerimônia de abertura será às 9h e contará com a presença de autoridades locais, membros da diretoria da Unicred e diversos cooperados.

O presidente da Unicred Nordeste, João Batista de Cerqueira, confirmou presença na abertura da unidade, a 14º do Nordeste.

De acordo com o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, a participação das cooperativas de crédito no sistema bancário brasileiro, é de 10%, com a meta de atingir 20% em dez anos.

Unicred em São Luis...2

Segundo o diretor de negócios da Unicred Nordeste, Ângelo Borges, a cooperativa que está entre os maiores sistemas de cooperativas do País trabalha com taxas de crédito bem competitivas em comparação aos bancos.

Com apoio do Banco Central e demais órgãos, o fenômeno chamado Cooperativismo de Crédito, têm se expandido gradativamente, proporcionando que milhares de pessoas tenham acesso aos serviços financeiros, com taxas justas que de fato contribui com o desenvolvimento do consumidor.

Unicred em São Luis...3

A nova agência da Unicred Nordeste em São Luís está localizada em uma região estratégica da cidade, próxima a importantes centros empresariais e comerciais. Mais precisamente no Edifício Marcus Barbosa Intelligent Office, na avenida dos Holandeses, no Calhau.

Com uma infraestrutura moderna e acolhedora, a agência oferecerá serviços financeiros completos para pessoas físicas e jurídicas, incluindo empréstimos, investimentos, cartões de crédito, seguros e outros produtos.

O que deu em Lula?

É a pergunta que o editor Rodrigo Barradas ao falar sobre a entrevista descontraída dada pelo presidente Lula, em que ele jogou mais gasolina no incêndio ateado pelos políticos depois que a PF desbaratou um plano do PCC que visava autoridades da República.

No melhor estilo “não estou dizendo nada, mas estou”, Lula levantou suspeitas de que tenha havido “armação de Moro” no caso.

Daí a pergunta: “O que deu em Lula?”. Afinal, ele está chamando de armação o que seu próprio ministro Flávio Dino chama de fato.

Jornalistas concedem uma margem para que o petista, de cuja inteligência ninguém duvida, saiba de coisas que não sabemos. Caso contrário, estará apenas recolocando seu ex-algoz no centro do tabuleiro político.

O que deu em Lula?...2

Para Josias de Souza, a genialidade do morubixaba pernambucano só pode vir acompanhada de aspas, como as que o próprio Lula usou para qualificar medidas do ministro Carlos Lupi.

“Nas últimas 72 horas, a língua de Lula comportou-se como um pêndulo desgovernado que oscila entre a grosseria e a tolice”, escreveu o colunista.

 

Edilson Baldez é o mais novo Membro Honorário da Força Aérea Brasileira
Edilson Baldez é o mais novo Membro Honorário da Força Aérea Brasileira

Título para Baldez

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) Edilson Baldez das Neves foi agraciado com o título honorífico “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira” durante uma cerimônia militar em comemoração ao 40º aniversário do Centro de Lançamento de Alcântara.

A honraria foi concedida pelo Comando da Aeronáutica. E a cerimônia foi realizada ontem em Alcântara, com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar, Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, e do Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal.

Também estiveram presentes ao evento o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide e o chefe da Casa Civil do Estado, Sebastião Madeira.

Popularidade de Bolsonaro

Os primeiros resultados da pesquisa de opinião encomendada pelo PL ao Instituto Paraná para medir a popularidade de Jair Bolsonaro animaram a cúpula do partido.

Até agora, a perda de apoiadores do ex-presidente, segundo o levantamento, não passou de 2 pontos percentuais, mesmo depois do caso das joias sauditas.

Antes de a pesquisa ir a campo, as expectativas mais pessimistas de integrantes da sigla eram de que os últimos eventos envolvendo o ex-presidente,  poderiam causar uma redução de até 10 pontos percentuais na sua popularidade.

“O piso de Bolsonaro é pétreo e inabalável”, diz um aliado que teve acesso aos dados preliminares da pesquisa.

DE RELANCE

Romance de Chico Feitosa

Obra de estreia do escritor maranhense Chico Fonseca traz a força de um amor proibido em contraste com os costumes conservadores na São Luís dos anos 1960 e retrata a importância da ancestralidade negra na cultura do Maranhão.

Esta é uma história de amores.  De marés. De fluxos e do movimento que a própria vida cria, e nos leva a encontrar com o nosso verdadeiro eu. A trama se desenrola ao longo do ano de 1963. Tem como pano de fundo a cidade de São Luís do Maranhão. Impregnada de história, ilhada em si mesma e nos seus costumes, no seu entorno acontece uma das maiores variações de marés do mundo. A força renovadora dessa correnteza, em contraste com a vida pacata e conservadora dos moradores, é a perfeita metáfora para o turbilhão de sentimentos e desejos envolvidos numa relação proibida entre duas mulheres numa época e lugar de extremos preconceitos com qualquer tipo de relação fora das normas vigentes.

É com essa premissa romântica e poética que o escritor estreante Chico Fonseca lança o livro Amores, Marias, Marés pelo selo Jangada, do Grupo Editorial Pensamento.

Romance de Chico Feitosa...2

Amores, Marias, Marés nos traz, por meio de sua narrativa empática, um diálogo com temáticas atuais, como questões raciais e diversidade sexual, e apresenta ao leitor Maria Ellena, uma jovem professora de História de 26 anos, bonita, branca e recém-casada com Arthur, um aristocrata dominado pela mãe.

Ellena deixou de dar aulas para se dedicar à sua nova condição de dona de casa. Não ficava bem, pelos padrões da época, trabalhar fora, já que o marido, um homem de posses, podia sustentá-la.

Na trama, a professora, apaixonada pelo magistério, obtém licença do marido para dar aulas em casa, sem remuneração, para a neta da costureira da sua mãe, que se preparava para o vestibular de História. A aluna é Mariana, de 19 anos.

Interessada na importante participação dos negros na construção da cidade, Mariana convence a professora a acompanhá-la nas pesquisas sobre a saga de um ancestral escravizado do qual ela tem pouquíssimas informações, as quais deseja resgatar em arquivos históricos, além de resgatar a história dos negros escravizados que ajudaram a construir São Luís do Maranhão.

Romance de Chico Feitosa...3

Entre pesquisas, passeios de bonde e conversas descontraídas, saboreando sorvetes de frutas da terra, Maria Ellena e Mariana descobrem afinidades, tornam-se amigas, confidentes, até se descobrirem enredadas em uma inesperada paixão, que mudará radicalmente seus destinos.

Ao costurar retalhos de histórias de vidas reais com outras que, por descuido do destino, não chegaram a existir, o autor relata uma história com emoção e poesia, em um romance cheio de detalhes sobre a vida da São Luís histórica, e que em seu final traz uma reviravolta que promete surpreender o leitor.

“E agora, com pouco mais de um ano de casada, sou surpreendida por essa epifania, essa revelação, essa loucura, esse sentimento transgressor, que não respeita costumes nem regras, que desconhece barreiras, que virou a minha vida de pernas para o ar e me mostrou o que eu me recusava a ver. Tinha medo de ver. A expectativa pela chegada da pessoa amada eu sinto agora. O coração batendo forte a cada encontro, é o que eu sinto hoje. E, mais forte que tudo, o arrepio dos amantes, a brasa ardente que me queima quando tu te aproximas de mim”. (Amores, Marias, Marés, p. 109).

Homenagem para Froz Sobrinho

A Câmara Municipal de Jenipapo dos Vieiras concedeu o Título de “Cidadão Jenipapense” ao desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça do Maranhão.

A cerimônia de entrega do título honorífico ocorreu na manhã de ontem em sessão solene no Plenário da Câmara.

Na mesma sessão, o ex-juiz titular da 1ª Vara de Barra do Corda ao longo de 10 anos, entre 2012 e 2022, Antonio Elias de Queiroga Filho, também foi homenageado com o Título de “Cidadão Jenipapense”.

O desembargador Froz Sobrinho ao ser homenageado pela Câmara Municipal de Jenipapo dos Vieiras com o Título de “Cidadão Jenipapense”
O desembargador Froz Sobrinho ao ser homenageado pela Câmara Municipal de Jenipapo dos Vieiras com o Título de “Cidadão Jenipapense”

Ações de Ana Paula em Brasília

A senadora Ana Paula Lobato (PSB) participou, na manhã de ontem, de uma reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar dos estragos causados pelas fortes chuvas nos municípios maranhenses.

A parlamentar, que esteve acompanhada do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do secretário de Representação Política do Maranhão no Distrito Federal (DF), Othelino Neto, manifestou alívio ao ser informada que seus conterrâneos já estão recebendo ajuda do Governo Federal.

Waldez Góes reafirmou o compromisso de buscar soluções ágeis para amenizar o sofrimento dos afetados pelas chuvas e se comprometeu em atender o pedido do presidente Lula de trabalhar pela reconstrução e restabelecimento dos municípios.

Visita ao Maranhão

As chuvas já deixaram 33 municípios em estado de emergência e já foram contabilizadas 5 mortes por deslizamento de terra e veículos arrastados pelas águas.

A senadora Ana Paula Lobato continuará mobilizada, junto com o ministro da Justiça Flávio Dino, para atrair a atenção do Governo Lula em busca de solução para a situação que o Maranhão enfrenta com enchentes e alagamentos.

Ontem, o ministro Waldez Góis sobrevoou alguns dos municípios afetados no Maranhão.

Para escrever na pedra:

“Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver”. De Dom Hélder Câmara.

TRIVIAL VARIADO

O Ministério Público do Maranhão realizou, na manhã de ontem, a palestra “Educação especial inclusiva: aspectos legais e educacionais”, ministrada pela pedagoga Gardênia Pinho Abreu.

No assunto: ao abrir os trabalhos, o promotor de justiça Lindonjonson Gonçalves ressaltou a importância de se estruturar os serviços públicos para oferecer respostas ao usuário de forma qualificada.

Gardênia Abreu, que é especialista em Psicopedagogia e em Educação, com concentração em Neuropsicologia e Psicopedagoga, iniciou sua fala explicando os níveis e modalidades de ensino existentes no país.

Em tempo: a palestrante também abordou os conceitos de educação especial, e educação especial inclusiva, destacando alguns de seus marcos legais desde 1988, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A propósito: Gardênia Abreu enfatizou, ainda, que a educação especial inclusiva precisa ir além das questões acadêmicas, oferecendo aos estudantes atividades que tragam autonomia.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.