(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Surama e Flavius Ruggiero fixam residência em SP

Mais: Tributo a Elton John confirmado

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Modelo, cantora e atriz de sucesso, a maranhense Surama de Castro e Flavius Cotait Ruggiero decidiram fixar residência em São Paulo, onde ele é político atuante. Na foto, em evento literário em São Luís, o casal com o Repórter PH
Modelo, cantora e atriz de sucesso, a maranhense Surama de Castro e Flavius Cotait Ruggiero decidiram fixar residência em São Paulo, onde ele é político atuante. Na foto, em evento literário em São Luís, o casal com o Repórter PH

Elton John confirmado

Está confirmadíssimo para a próxima sexta-feira, 24,  o show-tributo que o cantor e pianista Rafael Dentini vai apresentar no salão de eventos do hotel Blue Tree Towers São Luís.

Para homenagear o Rocket Man, a empresa  AMZ Company, de Alípio Moraes e Márcio Barbosa, traz para uma única apresentação nesta Capital o maior tributo ao ícone inglês já prestado na América Latina.

O espetáculo é “Elton Live - Por Rafael Dentini”, no qual os fãs maranhenses de Elton John terão a oportunidade de celebrar a carreira de um dos maiores astros da história da música e se emocionar com esse maravilhoso tributo em sua homenagem.

Elton John confirmado...2

Já estão praticamente esgotados todos os ingressos para o show-tributo a Elton John. Afinal, é um espetáculo que já foi visto por milhares de pessoas no Brasil, EUA e Europa e promete ser marcado pelos maiores sucessos da fase de ouro de Elton John, interpretados pelo excelente músico paulista Rafael Dentini e uma banda incrível que o acompanha nessa turnê nacional.

A programação incluirá, ainda, os DJs Sérgio Murillo e Giovanni Feghalli.

Claude Simonet

Aos 92 anos, morreu na última quarta-feira Claude Simonet, presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) entre 1994 e 2005.

Simonet estava no cargo quando a França, como anfitriã da Copa do Mundo de 1998, conquistou o primeiro título mundial de sua história.

Muito antes de tornar-se dirigente, ele teve uma carreira como jogador amador em Le Mans e Nantes.

Claude Simonet...2

“Com a morte de Claude Simonet, o futebol francês perde um dirigente que marcou a história do nosso esporte, já que era nosso presidente quando tivemos a felicidade de vencer o Mundial em 1998 (...) e logo depois a Eurocopa de 2000”, disse o atual técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, em um comunicado.

Deschamps finalizou dizendo que Simonet levou a seleção nacional ao caminho do sucesso e que terá grandes lembranças da imensa felicidade que sentiu.

Simonet será homenageado no jogo entre França e Holanda na sexta-feira, assim como Just Fontaine, ex-jogador francês falecido no início do mês.

Empresário dos mais bem sucedidos da cidade, o cearense Sérgio Parente com a esposa Silvia, os filhos, genro e netos reunidos na noite de segunda-feira para um jantar comemorativo da nova idade dele
Empresário dos mais bem sucedidos da cidade, o cearense Sérgio Parente com a esposa Silvia, os filhos, genro e netos reunidos na noite de segunda-feira para um jantar comemorativo da nova idade dele

DE RELANCE

O Brasil e as Ilhas Canárias

Quando, no final da década de 1990, visitei as Ilhas Canárias – mais precisamente Lanzarote – para uma rápida visita, ao saudoso escritor José Saramago (Prêmio Nobel de Literatura), que morreria no ano seguinte, fui apresentado a Domingo Rodríguez Oramas, mais conhecido como Domingo El Colorao, tradicional músico das Ilhas Canárias.

Viajei acompanhado do escritor português e fraterno amigo Vasco Graça Moura, que tive o prazer de recepcionar em São Luís e que morreu em abril de 2014.

 Nunca vou esquecer a beleza dessa ilha espanhola que oferece resorts sofisticados à beira-mar, incríveis cavernas vulcânicas e uma arquitetura intrigante.

O Brasil e as Ilhas Canárias...2

Passado mais de duas décadas, eis que nesta semana o músico brasileiro Yamandu Costa, que mora em Portugal há três anos, lançou, nas plataformas digitais, De Vida y Vuelta, álbum que gravou ao lado de Domingo El Colorao.

Juntos, os dois promovem o encontro de seus instrumentos, o violão de sete cordas e o timple (instrumento de pequeno porte com cinco cordas), respectivamente, entregando uma sonoridade única.

Com 13 músicas instrumentais, em um total de 32 minutos, a obra conta com um repertório bastante eclético, viajando do clássico ao popular, em uma mistura de linguagens.

O trabalho também busca deixar para a eternidade uma celebração à relação entre as Ilhas Canárias e a América Latina, que foi fortemente influenciada pelo arquipélago espanhol – assim, nas faixas, encontram-se músicas vindas da Venezuela, do Paraguai, do Brasil e, claro, da própria terra de Domingo El Colorao.

O Brasil e as Ilhas Canárias...3

A criação do álbum, que é um importante marco nesta integração cultural entre os dois lados do Oceano Atlântico, foi realizada a partir de uma pequena turnê de Yamandu pelas Ilhas Canárias.

Por lá, ele conheceu Domingo, dando início a esta parceria – que, inclusive, aparece na série documental Histórias do Violão, disponível no canal oficial do músico brasileiro no YouTube.

O Brasil e as Ilhas Canárias...4

Segundo Yamandu, o Brasil, por não falar a língua hispânica, acaba não tendo tanta influência das Ilhas Canárias como os demais países da América Latina.

O músico explica, por exemplo, que a cultura do arquipélago espanhol pode ser vista desde muito tempo atrás.

– No início do tango, antes de ser definido como linguagem, no estilo que o Carlos Gardel cantava, a gente encontra coisa muito parecida, como o vibrato e a maneira de impostar a voz. É herança da música canária, que é uma continuação da música espanhola.

O Brasil e as Ilhas Canárias...5

Essa cultura ibero-americana chegou à América Latina para colonizar e se transformou em uma nova música, com cada país tendo as suas próprias misturas, suas características – aponta Yamandu.

Parceiro do violonista neste projeto, Domingo El Colorao é referência no que diz respeito ao timple, instrumento típico canário.

Em uma primeira vista, o objeto lembra um cavaquinho ou um ukulele – porém, ao contrário destes, possui uma corda a mais.

O Brasil e as Ilhas Canárias...6

Agora, a dupla pretende fazer uma turnê pelas Ilhas Canárias, levando aos moradores de lá essa mistura com o Brasil, enaltecendo a história e abrindo as portas para que novas integrações sejam feitas.

E, para tal, Yamandu projeta levar De Vida y Vuelta também para a mídia física, como um documento que celebra este momento – entretanto, ainda não há data definida para o lançamento.

Vale apontar que a última faixa do álbum é uma poesia escrita e recitada por José Hormiga, que dá nome ao projeto.

Este Repórter PH apresentando Alcântara, a nossa cidade-monumento, ao escritor português José Saramago, no final do século passado
Este Repórter PH apresentando Alcântara, a nossa cidade-monumento, ao escritor português José Saramago, no final do século passado

O que é que a Finlândia tem?

Confiança é a chave para entender por que a Finlândia - um país marcado por longos, escuros e rigorosos invernos - acaba de conquistar, outra vez, o título de "país mais feliz do mundo", segundo o World Hapiness Report, da ONU.

Uma série de indicadores é levada em conta na análise. É evidente que pesam na avaliação quesitos como alta renda per capita e baixa desigualdade social. Mas as condições financeiras não explicam tudo. Há uma segunda camada, mais subjetiva e difícil de quantificar: a força dos laços comunitários e a certeza de que as pessoas podem confiar umas nas outras e também nos governos.

A questão é que, para os finlandeses, a felicidade parece não estar propriamente atrelada a bens materiais e, muito menos, à ostentação e ao consumismo - vistos como futilidade e motivos de “vergonha alheia”.

O foco está na teia social que faz com que cada um se sinta amparado e seguro, inclusive nas relações com o poder público.

Visita de Camarão ao Grupo Mirante

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve hoje cedo fazendo uma visita ao Grupo Mirante.

E veio cumprir dois compromissos: no Bom Dia Mirante, concedeu entrevista ao jornalista Clóvis Cababau, no quadro 'Bastidores'; e no Portal Imirante, onde bateu papo com a jornalista e comentarista de política Carla Lima.

O vice-governador foi recepcionado, na chegada, pelo jornalista Evandro Júnior, do Imirante.

 -----------------------------------------------------------------------------

O jornalista Evandro Júnior, do Imirante.com, com Felipe Camarão
O jornalista Evandro Júnior, do Imirante.com, com Felipe Camarão

Proposta de reajuste

A Secretaria de Estado da Educação apresentou uma nova proposta de acordo ao Sinproesemma na tentativa de encerrar o movimento grevista que está próximo de completar um mês.

Nas redes sociais, o secretário de Educação e vice-governador Felipe Camarão destacou que a nova oferta do Executivo é de reajuste de 11%, mas escalonado em duas parcelas, além de inclusão de novas progressões e titulações.

Esta foi a décima reunião de negociação entre o Sinproesemma e o Governo do Maranhão. Os professores, que decidirão sobre o que foi proposta em assembleia, cobram reajuste de 14,95%.

 --------------------------------------------------------------------------------

Carreta da Mulher

Mais de 700 atendimentos foram realizados pela Carreta da Mulher, viabilizada pelo deputado estadual Neto Evangelista, em parceria com a Secretaria da Mulher, no bairro do São Francisco, na terça-feira.

A iniciativa é uma forma de comemorar o mês do Dia Internacional da Mulher, além de colaborar com a saúde das moradoras.

Carreta da Mulher...2

O equipamento disponibilizou serviços de saúde às moradoras do bairro, como mamografia, preventivos, testes de glicemia, testes rápidos e aferição de pressão.

Além disso, outras atividades foram realizadas, como ações de combate à violência doméstica, palestras e debates sobre o assunto.

Líder do governo

O novo líder do governo na Câmara Municipal de São Luís é o vereador Daniel Oliveira. O parlamentar foi anunciado esta semana pelo prefeito Eduardo Braide.

Oliveira assume a vaga de Raimundo Penha, que entregou o cargo após a aprovação do Orçamento 2023.

Enchentes no Maranhão

Na sessão plenária de terça-feira na Assembleia Legislativa, o deputado Francisco Nagib chamou atenção para o drama vivido por milhares de famílias prejudicadas pelas enchentes decorrentes das fortes chuvas que têm caído em 33 municípios maranhenses.

Ele elogiou a atuação do governador Carlos Brandão, de secretarias, prefeituras, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil na assistência às vítimas, com socorro médico, alojamento e outras ações, bem como destacou o apoio do governo estadual às prefeituras.

O parlamentar enfatizou, também, o trabalho realizado pelo prefeito Deibson Balé, de Trizidela do Vale, um dos municípios atingidos devido ao transbordamento do Rio Mearim e que está na lista dos que estão em estado de emergência.

Aula inaugural

No início desta semana foi realizada a aula inaugural da 26ª turma do projeto de extensão do Curso de Formação Continuada da Universidade Integrada da Terceira Idade, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão.

A Universidade Integrada da Terceira Idade é um projeto de extensão mantido pela parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, Governo do Maranhão, Instituto de Previdência do Estado do Maranhão e o Serviço Social do Comércio, que, por meio da Uniti, tem proporcionado o curso de formação continuada, garantindo velhice digna, prazerosa e com qualidade de vida aos seus alunos.

Para escrever na pedra:

“Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”. Do poeta Vergílio Ferreira.

TRIVIAL VARIADO

O início do governo Lula foi o tema do debate na edição de terça-feira (21) do podcast ‘Cartas na Mesa’, do Imirante. 

Na bancada com os jornalistas Gilberto Léda e José Linhares Júnior, o presidente do Novo, Leonardo Arruda, e o militante do PCdoB e sociólogo Marcos Silva avaliaram os três primeiros meses da gestão petista e falaram sobre expectativas para o Brasil do futuro.

As fortes chuvas que caem em São Luís estão causando estragos no Centro Histórico. Na subida da Praça Pedro II, uma parte do muro de contenção caiu, jogando barro e pedras sobre a via.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.