(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Margarida Teixeira no Cabana do Sol

Mais: Festival de Banheiro e Cozinha

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Presença das mais festejadas, ontem, no jantar do restaurante Cabana do Sol: Margarida Teixeira, em grupo formado, entre outros, por Vanuza Araújo, Francisca Barbosa, Reges Fialho e o Repórter PH
Presença das mais festejadas, ontem, no jantar do restaurante Cabana do Sol: Margarida Teixeira, em grupo formado, entre outros, por Vanuza Araújo, Francisca Barbosa, Reges Fialho e o Repórter PH

-----------------------------------------------------                                                    

Alcione será homenageada pela UFMA

Alcione receberá mais uma grande homenagem pelos seus 50 anos de carreira. A cantora, que será enredo da Mangueira no Carnaval de 2024, vai ser homenageada pela Universidade Federal do Maranhão com a distinção honorífica Mérito Cultural, categoria personalidade nacional.

A honraria está prevista no artigo 74, “Das Dignidades Universitárias”, parágrafo 4, do Estatuto da UFMA.

É conferida a personalidades nacionais ou estrangeiras que se destaquem por relevantes atividades ou trabalhos prestados ao desenvolvimento da cultura em qualquer das suas áreas.

A sessão solene do Conselho Universitário para a entrega do título à Alcione, que deve acontecer no primeiro semestre deste ano, também homenageará in memoriam outro maranhense ilustre da música brasileira: o cantor e compositor João do Vale, nascido em Pedreiras.   

ICF de março

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga na quarta-feira, os resultados de março da Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

A pesquisa é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio.

O indicador mede com precisão a avaliação que os consumidores fazem dos aspectos importantes da situação de vida de suas famílias, tais como capacidade de consumo atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, condições de crédito, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.

Festival de Banheiro e Cozinha

O Grupo Potiguar está realizando o Festival de Banheiro e Cozinha até o final do mês de março em todas as lojas de São Luís, Bacabal e Imperatriz.

E com ofertas também para compras realizadas pelos canais digitais do grupo.

Os arquitetos do Grupo Potiguar estão a postos nas lojas para ajudar a tirar dúvidas ou dar dicas sobre esses dois ambientes.

Lançamento de foguete

Um novo capítulo para o Programa Espacial Brasileiro teve início no domingo (19), às 14h52, com o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, o de número 500 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O veículo levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil em um voo que durou 4 minutos e 33 segundos.

O Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, destacou que a Operação, denominada Astrolábio, é o resultado da parceria entre o DCTA e a empresa sul-coreana INNOSPACE e demonstra a capacidade nacional em desenvolver tecnologias espaciais e lançar foguetes.

 -----------------------------------------------------------------------

Em almoço no restaurante Cabana do Sol, o jornalista Fernando Oliveira com o presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe e o reitor da UFMA, Natalino Salgado
Em almoço no restaurante Cabana do Sol, o jornalista Fernando Oliveira com o presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe e o reitor da UFMA, Natalino Salgado

A força de Natalino Salgado

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, tem procurado estreitar cada vez mais os laços com a bancada federal do Maranhão na Câmara e no Senado e intensificado gestões para conseguir recursos de emendas ao orçamento da União em benefício da Universidade.

Em Brasília, além de ser recebido por ministros da linha de frente do governo Lula, Salgado encontra apoio aos pleitos da UFMA de parlamentares das diversas matizes políticas, buscando construir as pontes necessárias para canalizar o investimento de que a Universidade tanto precisa

O reitor pretende apresentar à classe política, em data ainda a ser definida, as realizações da sua gestão nesses três anos e quatro meses do terceiro mandato e os avanços alcançados no ensino, pós-graduação, pesquisa, inovação, empreendedorismo e extensão, que tornaram a UFMA uma instituição respeitada no estado, no Nordeste e no Brasil.

A força de Natalino Salgado...2

Natalino Salgado também é um dos principais articuladores e lideranças do movimento nacional, capitaneado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que dialoga com o governo federal para recuperar os recursos orçamentários e fortalecer as universidades e institutos públicos federais e a ciência nacional.

Vale lembrar que em julho próximo a UFMA realizará consulta prévia para a escolha do novo reitor e vice-reitor da instituição. E o próximo gestor ou gestora terá a felicidade de encontrar uma UFMA muito melhor, mais moderna, inovadora, inclusiva e competitiva.

O candidato apoiado por Natalino já entra na disputa como franco favorito.

 -----------------------------------------------------------------------------

Ainda no restaurante Cabana do Sol, o Repórter PH com Itaquê Mendes Camara e Anilton Maia
Ainda no restaurante Cabana do Sol, o Repórter PH com Itaquê Mendes Camara e Anilton Maia

Educação especial inclusiva

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 5ª Promotoria de Justiça Especializada, promove nesta quinta-feira, 23, às 10h, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do MPMA, a palestra “Educação especial inclusiva: aspectos legais e educacionais”, que será ministrada pela pedagoga Gardênia Pinho Abreu.

A palestrante é especialista em Psicopedagogia e em Educação, com concentração em Neuropsicologia e Psicopedagoga da Clínica Diálogos.

Durante a palestra, Gardênia Abreu abordará conceitos e aspectos legais específicos da educação.

DE RELANCE

Situação de emergência

O governador Carlos Brandão decretou ‘situação de emergência’ em 20 municípios maranhenses afetados pelas intensas chuvas.

Segundo o decreto, a medida tem o objetivo de preservar o bem-estar da população, assim como as atividades socioeconômicas nas regiões atingidas por eventos adversos.

Pelo documento, ficam autorizados os órgãos da administração pública estadual que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil a prestarem apoio suplementar técnico, operacional e financeiro aos municípios afetados, mediante prévia articulação e integração com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em articulação com todos os setores do Estado e com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Carreta da Mulher

O deputado estadual Neto Evangelista, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, levará diversas ações e serviços, por meio da Carreta da Mulher Maranhense, ao bairro São Francisco, nesta terça-feira.

A carreta estará disponível à população das 8h às 12h e das 14h às 17h, na avenida Ferreira Gullar, em frente ao Residencial José Chagas.

Serviços de saúde, como mamografia, preventivos, testes rápidos, de glicemia e aferição de pressão serão ofertados.

Além disso, outras atividades também serão realizadas, como ações de combate e prevenção à violência doméstica e palestras.

Abril Verde

O mês de abril se aproxima e nesse período órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho vão aderir à campanha ‘Abril Verde’, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.

O mês de abril foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.

No Maranhão, a mestra em saúde corporativa com abrangência em autarquias e indústrias Daniella Andrade, que comanda a D Andrade, especializada no segmento de qualidade de vida, saúde ocupacional e consultoria, também estará engajada em diversas ações.

Ela diz que o objetivo da campanha é alertar a população de que acidentes de trabalho não ocorrem por acaso, mas por descaso.

Concha Acústica

A prefeitura de São José de Ribamar entregou a Concha Acústica totalmente revitalizada. Foram anos de espera, mas a atual gestão garantiu o compromisso firmado e entregou para o município um dos principais cartões postais da cidade.

Na reforma, foi feita cobertura metálica, recuperação estrutural de concreto armado, implantação da acessibilidade, com piso tátil e plataforma elevatória, substituição do granito e substituição de esquadrias e aparelhos sanitários, além de outros serviços.

Em suas andanças pelo interior do estado, o médico Pedro Filho Brito conseguiu resgatar uma fruta quase em extinção: o maracujá de mesa. Graças a um agricultor da região que cultiva essa delícia cada vez mais rara, Pedro Filho trouxe esses dois frutos para o PH
Em suas andanças pelo interior do estado, o médico Pedro Filho Brito conseguiu resgatar uma fruta quase em extinção: o maracujá de mesa. Graças a um agricultor da região que cultiva essa delícia cada vez mais rara, Pedro Filho trouxe esses dois frutos para o PH

Alta performance

Cursos de alta performance com aulas presenciais e facilitadores reconhecidos no mercado nacional. Esta é a proposta da rodada de cursos voltados para Comunicação e Imagem, Cerimonial, Eventos e Segurança de Autoridades a serem realizados nos meses de junho e agosto, em São Luís.

Gestão Estratégica de Imagem e Reputação, Comunicação Não-Violenta; Gestão Estratégica em Segurança e Cerimonial; Reputação, Marca e Gestão da Imagem Pública, relacionamento com a Imprensa e gerenciamento de crise são algumas das temáticas que serão abordadas.

Ao todo, são nove cursos ofertados que apresentam conteúdos e técnicas para o desenvolvimento pessoal e profissional com base na demanda atual do mercado.

A capacitação é multidisciplinar e complementar para o profissional de qualquer área de atuação. Cada curso será ministrado em dois dias, com duração de 12 a 16 horas de aulas.

Alta performance...2

A organização dos cursos é da empresa “E dos S Teixeira”, que tem como premissa a capacitação multidisciplinar e atualização de conteúdos que impactam na construção de uma carreira de sucesso por meio de uma educação continuada.

As inscrições já estão abertas. E as aulas serão ministradas na sede do Instituto de pós-graduação Navigare, no Cohafuma.

Para escrever na pedra:

“A amizade verdadeira é aquela que o tempo não apaga, a distância não separa e a maldade não destrói”. De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

O Ministério dos Transportes e o Banco Mundial negociam programa de R$ 4,5 bilhões para melhoria da malha federal.

Imposto de Renda: contribuintes podem destinar até 3% do IR para ações de promoção, proteção e defesa de crianças, adolescentes e idosos.

A noite de segunda-feira no restaurante Cabana do Sol, além de muitos grupos festejando datas especiais, tinha uma presença especial: de Margarida Teixeira, que hoje mora no Rio de Janeiro.

Também por lá, Zefinha Bentevi (com um grupo de amigas), Vanuza Araújo e Benjamin Franklin Alves, Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa, Reges Fialho com o filho Marcelo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.