(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Laureados da festa do Oscar

Mais: Alcione como enredo da Mangueira

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
DESTAQUE da edição do PH Revista deste fim de semana, a festa de premiação da 95ª edição do Oscar, em Hollywood, com destaque para os principais laureados da noite
DESTAQUE da edição do PH Revista deste fim de semana, a festa de premiação da 95ª edição do Oscar, em Hollywood, com destaque para os principais laureados da noite

CLIQUE AQUI E ACESSE O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

----------------------------------------------

 Alcione vai ser enredo da Mangueira

Mangueirense e baluarte da verde e rosa, a cantora maranhense Alcione será tema do enredo da Estação Primeira de Mangueira no Carnaval carioca de 2024. O anúncio foi feito no começo da semana, segunda-feira, por meio das redes sociais da icônica escola de samba do Rio Janeiro.

A escolha de homenagear a cantora, que não nega o amor pelo pavilhão, surgiu com um desejo pessoal da presidente Guanayra Firmino que, há mais de dez anos, quer contar a história de Marrom na Marquês de Sapucaí.

A decisão também é a realização da vontade da comunidade, que pede, nas quadras e nas redes sociais, a Diva como enredo da escola.

– Sempre quis que ela fosse homenageada. Agora, em minha gestão, consegui e não poderia ser diferente – contou Guanayra.

50 anos de carreira

O convite foi feito pela própria presidente, que recebeu uma resposta emocionada da cantora. Em sua casa, Alcione, 75 anos, que completa 50 anos de carreira em 2023, aceitou ter sua vida dentro e fora dos palcos cantada pela escola do coração.

Os carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon, que estrearam na verde e rosa neste ano, assinarão o desfile em homenagem à Marrom. No Carnaval deste ano, a dupla conquistou o quinto lugar no Grupo Especial com o enredo “As Áfricas que a Bahia Canta”.

Porém, esta não será a primeira vez que a cantora é homenageada na Avenida. Ela já foi enredo da Unidos da Ponte, em 1994, e da Mocidade Alegre, em São Paulo, que conquistou o vice-campeonato com Alcione, em 2018.

Quebrando fama negativa

Mangueira pretende, mais uma vez, contrariar a fama negativa dos enredos de homenagem. Desde 1980, a escola já foi cinco vezes campeã do carnaval carioca com temas sobre grandes personalidades da cultura brasileira.

Os homenageados que trouxeram sorte e inspiração à verde e rosa foram Braguinha, em 1984, Dorival Caymmi, em 1986, Carlos Drummond de Andrade, em 1987, Chico Buarque, em 1998, e Maria Bethânia, em 2016.

O lançamento do enredo completo e do logo oficial acontecerá no dia 28 de abril, aniversário de 95 anos da Mangueira.

Um amor de longa data

A relação quase romântica entre Alcione e Mangueira começou em 1974, na quadra da agremiação. Em sua primeira visita à casa da escola, a cantora se apaixonou. Desde então, além de ser presença obrigatória nos desfiles, Marrom cita, canta, veste e vive a Estação Primeira antes, durante e depois do Carnaval.

Em suas quase cinco décadas de dedicação, ela se transformou em um dos principais ícones da agremiação, participando ativamente da comunidade e fundando, em 1987, a escola mirim Mangueira do Amanhã.

Elton John em São Luís

Tudo certo para o show-tributo que o cantor e pianista Rafael Dentini vai apresentar em São Luís no próximo dia 24 de março, no salão de eventos do hotel Blue Tree Towers São Luís.

Para homenagear o Rocket Man, a empresa  AMZ Company, de Alípio Moraes e Márcio Barbosa, traz para uma única apresentação nesta Capital o maior tributo ao ícone inglês já prestado na América Latina. Trata-se de “Elton Live - Por Rafael Dentini”.

Os fãs maranhenses de Elton John terão a oportunidade de celebrar a carreira de um dos maiores astros da história da música e se emocionar com esse maravilhoso tributo em sua homenagem.

Elton John em São Luís...2

Os ingressos para o show-tributo a Elton John já estão quase esgotados.

Afinal, é um espetáculo que já foi visto por milhares de pessoas no Brasil, EUA e Europa e promete ser marcado pelos maiores sucessos da fase de ouro de Elton John, interpretados pelo músico paulista Rafael Dentini e uma banda incrível.

Além disso, a produtora oferece o serviço exclusivo Concierge AMZ, que permitirá aos clientes antecipar seus pedidos de consumação e garantir ainda mais conforto durante o espetáculo.

A programação incluirá, ainda, os DJs Sérgio Murillo e Giovanni Feghalli.

José Jorge Leite Soares confirmou para o dia 20 de abril sua posse na Academia Maranhense de Letras
José Jorge Leite Soares confirmou para o dia 20 de abril sua posse na Academia Maranhense de Letras

Posse de José Jorge na AML

O escritor José Jorge Leite Soares já bateu o martelo e marcou a data da solenidade em que irá tomar posse na Cadeira 23 da Academia Maranhense de Letras.

De comum acordo com o acadêmico Alberto Tavares da Silva, que vai saudá-lo em nome da Casa de Antônio Lobo, foi escolhido o dia 20 de abril.

José Jorge foi eleito em setembro do ano passado para a cadeira que foi ocupada pelo escritor e engenheiro Luiz Phelipe Andrés.

Posse de José Jorge...2

Decano da Academia, o ex-presidente da República José Sarney, já confirmou que estará presente na cerimônia de posse.

Sarney, a propósito, completa 93 anos no dia 24 de abril e vai reunir a família e alguns amigos para comemorar a data em sua casa, no Calhau, que acaba de passar por uma ampla reforma.

DE RELANCE

O espião que pulou o muro

Em boa hora Daniel Scola fez o registro e nós pegamos carona no assunto palpitante: Harold Adrian Russell era britânico, aluno-prodígio, aplicado estudante das melhores escolas, fez faculdade em Cambridge e acabou tomando o rumo comum para jovens com esse perfil na década de 1940, ou seja, ingressou no serviço de inteligência britânico.

Passou a ser chamado pelo apelido de Kim Philby e revelou seu estilo maquiavélico e ardiloso. Era bem remunerado para entregar planos e dedurar colegas do seu próprio país.

Em pleno stalinismo, ele admirava o regime ao qual decidiu servir ao virar um espião russo infiltrado na então terra da rainha.

O espião que pulou o muro...2

Os soviéticos eram especialistas em mudar a história. “Esqueceram” que Stalin havia sido um terrorista quando jovem na Geórgia e apagaram Trotsky das fotos com colegas bolcheviques, como se fatos pudessem ser alterados ao bel-prazer.

Philby espionou para essas pessoas por décadas a fio, entregou muita gente que foi morta. Acabou exilado em Moscou, morreu em 1988.

A história dele foi contada pela primeira vez na biografia escrita pelo jornalista Phillip Knightley, intitulada Philby. É uma trajetória cuja motivação é ideológica, e o resultado é trágico.

Philby entregava, sem remorso, segredos britânicos. A inteligência soviética não poderia ter recrutado uma pessoa mais bem informada do que Philby.

O espião que pulou o muro...3

Em 2015, o jornalista Ben Macintyre pesquisou novos documentos e descobriu mais segredos sobre Philby. Escreveu uma biografia sobre o espião dos espiões. Era coisa para filmes de Hollywood, mas os americanos também tiveram problemas domésticos com seu superespião, Aldrich Ames, outro agente duplo, recrutado pelos soviéticos no topo da CIA, que espionava por dinheiro, não por ideologia como Philby.

Hollywood parece ter ficado constrangida de contar a história de um entreguista britânico tendo um com viés tão capitalista em seu quintal.

O espião que pulou o muro...4

Agora, finalmente, os britânicos estão assistindo à excelente série A Spy among Friends (Um Espião entre Amigos), que conta as peripécias de Philby em atuações dos astros Damian Lewis (Homeland e Billions) e Kevin Bacon.

Sem dar spoiler, o final da disputa é que a espionagem não feriu o comunismo. O muro de Berlim caiu, em 1989, porque que a população não aguentava mais ser espionada pela Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental.

E a União Soviética se dissolveu, em 1991, porque os jovens, igualmente, ansiavam por liberdade.

Bilhões gastos e centenas de vidas perdidas para uma disputa sem resultado.

 

O grupo CDC é uma das atrações deste sábado, 18, no Quintal Lagoa
O grupo CDC é uma das atrações deste sábado, 18, no Quintal Lagoa

Samba no Quintal Lagoa

O Quintal Lagoa recebe para mais uma edição do Samba de Quintal neste sábado, os grupos CDC e Samba de Reis.

Com toda autenticidade do samba e pagode, o único gastrobar da Lagoa da Jansen com clima de boteco abre as portas a partir das 18h.

Outra atração da noite é o DJ Karley.

Sobre o Quintal Lagoa

A propósito: o Quintal Lagoa completou seu 1º ano no dia 15 de dezembro de 2022 e, desde sua abertura, é o destino dos amantes da boa música e da melhor comida de boteco.

Ele fica localizado na Lagoa da Jansen, próximo à Sères Pães e proporciona aos clientes a atmosfera de boteco com ambiente amplo, atendimento personalizado e palco para receber expoentes do samba e artistas locais da nova geração.

O estabelecimento funciona de quarta a sábado, das 18h às 2h. Entre quarta-feira e sexta-feira, a casa oferece happy hour das 18h às 20h.  

Usina do Sebrae

A Usina de Energia Solar do Sebrae no Maranhão já está em operação.

Localizada no terreno do Multicenter Negócios e Eventos, a planta de placas fotovoltaicas vai produzir eletricidade suficiente para suprir a necessidade de abastecimento dos prédios da instituição em São Luís.

Essa é a primeira de uma série de três plantas fotovoltaicas que o Sebrae no Maranhão irá construir nos próximos quatro anos, com o objetivo de tornar a instituição autossuficiente em geração de energia elétrica para todas as suas instalações no Maranhão.

A usina tem 154 placas fotovoltaicas que tem a capacidade de gerar 75 quilowatts força (75kw/p) e três inversores de 25 quilowatts. A obra de construção ainda em outubro de 2022.

Tentativas de fraude

Os maranhenses sofreram, em 2022, milhares de tentativas de fraude de identidade, quando golpistas tentam se passar pelo consumidor.

O ranking nacional da Serasa Experian é liderado por São Paulo. Pessoas de 36 a 50 anos foram as mais atingidas.

No recorte por setor, lideram as tentativas com o segmento de bancos e cartões.

– O consumidor precisa ter total atenção com seus dados pessoais, desconfiar de ofertas milagrosas e não clicar em links desconhecidos – diz a direção da Serasa.

Verdade seja dita

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, travam um duelo silencioso em relação às famosas medidas provisórias no Congresso.

Arthur Lira e seu centrão, viciados em orçamentos secretos, não abrem mão desse poder paralelo de submeter o Executivo a seus interesses, extrapolando suas atribuições constitucionais e paralisando o governo.

Na opinião dos principais analistas políticos, Lula e Haddad precisam de muita astúcia para negociar com a ambiciosa dupla presidencial do Congresso.

Verdade seja dita...2

Entra governo, sai governo e velhas práticas perduram, sempre em nome do apoio político e da governabilidade.

No governo Lula não é diferente: loteamento de ministérios, direções de estatais e de órgãos públicos em geral, barganhas e chantagens por cargos e verbas – o famigerado toma lá dá cá, com o centrão dando as cartas.

Alternam-se alguns agentes e atores, mas o cenário e o enredo continuam os mesmos. Ou, dizendo de outra forma, mudam as moscas...

MA é destaque no festival de Robótica

As equipes de Fórmula 1 do SESI Maranhão, Pugnator, Graffeno e Ragnar, estão classificadas para o mata-mata do Torneio Nacional F1 in Schools. 

 Ao todo foram 44 times de todo o Brasil disputando 24 vagas para a fase eliminatória da competição, que é uma das competições do Festival Nacional de Robótica.

Vale destacar que o Maranhão é o único estado com três equipes classificadas para a próxima etapa da competição, que será realizada neste sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Outro feito dos maranhenses é que das três equipes que alcançaram a nota máxima em escrutínio no Brasil uma é maranhense: a equipe Graffeno, da Escola SESI, em Imperatriz.

 

Na noite boêmia da cidade, degustando bons vinhos, Luciano Gomes e Marco Moura da Silva
Na noite boêmia da cidade, degustando bons vinhos, Luciano Gomes e Marco Moura da Silva

Piano de volta ao Senac

Confirmado: as apresentações ao piano voltarão a fazer parte da programação do Restaurante Escola do Senac, a partir deste sábado.

A programação musical iniciará com o tradicional e saborosíssimo buffet de feijoada servido aos sábados no Restaurante.

Um menu que poderá ser apreciado ao som de chorinho, samba e bossa nova, que serão interpretados pelo maestro Deywson Lopes no piano. 

Para escrever na pedra:

“A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos”. De Fernando Pessoa, poeta português.

 TRIVIAL VARIADO

Nesta segunda-feira, dia 20, a designer Cintia Klamt Motta será uma das mulheres homenageadas na Sessão Solene em comemoração ao “Dia da Mulher Empreendedora Maranhense da Rede AME-MA”.

A cerimônia será realizada às 15h, no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman, sede do Poder Legislativo estadual.

Pesquisa mostra o crescimento de 342,3% nas vendas de produtos à base de cannabis nas farmácias do Brasil desde 2018.

Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite estão desde sexta-feira em São Paulo visitando os filhos e netos dele.

O casal aproveita para fazer os últimos acertos referentes à mudança para o Maranhão, agora em abril, do filho Alan Leite, com a família.

Mulheres com mais de 40 anos que fazem curso superior estão publicando suas histórias na web, em apoio a Patrícia Linares, 44, alvo de etarismo.

Patrícia Linares, 45 anos, viralizou ao expor as ofensas que recebeu das colegas, em São Paulo, por estar cursando uma faculdade depois dos 40 anos.

Um dado preocupante sobre o câncer colorretal: em média, 265 brasileiros são internados diariamente no SUS por complicações graves relacionadas ao câncer de intestino.

Nas regiões Norte e Nordeste, por causa das diferenças climáticas, o Dia da Árvore é celebrado em 24 de março, e não em 21 de setembro, como nas demais regiões.

Nascida em março de 1923, a ex-primeira dama do Estado, dona Eney Tavares Neiva de Santana entra, no próximo dia 25, para a lista das mulheres centenárias da sociedade maranhense.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.