(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Edilson Baldez com Romeu Zema

Mais: Novo clipe de Betto Pereira

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema

 Baldez com Romeu Zema

A reunião do presidente da Fiema, Edilson Baldez, com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ocorreu durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha – Edição 2023, que discutiu “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”. 

O Encontro, no qual Baldez também esteve com o proprietário da Localiza, Salim Mattar, é o maior em relevância para o relacionamento entre Brasil e Alemanha e é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae). 

Além de promover networking e conexão, o Encontro Econômico Brasil-Alemanha objetiva fortalecer as relações e aprofundar a parceria estratégica bilateral, discutir novos investimentos e oportunidades de cooperação, apresentar propostas para a melhoria do ambiente de negócios e facilitar o relacionamento comercial entre empresas.

Tentativas de fraude

Os maranhenses sofreram, em 2022, milhares de tentativas de fraude de identidade, quando golpistas tentam se passar pelo consumidor.

O ranking nacional da Serasa Experian é liderado por São Paulo. Pessoas de 36 a 50 anos foram as mais atingidas.

No recorte por setor, lideram as tentativas com o segmento de bancos e cartões.

– O consumidor precisa ter total atenção com seus dados pessoais, desconfiar de ofertas milagrosas e não clicar em links desconhecidos – diz um diretor da Serasa.

Redes sociais e conteúdo

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do Projeto de Lei das Fake News (PL 2.630/2020), afirma que a norma deve prever que redes sociais paguem veículos jornalísticos pelo compartilhamento de reportagens.

O parlamentar argumenta que a medida é fundamental ao combate à desinformação.

E diz ainda que é preciso estender a imunidade parlamentar à internet.

A medida é apoiada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas encontra resistência do presidente Lula.

Federação partidária

Apesar das dificuldades, União Brasil e PP continuam as conversas para a possível formação de federação após a instalação das comissões permanentes da Câmara dos Deputados.

Se confirmada a atuação em conjunto, as duas legendas vão reivindicar a presidência da Comissão Mista de Orçamento que, nesse caso, ficaria a cargo do deputado paraense Celso Sabino (União).

Os dois partidos somaram 108 federais e 15 senadores.

DE RELANCE

Novo clipe de Betto Pereira

As celebrações pelos 40 anos de carreira do artista plástico, cantor e compositor Betto Pereira, continuam com a estreia, nesta sexta-feira, às 15h, no canal oficial do artista no YouTube, do primeiro clipe do single “Nação Vibration”, do DVD “Mina Negra”, gravado ao vivo, no estúdio Sonato, em São Luís.

Ao todo, foram nove faixas gravadas que marcaram a trajetória artística de Betto – maranhense, radicado em Petrópolis (RJ) –, que fazem parte do cancioneiro popular maranhense, entre elas: “Toque de Amor”, “Terecô” e “Menina da Praia”.

Além da faixa título do DVD, tem “Bloco de Rua”, “Ana e a Lua”, “Uma dupla de Dois”, e uma já conhecida em shows mas ainda inédita, “Ducaramba”, está entre as surpresas dessa releitura.

 

Betto Pereira celebra 40 anos de carreira com o lançamento, hoje, do primeiro clipe do single “Nação Vibration”, do DVD “Mina Negra”
Betto Pereira celebra 40 anos de carreira com o lançamento, hoje, do primeiro clipe do single “Nação Vibration”, do DVD “Mina Negra”

Novo clipe de Betto Pereira...2

“As pessoas começaram a me cobrar um produto audiovisual de minha obra, principalmente, empreendedores e o público de restaurantes e barzinhos, da Capital e de outros municípios, onde a trilha musical é exibida em telão, através do Youtube”, conta Betto.

Durante a sua passagem para participar do São João em São Luís, o projeto foi concretizado. “Fiz questão de gravar com outros músicos maranhenses, e em um estúdio emblemático, de propriedade de Fernando Motta, que assinou a mixagem”, acrescenta. A saber, Fernando Motta é filho do Maestro Nonato, líder da banda Nonato e Seu Conjunto, um capítulo fundamental na história da produção fonográfica no Maranhão.

A banda que acompanha Betto Pereira é formada por Guga Sanvas (guitarra), Jessé Fonseca (teclado), Fofo Black (bateria), Dark Brandão (percussão) e Davi Oliveira (baixo).

Novo clipe de Betto Pereira...3

A cada quinze dias haverá estreia de uma faixa do DVD “Mina Negra”. E a intenção é estender esse trabalho para um segundo volume para que mais músicas do autor possam ter essa acessibilidade e difusão como um produto cultural de referência e de excelente qualidade estética.

A produção é de Tatiana Ramos, com coordenação de Rose Carvalho. Imagens de Carlinhos Pereira e Júnior, edição de Carlinhos Pereira.

As comemorações dos 40 anos de carreira de Betto Pereira começaram em novembro de 2022 com a exposição Cazumbá Mundi, que esteve em cartaz no Convento das Mercês, na capital maranhense, e no Rio de Janeiro.

Betto Pereira tem shows marcados para este primeiro semestre, no Maranhão.

Novas regras para adoção de animais

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o Projeto de Lei 50/19 que estabelece a obrigatoriedade de pet shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos similares fixarem cartazes que incentivem a adoção de animais domésticos.

A proposta agora será avaliada pelo Senado.

O cartaz deverá conter informações como o nome da instituição responsável pela oferta (ONG ou entidade defensora dos animais), telefone e e-mail para contato e orientações sobre a importância da adoção responsável e os benefícios desta ação para os animais.

Novas regras...2

Os animais disponíveis para adoção deverão ser entregues já vacinados e vermifugados, e os custos relacionados ficarão por conta dos adotantes ou das próprias instituições responsáveis pela adoção.

O autor da proposta, deputado Fred Costa (Patriota-MG), defende que a medida tem como objetivo reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas, onde estão sujeitos a sofrer violência, contrair doenças e se envolver em acidentes de trânsito.

O charmoso cantor César Martins estourou nas redes sociais com uma nova música romântica, “Luana”
O charmoso cantor César Martins estourou nas redes sociais com uma nova música romântica, “Luana”

IR e dificuldade

Quem tentou prestar contas com o Leão no primeiro dia do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física enfrentou dificuldades.

Muita gente relatou que, no aplicativo da Receita, a mensagem era de sistema em manutenção.

Já no site houve dificuldades para carregar os formulários.

Só no Maranhão, estima-se que quase um milhão de pessoas devem apresentar declarações do IRPF.

A declaração do Imposto de Renda 2023 começou a ser entregue no dia 15 de março e o prazo vai até o dia 31 de maio.

No total, são 78 dias para preencher e enviar toda a documentação.

Samba do Pinto no Blue

Tudo pronto para a edição especial do Samba do Pinto. O evento acontece neste sábado (18), às 19h, no Hotel Blue Tree (Calhau).

Desta vez, o ziriguidum, em edição especial, será, também, em homenagem ao aniversário do produtor cultural e idealizador da iniciativa, o pisciano Mário Júnior, extensiva a outros aniversariantes que também marcarão presença.

No palco estarão Feijoada completa, Os parcas, Argumento e convidados como Pagode do Ivan, Sambaceuma, Raíssa Portela e DJ Olaf (diretamente de Teresina-PI), entre outros.

Para escrever na pedra:

“Sempre que alguém quer esgotar um assunto, esgota a paciência do leitor”. De Oscar Wilde.

TRIVIAL VARIADO

A secretária municipal de Educação de São Luís, Caroline Marques Salgado, participou ontem, em Brasília, de encontro do Consec, o conselho que reúne os secretários de educação das capitais brasileiras.

Em pauta, dois assuntos prioritários: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e piso nacional do magistério.

Os educadores receberam as orientações e diretrizes do novo corpo diretivo do Ministério da Educação.

Está tramitando no Senado, projeto de lei que prevê que as operadoras de cartão de crédito usem o nome fantasia dos estabelecimentos nas faturas.

Atualmente, o documento traz apenas a razão social dos empreendimentos. O autor da proposta diz que a mudança trará mais transparência para o serviço.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.