(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Cíntia Klamt em vias de concluir decoração do 'Cabana'

Mais: o puxão de orelha do presidente

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Jeane Gama com o Repórter PH e a designer Cintia Klamt Motta, que já está finalizando a nova decoração do restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol
Jeane Gama com o Repórter PH e a designer Cintia Klamt Motta, que já está finalizando a nova decoração do restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol

Eleições na UFMA

As eleições para reitor e vice-reitor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) estão movimentadas.

Tudo indica que a pauta que dominará os debates e atividades acadêmicas no retorno das aulas, em 20 de março, será justamente o pleito, que deverá ocorrer entre o final de junho e começo de julho.

Após semanas intensas de articulações políticas e debates entre lideranças políticas, o professor Ridvan Fernandes se retirou da autodenominada “Frente Ampla”.

Eleições na UFMA...2

Isso criou um impasse no campo oposicionista, pois com a impossibilidade de uma unidade na “oposição”, Fernando Carvalho consolidou-se ainda mais como favorito nas eleições, sobretudo após apoio do professor Allan Kardec.

Todavia, a surpresa foi que com a retirada da “Frente Ampla”, o professor Ridvan Fernandes fez um movimento de aliança com o professor Luciano Façanha.

Ministro em congresso

O ministro da Justiça Flávio Dino, participou do último dia do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), no Multicenter Sebrae.

Flávio Dino falou sobre Pacto Federativo, tema de repercussão para os municípios, especialmente no tocante à divisão dos recursos, repasse de verbas e a relação com os Estados e União, para uma plateia de senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores de todo o estado, personalidades políticas, jurídicas e de outros setores.

O ministro defendeu a independência dos três poderes e uma reforma tributária mais progressiva, em que altas rendas sejam mais tributadas, o que poderia isentar as classes mais vulneráveis.

Jogos universitários

O gerente-geral do Rio Poty Hotel & Resort, Armando Ferreira, afirmou que o empreendimento receberá atletas que participarão da décima segunda edição dos Jogos Universitários de Praia (JUBs Praia), de 23 a 30 de abril.

O empreendimento é estratégico para o evento, uma vez que os jogos serão realizados na área da Península da Praia Ponta d’Areia e na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, ou seja, em suas proximidades.

O JUBs 2023 Praia reunirá mais de 2,5 mil atletas do Brasil inteiro em 12 modalidades esportivas e contará com uma grande estrutura.

Jogos universitários...2

O evento, pela sua magnitude, movimentará não somente a cadeia do esporte, mas do turismo e nós estamos preparados para acolher grupos da melhor maneira possível - pontuou Armando Ferreira, que é também presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Os atletas ocuparão não somente quartos, mas também salões do empreendimento.

O evento incluirá as modalidades basquete, beach hand, beach soccer, beach tênis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, skate, surf, vôlei de praia e vôlei 4x4 misto.

Soraia Fialho (ao lado do seu amado Pádua Weber) está botando quente para concluir a reforma do restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, até a Semana Santa – ou no mais tardar, antes do Dia das Mães
Soraia Fialho (ao lado do seu amado Pádua Weber) está botando quente para concluir a reforma do restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, até a Semana Santa – ou no mais tardar, antes do Dia das Mães

Puxão de orelha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu, na terça-feira, uma espécie de puxão de orelha em seus auxiliares.

Durante reunião com ministros, ele determinou que nenhum deles anuncie publicamente qualquer projeto ou política pública, sem antes passar pela Casa Civil, pasta ligada à Presidência sob o comando do ministro Rui Costa (PT).

Para Lula, a unidade e coesão do governo depende de transformar propostas de cada pasta, em propostas de governo.

Há quem diga que o recado foi um petardo em Flávio Dino.

Gestão e modernização

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei 95/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre procedimento de gestão e modernização da reestruturação da Casa.

A matéria segue para sanção governamental.

Entre as ações previstas pelo PL estão a criação da Diretoria de Relações Institucionais, a Diretoria de Acompanhamento, Modernização, Planejamento, Inovação e Sustentabilidade e a instalação da Procuradoria da Pessoa com Deficiência.

Um reforço

Agentes da Força Nacional serão enviados para reforçar a segurança pública no estado do Rio Grande do Norte, que sofreu com ataques a prédios públicos e ônibus e carros incendiados.

Pelo menos 100 agentes da Força Nacional foram deslocados para o estado, além de 30 viaturas.

Eles partiram em aviões cedidos pelo Ministério da Defesa.

As viaturas foram levadas por via terrestre.

 DE RELANCE

Doação de órgãos

Pela primeira vez desde 1998, a fila de espera por um órgão no Brasil passou de 50 mil.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em 2022 foram feitos 21,8 mil procedimentos, pouco mais da metade dos 40 mil transplantes necessários.

Embora o número de doadores esteja crescendo, ele ainda não voltou ao patamar pré-pandemia, com 18,1 por milhão de pessoas em 2019.

Sobre pós-graduação

A semana na Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros, será marcada pelo início das aulas para as turmas do primeiro semestre de 2023 dos cursos de pós-graduação da instituição.

E a primeira disciplina integrada para todos os cursos, “Gestão de Pessoas em Ambientes Corporativos”, será ministrada desta quinta-feira (16) até sábado (18) pelo professor mestre em Negócios Júlio César Maciel.

Ele é administrador e psicólogo com duas décadas de atuação como consultor e palestrante nessa área.

Março Azul

Em média, 265 brasileiros são internados diariamente no Sistema Único de Saúde (SUS) por complicações graves relacionadas ao câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal.

O número, identificado ao longo de 2022, atingiu o maior patamar da década, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Março Azul...2

De acordo com as entidades, os registros de internação trazem números alarmantes: 768.663 hospitalizações só no SUS para o tratamento da doença entre 2013 e 2022.

Já os dados de mortalidade decorrentes desse tipo de câncer indicam que, somente em 2021, foram registrados 19.924 óbitos.

Os casos aumentam, em média, cerca de 5% a cada ano, sendo que houve crescimento de 40% em relação aos casos registrados em 2012 (14.270).

O diretor da TV Mirante, jornalista Alex Barbosa, recebendo a visita de representantes da beleza feminina maranhense nas dependência da emissora, no início deste semana
O diretor da TV Mirante, jornalista Alex Barbosa, recebendo a visita de representantes da beleza feminina maranhense nas dependência da emissora, no início deste semana

Pão com Ovo em casa

Os atores principais da comédia “Pão com Ovo”, César Boaes e Adeílson Santos, anunciaram nova temporada do espetáculo na Casa Pão com Ovo, localizada na Rua das Pipiras, na Ponta do Farol.

As apresentações acontecerão nos dias 17, 18 e 19 de março, sendo sexta e sábado às 20h e domingo às 19h.

O espaço é uma espécie de centro cultural que conta a história da comédia de maior sucesso do teatro maranhense. O público é convidado a uma experiência descontraída e intimista ao lado dos personagens “Dijé” e “Clarisse”.

Inteligência artificial

Na última semana, no município de Pinheiro, aconteceu o lançamento regional da obra "Inteligência Artificial e a Repercussão Geral da Questão Constitucional: Análise Crítica e Parâmetros de Utilização" , do doutor Hugo Assis Passos.

A obra, fruto da tese de Doutorado do autor, analisa de forma crítica o uso de IA'S e seus possíveis impactos no Judiciário brasileiro.

Hugo Assis Passos é advogado há 18 anos, dnoutor em Direito Constitucional e docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão.

Para escrever na pedra:

“Assim como o lutador, o guerreiro da luz conhece sua imensa força; e jamais luta com quem não merece a honra do combate”. Do escritor Paulo Coelho.

TRIVIAL VARIADO

 A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entrega hoje o título de Doutor Honoris Causa a Davi Kopenawa Yanomami. A honraria é um gesto de reconhecimento das universidades a pessoas que deixam um marco de contribuição em certo campo de conhecimento, como as artes, as ciências e a educação.

O Ministério da Educação vai pagar, a partir de março, os valores reajustados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

No assunto: para o Maranhão, serão destinados, no presente ano letivo, mais de R$ 278 milhões para compra de itens da merenda escolar para distribuição a milhares de unidades de ensino nos 217 municípios.

Santo Amaro do Maranhão sediará, nos dias 19 e 20 de maio, um dos maiores eventos da região, grande integração da música nordestina no Maranhão. Uma reunião de amigos e amigas por meio da boa música.

Em tempo: nesta sexta-feira (19), o encontro será na Beira-Rio, maior área de lazer da cidade, a partir das 20h, e no sábado (20), no mesmo horário, em frente à Pousada Sol de Amaro.

 De acordo com dados do Novo Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o Maranhão foi o único estado da região Nordeste com saldo negativo (-522) na geração de novos empregos com carteira assinada no setor da construção civil, em janeiro de 2023.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.