(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Rayssa Leal em Paris

Mais: Domingo tem o Oscar 2023

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

DESTAQUE de capa do PH Revista neste fim de semana, a menina de Imperatriz, Rayssa Leal, 15 anos, na Semana de Moda de Paris, usando a sofisticada grife Louis Vuitton e representando o skate brasileiro

-------------------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-------------------------------------------------------------------

Domingo tem o Oscar 2023

Alô amantes do cinema ou apenas do universo das grandes celebridades! O Oscar 2023 chegou – a maior premiação do entretenimento acontece neste domingo, 12 de março.

Pelo segundo ano, após a pandemia do coronavírus, a cerimônia volta para a sua casa desde 2002, o Dolby Theatre no Hollywood & Highland Center – que agora chama-se Ovation Hollywood.

Aqui, fizemos um guia completo sobre o Oscar 2023, reunindo tudo o que você precisa saber sobre o prêmio: como assistir, apresentações e mais.

Quem vai apresentar o Oscar 2023?

Após três anos de cerimônias sem apresentadores, Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes dividiram as funções de apresentadores do Oscar de 2022.

Já este ano, o bastão será devolvido a Jimmy Kimmel, que apresentou a cerimônia em 2017 e 2018.

O comediante e apresentador de talk show certamente fará questão de evitar confusões daqui para frente. “Ser convidado para apresentar o Oscar pela terceira vez é uma grande honra ou uma armadilha”, brincou Kimmel, em comunicado que acompanha o anúncio em 7 de novembro de 2022.

Isso porque foi em uma de suas apresentações que aconteceu um dos maiores erros do Oscar: quando anunciaram erroneamente La La Land como o vencedor de Melhor Filme, quando o ganhador era, na verdade, Moonlight.

Como assistir ao Oscar 2023?

No Brasil, a transmissão do Oscar 2023 será pela TNT e HBO a partir das 21h. E, a partir das 20h, os canais já irão exibir o tapete vermelho da cerimônia, com os bastidores e entrevistas com celebridades.

Quais serão as performances da noite

Sim, teremos Rihanna nos palcos novamente – após sua icônica apresentação no Super Bowl.

Ela, que recebeu uma indicação na categoria de Melhor Canção Original por “Lift Me Up” de Pantera Negra está confirmada para se apresentar no Oscar 2023.

É esperado que se junte a ela no palco outros indicados, incluindo Lady Gaga, que está na disputa com “Hold My Hand” de Top Gun: Maverick.

Lenny Kravitz, quatro vezes vencedor do Grammy Awards, foi o cantor escolhido para apresentar a performance “In Memoriam” do Oscar 2023.

Como será a cerimônia do Oscar 2023?

Até o momento, pouco se sabe sobre o formato da grande cerimônia.

Entretanto, em novembro do ano passado, a Variety contou em primeira mão que todas as 23 categorias serão incluídas na transmissão ao vivo de 2023.

Curiosidades do Oscar 2023

Na categoria de Filme Internacional, a América do Sul será representada pelos nossos hermanos do Sul, com “Argentina 1985”. O favorito, no entanto, é o alemão “Nada de novo no front”, que conta com o brasileiro Daniel Dreifuss como um dos produtores.

Filme Internacional: Com 'Argentina, 1985', país goleia o Brasil por 8x4 em indicações

Onde assistir a todos os filmes indicados?

Após dois anos de vitórias femininas – com Jane Campion ("Ataque dos cães"), em 2022, e Chloé Zhao ("Nomadland"), em 2021 – o Oscar voltou a não contar com mulheres indicadas na categoria de Melhor Direção.

Apenas três diretoras conquistaram uma estatueta na categoria em 95 anos de premiação. Antes das duas citadas, Kathryn Bigelow (com "Guerra ao terror", de 2008) era a única vencedora.

Steven Spielberg recebeu sua nona indicação ao Oscar de melhor direção por “Os Fabelmans”, igualando marca do amigo Martin Scorsese. Os dois seguem atrás de William Wyler, lendário diretor de “Ben-Hur” (1959), que recebeu 12 indicações na categoria.

“Os Fabelmans” rendeu ao compositor John Williams sua 53ª indicação ao Oscar. Aos 90 anos, ele se tornou a pessoa mais velha a ser indicada ao prêmio.

-------------------------------------------------------------------

DE RELANCE

Elton John ganha tributo no TAA

A turnê de despedida de Elton John dos palcos é um marco histórico na música, não só pelo fim de uma carreira lendária de 50 anos e mais de 300 milhões de discos vendidos, mas também por ser a turnê musical mais lucrativa de todos os tempos.

E para homenagear o Rocket Man, a AMZ Company traz a São Luís o maior tributo ao ícone inglês da América Latina: “Elton Live - Por Rafael Dentini”.

Os fãs maranhenses de Elton John terão uma oportunidade única de celebrar a carreira de um dos maiores astros da história da música e se emocionar com esse maravilhoso tributo em sua homenagem.

O evento acontecerá no dia 24 de março, no salão de festas do hotel Blue Tree Towers São Luís.

 

Rafael Dentini faz um tributo espetacular ao ícone Elton John
Rafael Dentini faz um tributo espetacular ao ícone Elton John

 

Memorie dell´Oblio

A obra Memórias do Esquecimento, do jornalista Flávio Tavares, que escancara a violência da ditadura militar no Brasil, acaba de ser publicada na Itália.

Com o título Memorie dell´Oblio, o livro saiu pela editora Castelvecchi, sediada em Roma, com um belo elogio de José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura: “Magistral. Simplesmente magistral. Li-o de uma assentada só sem poder parar”.

É a primeira edição do trabalho em um país europeu – antes, o texto havia sido publicado em chinês, em Hong-Kong. No Brasil, a obra ganhou o Prêmio Jabuti e o Prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Letras Jurídicas

Uma bem elaborada programação, sob a liderança do presidente Júlio Moreira Gomes Filho, festejou os 37 anos de fundação da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, na última quarta-feira, no Plenário da OAB-MA, culminando com a entrega dos títulos de Membro Benemérito a personalidades da área jurídica, além da outorga das medalhas do “Mérito Jurídico-Acadêmico” aos ex-presidentes da entidade.

Durante o evento, a diretoria fez a entrega da belíssima edição da Revista da Academia.

Festival SESI de Robótica

O mês de março promete mexer com as emoções dos alunos de robótica das Escolas SESI-MA.

Entre os dias 15 e 18 de março, Brasília vai ficar super energizada com a chegada das equipes maranhenses classificadas para o nacional.

As mentes brilhantes da terra do babaçu e do bumba-meu-boi vão levar soluções inovadoras que prometem agitar o evento na capital do país.

Ao todo, 11 equipes maranhenses desembarcam em Brasília na próxima terça-feira, para uma emocionante disputa em três grandes competições que integram a temporada 2022-2023 do Festival SESI de Robótica.

No torneio, que terá como palco o estádio Mané Garrincha, em Brasília, os alunos classificados ou robotiquers, como preferem ser chamados, disputarão com times de todo o Brasil.

Confraria em festa

O Rio Poty Hotel foi palco, na semana passada, de mais uma reunião da Confraria liderada pelo empresário José Walter Maciel e que celebrou em grande estilo um dos aniversariantes da primeira semana março, o gerente geral do hotel, Armando Ferreira.

Como sempre acontece, o aniversariante foi surpreendido por um bolo com velas e um coro de amigos cantando o tradicional “parabéns pra você”.

Ao lado da filha do coração, Maria Clara, a Clarinha, Armando era o próprio retrato da felicidade num ambiente da maior simpatia e cordialidade.

-------------------------------------------------------------------

Na comemoração-surpresa do seu aniversário, no Rio Poty Hotel, Armando Ferreira com o juiz de Direito Eulálio Figueiredo
Na comemoração-surpresa do seu aniversário, no Rio Poty Hotel, Armando Ferreira com o juiz de Direito Eulálio Figueiredo

-------------------------------------------------------------------

Sem adotar o sobrenome do marido

Nome de solteira e nome de casada. Para muitas gerações de mulheres, acrescentar o sobrenome do marido ao seu próprio nome era questão simplesmente inquestionável na hora do casamento.

No entanto, esta realidade vem mudando desde 2002, com a publicação do Código Civil, que permitiu aos noivos, homens e mulheres, a adoção do sobrenome do futuro cônjuge.

Desde a mudança na lei, o número de maranhenses que adotam o sobrenome do marido no casamento caiu bastante no Maranhão.

Sem adotar o sobrenome...2

Em 2002, quando o atual Código Civil foi publicado, o percentual de mulheres que adotavam o sobrenome do marido no casamento chegava a 46,1%. A partir de então, o número começou a cair.

Mais recentemente, em 2022, 28,5% das mulheres que casaram com homens optaram por adotar o sobrenome do cônjuge.

O levantamento também mostra que, em 2022, mais de 50% dos futuros casais optaram por manter os sobrenomes de família.

Sem adotar o sobrenome..3

Historicamente, a situação que ocorria é que a mulher era vista como posse pelo homem nas relações conjugais.

Então, a ideia de assumir o sobrenome consolidava a incorporação dessa mulher na família. Ela se tornaria peça nesse núcleo familiar, e nunca o contrário.

É, sim, um reflexo do empoderamento progressivo da mulher nas relações conjugais.

Uma novidade introduzida pelo atual Código Civil é a possibilidade de adoção do sobrenome da mulher pelo homem, na hora do casamento. Mas, em São Luís, poucos  homens fizeram esta escolha.

Rogério e Gisele Rondon com o Repórter PH e o ex-presidente José Sarney
Rogério e Gisele Rondon com o Repórter PH e o ex-presidente José Sarney

UM CASO raro em São Luís de homem que adotou o sobrenome da mulher: o juiz de Direito Rogério Rondon, casado com a juíza de Direito Gisele Rondon, adotou em nome do amor que os une, o sobrenome da esposa

-------------------------------------------------------------------

Para escrever na pedra:

“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele”. De Buda.

-------------------------------------------------------------------

TRIVIAL VARIADO

O superintendente regional do SESI, Diogo Lima, reuniu-se, esta semana, com o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (AgeUFMA), Fernando Carvalho.

Bjetivo: alinhar as novas fases dos projetos de tecnologia do SESI desenvolvidos em parceria com a universidade. Um deles é o Programa Ergotech, uma plataforma inédita do SESI Maranhão que monitora os sinais vitais e a qualidade de vida do trabalhador da indústria.

Participaram da reunião a coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-MA, Ana Carolina Bandeira, e a assessora do SESI-MA, Adriana Sabatini, além do professor Danilo Lopes, também da AgeUFMA.

Déia e Luiz Campos Paes abriram o seu big apartamento na Península da Ponta d´Areia, para um almoço em homenagem ao amigo Murilo Albuquerque, que está circulando na cidade e hoje será homenageado com jantar no Mamma.

Foi uma tarde de boas conversas e quitutes deliciosos, a começar por um pato no tucupi preparado pela própria anfitriã, que aprendeu os segredos do preparo dessa iguaria com a sogra, em Belém do Pará.

Presentes ainda, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Fernando Albuquerque e este Repórter PH. Destaque para as deliciosas sobremesas assinadas por Soraia Fialho.

Hoje é dia de festejar a historiadora Clores Holanda Silva e a empresária Tália Campos, que estão mudando de idade e vão festejar a data na intimidade da família.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.