(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Talis Freire em circulada pela Europa

Mais: Dia Internacional da Mulher

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Em circulada de férias, com a família, pela Europa, o maranhense Talis Freire, radicado há vários anos em Brasília, fez pausa na Fontanna de Trevi, um dos mais belos cartões-postais de Roma
Em circulada de férias, com a família, pela Europa, o maranhense Talis Freire, radicado há vários anos em Brasília, fez pausa na Fontanna de Trevi, um dos mais belos cartões-postais de Roma

--------------------------------------------------------

Dia Internacional da Mulher

A Fundação da Memória Republicana Brasileira comemora o Dia Internacional da Mulher com a Exposição Literária “Espelhos da Vida – Mulheres na Literatura Maranhense”.

A exposição compreende publicações do período de 1853 a 2023. E será realizada hoje, às 18h, no Salão Comunidade Luso-Brasileira, no Convento das Mercês.

O ponto alto do evento será a palestra “Pontos de Superação”, com Carol Costa, vice-presidente do grupo “Somos todas Marianas”.

 ---------------------------------------------------------

Ainda na Itália, Tales Freire em frente à linda Catedral de Milão com a esposa Patrícia e os filhos Mateus e Marina
Ainda na Itália, Tales Freire em frente à linda Catedral de Milão com a esposa Patrícia e os filhos Mateus e Marina

Endividamento e Inadimplência

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga nesta quarta-feira, os resultados de fevereiro da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Os dados serão apresentados com ênfase no recorte do gênero feminino.

Análises e gráficos serão enviados por e-mail. A pesquisa também poderá ser acessada em www.portaldocomercio.org.br

A Peic é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores. Das informações obtidas, são apurados importantes indicadores: percentual de consumidores endividados, percentual de consumidores com contas em atraso e percentual de consumidores que não terão condições de pagar suas dívidas.

Água e vida saudável

A água com gás, apesar de popular, ainda deixa muitas pessoas em dúvida. Até os fãs mais fiéis da bebida já devem ter se perguntado se o consumo faz bem para a saúde. A verdade é que o produto não causa nenhum dos problemas que comumente associam a ele, como celulite, por exemplo.

Criada no século 18, a bebida foi essencial para a popularização dos refrigerantes que conhecemos hoje e dos drinks alcóolicos, mas é uma grande aliada da vida saudável.

Insegurança jurídica

Ainda repercute no meio empresarial o artigo publicado recentemente pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez, destacando que a insegurança jurídica afeta diretamente o setor industrial sendo um desafio a ser enfrentado para a retomada do crescimento econômico do estado e do país.

Na publicação, Baldez evidencia as consequências que abalaram o mercado produtivo, da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar o Trânsito em Julgado, momento em que uma decisão judicial se torna imutável e indiscutível, mesmo em matéria tributária. 

Segundo o presidente da Fiema, a insegurança jurídica afeta a confiança nos negócios, reflete-se no custo das empresas, no aumento dos juros e da preservação, além de inibir o crescimento do PIB e a atração de investimentos externos.

Como vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), declarou que a CNI mantém uma Agenda Jurídica da Indústria para lidar com essa questão, reunindo demandas de interesse do segmento industrial em tramitação no STF, como as ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) 4.785, 4.786 e 4.787.

Show-tributo a Elton John

Confirmado: São Luís vai receber o maior tributo a Elton John já realizado no mundo. É o show “Elton John Live”, protagonizado pelo cantor e pianista Rafael Dentini, que está sendo trazido pela AMZ Company.

A apresentação acontecerá no dia 24 de março, às 21h, no salão de eventos do Hotel Blue Tree (Calhau). E a programação incluirá, ainda, os DJs Sérgio Murillo e Giovanni Feghalli.

O show é marcado pelas músicas mais conhecidas da carreira de Elton John e o espetáculo é apresentado com figurinos dos anos 1970 feitos sob medida com base em fotografias e vídeos da época.

Todas as músicas são acompanhadas por telões personalizados, além de arranjos e orquestrações reescritas para levar ao público a mais fiel possível experiência audiovisual.

Cover de Elton John, Rafael Dentini arranca aplausos onde quer que se apresente
Cover de Elton John, Rafael Dentini arranca aplausos onde quer que se apresente

Show-tributo a Elton John...2

Rafael Dentini impressiona no palco, graças a muito estudo sobre o ídolo. Ele teve o primeiro contato com as canções de Elton em 1994, aos cinco anos de idade, quando assistiu pela primeira vez ao filme “O Rei Leão”. Foi, também, o período em que começou a estudar e tocar seu instrumento de formação: o piano.

E já são mais de 25 anos de paixão, muita pesquisa, dedicação e estudo para que o show saia com perfeição.

DE RELANCE

Viagens para o Caribe

Começou a temporada de viagens para o Caribe. Aruba, Cancún, Punta Cana, Curaçao, Antigua, Barbados, Bahamas, Cartagena.

Estes são alguns dos destinos mais lembrados quando se fala no Caribe, porção de ilhas paradisíacas que se estendem do topo da América do Sul, pelo Oceano Atlântico até o Golfo do México.

São, literalmente, milhares de opções – daí a importância de se informar bem antes mesmo de planejar a viagem.

Viagens para o Caribe...2

A decisão sobre o destino exato passa até mesmo pela burocracia.

Dependendo da rota escolhida, será necessário ter o visto para entrar nos Estados Unidos, o que implica também mais despesas.

Isso vale, principalmente, para as ilhas mais ao norte do Caribe, portanto próximas ao território estadunidense, onde são feitas as conexões dos voos.

É comum precisar passar por Miami, por exemplo, para chegar a Porto Rico, Cancún ou Cozumel.

Dependendo da companhia, a conexão pode ser feita na Cidade do Panamá. É o caso da Copa Airlines, que usa essa rota para chegar até as Bahamas, Jamaica, México e Curaçao.

Viagens para o Caribe...3

Mais abaixo, em ilhas como Aruba, Bonaire e a própria Curaçao, é possível chegar em cruzeiros que partem do Panamá. Os navios costumam atracar por longas horas para que os turistas curtam as praias e a água de um azul-turquesa indescritível.

Além disso, o ponto de partida das embarcações é mais um atrativo.

– Pode conhecer o Canal do Panamá, fazer uma parada de duas a três noites na cidade, que tem bastante coisa para oferecer. É muito desenvolvida economicamente, tem uma parte nova, cujos prédios lembram os arranha-céus de Miami, e um bairro histórico muito aconchegante, que remete a pequenas cidades de colonização espanhola, da época do descobrimento.

Viagens para o Caribe...4

No caso dos cruzeiros, a ideia é viajar de um jeito prático sem deixar de conhecer a cultura local. O Caribe tem muito a mostrar, já que são diversos países, cada um com sua história e seus costumes. A rota dos navios costuma passar por Cartagena (Colômbia), que não foge dessa regra.

A Colômbia é um país maravilhoso de se conhecer. Dá para ficar, tranquilamente, umas quatro noites. Há muito o que ver: a parte histórica, com cerca de 125 ruas que ficam dentro de toda a parte murada, os passeios de charrete, o bairro dos artistas, que é cheio de grafites, pinturas, quadros. Tudo isso e ainda experimentar um bom café colombiano.

Viagens para o Caribe...5

Já em Curaçao, a atração são as atividades de mergulho sem necessidade de tomar embarcações. A água cristalina das praias é um convite para observar a vida marinha.

Conforme o visitante avança em direção ao fundo, ela fica mais escura, possibilitando que se pratique diferentes modalidades, usando snorkel ou cilindro.

A maioria dos cruzeiros parte do Canal do Panamá, outras rotas começam em Cartagena. Normalmente, são de sete dias e incluem, além de Panamá e Colômbia, as ilhas de Aruba, Curaçao e Bonaire.

Viagens para o Caribe...6

Para completar, a malha aérea está contribuindo com quem não pretende viajar de navio. A Azul confirmou a oferta de voos diretos de Belo Horizonte para Curaçao a partir de junho, o que deve aumentar a procura pelo destino.

A tendência é de que tenha uma busca maior. Ainda na região, pertinho de Cartagena tem uma ilha, chamada Baru, que tem um hotel muito bacana, o Isla Baru, bem exclusivo e com um mar bonito.

Mês das mulheres

Nesta quarta-feira é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos.

Para celebrar a data, a produtora Cherry Media lançou a série documental “Cidade Delas”, que conta a história de nove brasileiras que decidiram empreender longe do Brasil e fazem sucesso nos Estados Unidos.

Totalmente gratuitos, os episódios vão ao ar ao longo do mês de março, sempre às segundas-feiras e quintas-feiras, às 21h (horário de Brasília), no canal do YouTube da produtora.

Posteriormente, ele será transmitido pela Queens United TV, e ficará disponível nos apps da empresa de mídia, que você encontra nas principais lojas de aplicativos.

Será quinta-feira, às 18h, na Igreja da Sé, a Missa da Esperança pelo sétimo dia do falecimento do Prof. Antonio Augusto Ribeiro Brandão, caxiense que deixou uma legião de amigos em São Luís
Será quinta-feira, às 18h, na Igreja da Sé, a Missa da Esperança pelo sétimo dia do falecimento do Prof. Antonio Augusto Ribeiro Brandão, caxiense que deixou uma legião de amigos em São Luís

 Para escrever na pedra:

“Político que se respeita honra sempre a palavra dada. E o que se respeita e é esperto nunca dá a palavra”. Do paraibano Rodolfo Cavalcanti.

TRIVIAL VARIADO

Amigo deste Repórter PH, desde os tempos de adolescente, morreu ontem, aos 62 anos, Ruy Sérgio Habibe, irmão do poeta e compositor Sérgio Habibe.

São Luís viveu ontem momentos de grande tensão e pânico por conta de um incêndio que se alastrou no Rio Anil Shopping.

Quem passou pelo local conta que viu cenas horripilantes de pessoas fugindo das labaredas e da fumaça.

A Faculdade de Negócios Faene presta uma singela homenagem hoje às suas colaboradoras em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março) com distribuição de brindes e chocolates. A instituição de ensino tem várias mulheres em seu quadro, sendo uma delas a diretora administrativa Michele Carreira, esposa do diretor de Negócios Ricardo André Carreira. Michele é o braço direito de Ricardo. 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.