(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Fiema ganha Moção de Aplausos

Mais: Benignismo com Igor Guimarães

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Edilson Baldez ao lado do presidente do Condel do Sebrae-Ma, Celso Gonçalo de Sousa
Edilson Baldez ao lado do presidente do Condel do Sebrae-Ma, Celso Gonçalo de Sousa

Fiema ganha Moção de Aplausos

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, foi contemplado com a Moção de Aplausos e Congratulações da Câmara Municipal de São Luís.

A moção de nº 010/2023, de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), é um reconhecimento à atuação do empresário na presidência da Fiema, neste quadriênio.

Na indicação, a vereadora destacou a disposição de Baldez na defesa dos interesses da indústria nas esferas municipais, estaduais e federais e sua gestão, que realiza importantes articulações em torno de ações conjuntas para o desenvolvimento da indústria.

Café ACM Mulher

Tudo pronto na Associação Comercial do Maranhão para a realização do 3º Café ACM Mulher, evento organizado pelo Conselho da Mulher Empresária, que é presidido pela empresária Jacira Haickel.

A terceira edição do evento deste ano vem com o tema “O que sua imagem comunica”, totalmente presencial, e será realizada nesta terça-feira, no Villa Reale Buffet, no Calhau.

O evento será iniciado às 17h e vem com uma programação diversificada, com exposição de produtos e serviços de empresas maranhenses, e também apresentação de dois cases de sucesso das empreendedoras Nilma Cadete, criadora e fundadora da marca Nilma Cadete Joias, e de Huthelles Meireles, confeiteira com nicho em Dindins Gourmet.

Nilma Cadete, criadora e fundadora da marca Nilma Cadete Joias
Nilma Cadete, criadora e fundadora da marca Nilma Cadete Joias

Café ACM Mulher...2

O Café já se consagrou como um dos maiores eventos voltados ao empreendedorismo feminino do estado do Maranhão.

Idealizado no primeiro ano da pandemia, o evento tinha o formato virtual, em 2022 foi realizado de forma híbrida e, agora em 2023, terá a primeira versão totalmente presencial, ou seja, uma oportunidade muito maior para que mulheres empresárias e outras líderes aumentem ainda mais sua rede de relacionamento com foco em fomentar novos negócios.

De acordo com a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Jacira Haickel, a proposta do tema “O que sua imagem comunica”, é debater sobre o quanto as primeiras impressões pessoais são importantes para fortalecer relações na vida profissional e pessoal, e que, sim, esta é uma a das principais ferramentas, o investimento na marca pessoal, na autovalorização, para se alcançar algum objetivo com sucesso.

Huthelles Meireles, confeiteira com nicho em Dindins Gourmet
Huthelles Meireles, confeiteira com nicho em Dindins Gourmet

Cartilha “Mermã, teu direito é Lei”

Os direitos e garantias voltados à mulher, agora, estão reunidos e podem ser conferidos na cartilha “Mermã, teu direito é Lei”, que a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão lançará em programação especial que marca o Dia Internacional da Mulher (8 de março), às 14h, no Plenarinho da Alema.

A publicação traz uma compilação de leis de âmbito estadual e federal sobre os direitos da mulher.

O evento faz parte de uma extensa e diversificada programação idealizada e organizada pela Procuradoria da Mulher e Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), por determinação da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB).

Fome e orientação

Neste começo de Quaresma e Campanha da Fraternidade 2023, enfocando o tema da fome, o arcebispo metropolitano de São Luís, dom Gilberto Pastana, dá um recado simples, mas direto e importante, a quem quer contribuir para mudar a situação de mais de 33 milhões de pessoas com esse problema no Brasil: evitar o desperdício.

A orientação reforça, inclusive, iniciativas de muita gente, órgãos e estabelecimentos que já doam alimentos para os mais necessitados.

DE RELANCE

Uma perda lamentada

A sociedade maranhense e os meios culturais do Estado sofreram uma grande perda no fim de semana, com a morte do economista (o mais antigo em atuação no Estado), professor universitário e escritor Antônio Augusto Ribeiro Brandão.

Natural de Caxias-MA, Brandão foi professor deste Repórter PH na Faculdade de Administração Pública, hoje vinculada à UEMA.

Grande figura humana, ele fez sucesso como escritor lançando suas obras na França, nos Estados Unidos, entre outros países que aplaudiram a sua obra.

Depois que ficou viúvo, com a morte de sua amada Conceição, sempre que viajava para o exterior se fazia acompanhar da filha Mônica e do genro Fábio Lúcio dos Santos.

Benignismo com Igor Guimarães

Com mais de 10 anos de carreira e uma performance diferenciada de contar piadas, o humorista de stand up comedy, Igor Guimarães, desembarca em São Luís para sessão única do espetáculo “Benignismo”, neste sábado, 11 de março, às 19h30, no Centro de Convenções – Multicenter.

Sucesso de bilheteria, a comédia solo apresenta um repertório bem-humorado e divertido, com tiradas rápidas, improvisos e músicas de sucesso do artista, que levam o público às gargalhadas.

“Benignismo é um show de humor irreverente, com piadas engraçadas, muitos improvisos e participações da plateia. Cada apresentação é diferente. Varia de acordo com a interação do público”, comenta Guimarães.

A montagem tem duração de 80 minutos e classificação indicativa 14 anos.

Divagações de um poeta

Dedicada aos inconformados com o senso comum, “A Casa Cósmica” reúne coletânea de textos que tecem o amor ou beiram o insano.

Sem a pretensão de ser agradável ou polido, é de drama, astúcia e liberdade que vive o Poeta Vagabundo. Protagonista e eu lírico de A Casa Cósmica, não mede palavras para opinar sobre política, religião, relações humanas e, principalmente, o senso comum – e quem decide segui-lo sem questionamentos.

Para ele, a estrutura do “obedecer e ser obedecido” é inglória e quem escolhe de desgarrar da massa poderá gozar dos prazeres da vida, como o amor, humor e arte.

Divagações de um poeta...2

O poeta excêntrico criado pelo escritor gaúcho Gustavo Malagigi provoca no leitor uma miscelânea de sentimentos, que podem variar rapidamente entre alegria e aversão.

O próprio título da obra faz referência a este cosmos único, ora ordeiro, ora caótico, criado pelo protagonista e no qual as críticas são feitas despreocupadamente em tons de sarcasmo, acidez e revolta, mas também com boa dose de drama, afeto e delicadeza.

Enquanto no poema “Menina” expõe a repulsa ao conservadorismo, machismo e extremismo, a crônica “Canários caribenhos” usa linguagem poética, mas tom seco, para fazer questionamentos ao governo ditatorial da Cuba castrista.

Divagações de um poeta...3

Uma verdadeira coletânea dedicada a quem não se conforma com definições rasas de como é ou deve ser a vida; pessoas que, assim como ele, procuram por alívio das próprias tragédias, ou doses de pecado para saciar inquietações.

Inspirado pelo espírito satírico de Gregório de Matos (O Boca do Inferno), e pela insanidade do dramaturgo gaúcho Qorpo-Santo, precursor do teatro do absurdo no Brasil, Malagigi reage ao mundo por meio da literatura.

É pelas palavras que se sente transcender à realidade monótona, imposta pelo senso comum que critica.

Para escrever na pedra:

“Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água”. De Ovídio.

TRIVIAL VARIADO

Após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde de ontem, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou nas redes sociais que continua no comando da pasta.

O maranhense Juscelino é acusado de mau uso de dinheiro público e, mais cedo, postou um vídeo se defendendo das acusações.

"Saí há pouco do Palácio do Planalto, onde tive uma reunião muito positiva com o presidente Lula. Na ocasião, esclareci as acusações infundadas feitas contra mim e detalhei alguns dos vários projetos e ações do Ministério das Comunicações. Temos muito trabalho pela frente!”, escreveu o ministro no Twitter.

“Não houve qualquer irregularidade nas viagens que fiz”, diz ministro das Comunicações antes de reunião com Lula.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu o afastamento de Juscelino, o que levou a críticas dos líderes do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), e no Senado, Efraim Filho (PB).

A respeito das viagens em que teria participado de leilões de cavalo, ele desmentiu as acusações e relatou ter ido para São Paulo participar de reuniões com as diretorias da operadora Claro, da Telebras e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O ministro aproveitou a oportunidade para afirmar que conversou com o presidente sobre a expansão do 5G e da conectividade em escolas e ações do Norte e do Nordeste.

O Brasil já aplicou mais de um milhão de doses da vacina bivalente contra a doença, mostram dados do Vacinômetro.

Em um mês, a FAB já entregou mais de 400 toneladas de mantimentos e medicamentos à população da Terra Indígena Yanomami.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.