(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Amizades para a vida inteira

Mais: Novo tempo no Governo Brandão

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Reencontro de velhos amigos: Georgino Melo e Silva e José Carlos Madeira
Reencontro de velhos amigos: Georgino Melo e Silva e José Carlos Madeira

Amizades para a vida inteira

As amizades da infância e da juventude são amizades para a vida inteira, lembra o procurador federal Georgino Melo e Silva.

O Presidente Sarney gosta de dizer que quem tem um amigo tem duas almas.

No fim de semana, Georgino teve o privilégio de reencontrar o seu velho irmão e amigo José Carlos Madeira, recentemente aposentado como Juiz Federal.

Madeira possui, hoje, um moderno Escritório de Advocacia no Maranhão.

A idade que conta

Certa vez, o colunista Jacinto de Thormes (pseudônimo de Maneco Muller, retirado de um personagem de Eça de Queirós no romance A Cidade e as Serras) contou a este Repórter PH um diálogo registrado nos salões elegantes da sociedade carioca, durante uma conversa amistosa com a então grande dama da sociedade do Rio de Janeiro, dona Maria Cecília Fontes, que ele definiu como uma “marechala da elegância”.

O refinado cronista perguntou a dona Maria Cecília qual a sua idade. E ela, prontamente, respondeu com uma pitada de ironia: “Sou de um tempo em que um homem elegante jamais faria uma pergunta dessa a uma dama”.

A idade que conta...2

A propósito: na tarde de ontem, durante o almoço no bistrô Mamma, perguntei a Beatriz Martins Andrade se ela já tinha comemorado 80 anos.

Ela, de ponto, respondeu: “Depois de um certo tempo vivido, a gente pode se dar ao luxo de esquecer certas datas. A do nascimento, inclusive”.

E deu uma gargalhada típica de uma mulher inteligente e sempre de bem com a vida.

Almoço com a família

Aliás, o almoço dominical do Mamma Restaurante reunia muita figuras de charme e prestígio de nossa sociedade. A começar por Beatriz Martins Andrade, que dividia mesa com os filhos Kenard Filho (e a namorada Christiani Versiani) e Rodolfo (com a esposa Gabriela) e os netos.

Em outra mesa César Bandeira e Thatiana, que se retiraram mais cedo para irem ao aeroporto do Tirirical receber o filho e a nora, Carlos Eduardo e Camila, que tinham ido comemorar a nova idade dela no Beach Park, em Fortaleza.

Bem próximo ao casal, estavam o deputado Cleber Verde com a família. Ele é o novo dono da TV Guará, que pertencia a Roberto Albuquerque.

Foram vistos ainda por lá, o advogado José Jerônimo Duarte Junior e a esposa Karina, com os filhos, ainda encantados com a deslumbrante viagem que fizeram recentemente a Saint-Barth, uma das mais belas ilhas do Caribe e que muitos consideram um pedacinho do paraíso na Terra, “onde a natureza e o ser humano convivem em perfeita harmonia”.

Outra família reunida

Quem está circulando na cidade é o boa-praça Murilo Albuquerque, que veio visitar os familiares e amigos residentes nesta Capital.

Ontem, ele almoçou no Ferreiro Praia (na Península da Ponta d´Areia) com a irmã Ana Lúcia e o cunhado Amaro Santana Leite, acompanhados do primogênito dele, Alan Leite, com a esposa Taís e os filhos Afonso Amaro e Henrique, que estão entre nós cuidando da mudança para esta Capital.

Alan Leite, como já foi dito aqui, mora em São Paulo e aceitou o convite do pai Amaro para vir administrar os negócios da família no Maranhão.

DE RELANCE

Novo tempo no Governo Brandão

Com uma equipe de 56 membros, entre secretários de Estado, órgãos do segundo escalão e empresas públicas, nomeada na noite de sábado passado, num grande ato político em Imperatriz, o governador Carlos Brandão deu a largada para o começo de um novo tempo no seu governo.

O peso político de Imperatriz e das regiões Tocantina e Sul foi destacado com a confirmação do ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, atual presidente regional do PSDB, na chefia da Casa Civil, tradicionalmente a mais influente pasta do Governo do Estado.

Ao manter grande parte da equipe que recebeu do antecessor, Flávio Dino (PSB), o governador Carlos Brandão consolidou o posicionamento de que o seu Governo estará acima das diferenças partidárias e ideológicas.

O que ele quer é uma equipe eficiente, que cumpra à risca as linhas de atuação por ele definidas e que tenha como viés principal uma relação estreita que o Palácio dos Leões quer manter com os municípios.

O  ex-deputado José Adriano Sarney, novo titular da Agência de Mobilidade Urbana, entre a primeira-dama Larissa e o governador Carlos Brandão e o vice-governador Felipe Camarão
O  ex-deputado José Adriano Sarney, novo titular da Agência de Mobilidade Urbana, entre a primeira-dama Larissa e o governador Carlos Brandão e o vice-governador Felipe Camarão

Opinião de analistas

Analistas políticos entendem que o governador Carlos Brandão montou uma equipe de Governo com técnicos experientes, políticos hábeis e jovens promessas, e sobre a qual ele tem plena autoridade.

Com a força de reeleição em turno único, o governador quer resultados que atendam às expectativas da população.

São nada menos que 33 secretários divididos em dois grupos: os que comandam pastas que orbitam o gabinete do Governador, e as que são prestadoras diretas de serviços à sociedade.

Em nome dos empossados

O secretário-geral da Governadoria, Luís Fernando Silva, ao falar em nome de todos os secretários empossados, destacou que o ato, na segunda maior cidade do Maranhão, escreve uma nova página na história de Imperatriz.

“Somente a sensibilidade política do governador Carlos Brandão, a sua preocupação com a população e sua convicção municipalista fez com que esse momento acontecesse e escrevesse uma nova página na história política e administrativa de Imperatriz. Desejo a todos os companheiros e companheiras empossados uma gestão muito proveitosa em favor do Maranhão”, pontuou.

Observatório da Indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) recebeu na semana que passou uma comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) composta pelo seu diretor adjunto de educação e tecnologia, Sérgio Moreira, e pelo gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra e pela especialista em desenvolvimento industrial – Rede de Observatórios, Ellen Felizari.

A CNI vai implantar no Maranhão o Observatório da Indústria que reúne dados sobre tecnologia e inovação, educação, saúde, trabalho, estudos prospectivos e pesquisas.

O objetivo da iniciativa da Confederação Nacional da Indústria é aumentar a competitividade da indústria brasileira ao disponibilizar estudos e insights que possibilitem a tomada de decisões estratégicas.

Observatório da Indústria...2

As reuniões foram conduzidas pelo presidente da Fiema, Edilson Baldez, e teve a participação dos secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares; do Secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira; dos vice-presidentes executivos da Fiema, Fernando Renner e Cláudio Azevedo; do diretor regional do Senai-MA, Raimundo Arruda; do superintendente do Sesi-MA, Diogo Lima; do Superintendente da Fiema, César Miranda; da coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota; do superintendente corporativo da Fiema, Marcos Chaves, e de representantes da diretoria da federação maranhense e do presidente da Fapema, André Santos.

Em jantar no restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol, Itaquê e Glória Câmara com o sobrinho dele, Mauro Fonseca e a esposa Patrícia (nascida Duailibe)
Em jantar no restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol, Itaquê e Glória Câmara com o sobrinho dele, Mauro Fonseca e a esposa Patrícia (nascida Duailibe)

O futuro de Juscelino

Tudo indica que será decidido hoje o futuro do deputado federal Juscelino Filho (UD-MA) no Ministério do Governo Lula.

Juscelino é pivô de crise política no governo que opõe aliados do presidente Lula. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu seu afastamento do cargo, mas o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), pregou cautela, mencionando "pré julgamentos injustos”. Lula chamou Juscelino para uma conversa nesta segunda-feira.

O parlamentar maranhense é alvo de denúncias que vão de ocultação de patrimônio ao uso do orçamento secreto para beneficiar propriedade da família.

Hoje, ele tem audiência marcada com o presidente Lula da Silva, que colocará sobre a mesa as denúncias feitas pela imprensa envolvendo o nome do Ministro das Comunicações e cobrará dele uma explicação para cada uma delas.

Se as suas explicações forem convincentes e ele realmente se mostrar inocente, poderá continuar no cargo.

Câmara Municipal

A licença do vereador Paulo Victor para assumir a Secretaria de Estado da Cultura, abriu portas para o vereador Francisco Chaguinhas, 1º vice-presidente, assumir a presidência da Câmara Municipal de São Luís.

A licença também abriu caminho para o suplente Marcelo Poeta, que volta à Câmara Municipal.

 

Um grupo de amigas sempre festeja as aniversariantes do mês. Na próxima quarta-feira, Ana Lúcia Albuquerque será a homenageada por Melina Sereno Fernandes e Rose Medeiros, entre outras, no Mamma. Ela mudou de idade em fevereiro
Um grupo de amigas sempre festeja as aniversariantes do mês. Na próxima quarta-feira, Ana Lúcia Albuquerque será a homenageada por Melina Sereno Fernandes e Rose Medeiros, entre outras, no Mamma. Ela mudou de idade em fevereiro

Para escrever na pedra:

“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez”. Do alemão Friedrich Nietzsche.

TRIVIAL VARIADO

Hoje é dia de festejar a nova idade de Gracy Silva Oliveira, que ao lado do marido Luiz Gonzaga Oliveira, dos filhos e netos, vai comemorar a data na intimidade da família.

Teresa e Fernando Sarney foram vistos na plateia de Marrom, o Musical, no Teatro Arthur Azevedo, na noite de sábado. Com eles, Nilson e Flávia Ferraz e este Repórter PH.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.