(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

TRE-MA sob nova direção

Mais: Assembleia Itinerante em Imperatriz

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Os novos presidente e vice-presidente do TRE-MA, desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e José Gonçalo de Sousa Filho, entre o ex-deputado César Bandeira e o corregedor-geral da Justiça, do TJMA, desembargador Froz Sobrinho
Os novos presidente e vice-presidente do TRE-MA, desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e José Gonçalo de Sousa Filho, entre o ex-deputado César Bandeira e o corregedor-geral da Justiça, do TJMA, desembargador Froz Sobrinho

TRE-MA sob nova direção

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão está, desde ontem, com novos dirigentes.

É que tomaram posse em sessão solene os desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e José Gonçalo de Sousa Filho como presidente e vice-presidente e corregedor, respectivamente.

Também tomaram posse a desembargadora Francisca Galiza como membro substituta e o juiz Angelo dos Santos como membro titular.

TRE-MA sob nova direção...2

Os novos dirigentes tomaram posse no plenário Ernani Santos da sede do TRE, com transmissão ao vivo pelo canal do Regional no Youtube.

Em seu discurso, o desembargador José Luiz de Almeida, que presidirá a Corte Eleitoral Maranhense até 19 de maio de 2024, lembrou que nos últimos anos o radicalismo político e as notícias têm prejudicado tanto a sociedade como um todo – inclusas as instituições - e as relações pessoais, nos mais diversos campos.

E disse também que diante desse panorama inquietante o que importa agora é resgatar, sem mais demora, a sensatez e o bom senso que foram subtraídos, de cujo resgate resultará a mudança de direção que poderá nos conduzir a uma convivência fraterna/civilizada.

“Não defendo a censura. Ninguém minimamente racional a defende. Mas é chegada a hora, para romper com esse grave quadro de degradação pelo qual passamos, da adoção de providências tendentes a obstar a veiculação de falas e raciocínios insanos”, registrou.

TRE-MA sob nova direção...3

Com a investidura do desembargador José Gonçalo como membro titular da Corte Eleitoral, ele passa a funcionar no âmbito do TRE-MA pela sexta vez, visto que foi juiz eleitoral de Penalva, membro de junta apuradora, assessor da presidência, membro da Corte como juiz e membro também como desembargador.

“Chego, como o fiz das outras vezes, com o firme propósito de somar, de fazer o melhor, e para isso, não medirei esforços, esperando contar com o apoio e o trabalho de todas e todos os membros, servidores e colaboradores desta Egrégia Corte, a quem reforço os agradecimentos pela acolhida em todas as oportunidades que por aqui passei. Com muita honra e senso de responsabilidade, assumo oficialmente o cargo de vice-presidente e corregedor, tendo a exata consciência de que exercerei uma das mais relevantes funções da vida pública atribuídas a um magistrado, a exigir total comprometimento na defesa de uma instituição reconhecida pelo seu extraordinário desempenho na elevação da Justiça e da Democracia”, pontuou.

TRE-MA sob nova direção...4

Além dos membros da Corte Eleitoral e do procurador eleitoral Hilton Melo, também integraram a mesa de honra da sessão solene o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), o procurador Rodrigo Maia Rocha (representando o Governo do MA); o desembargador Paulo Velten (presidente do Tribunal de Justiça); o deputado Rodrigo Lago (representante a Assembleia Legislativa); o desembargador Francisco José de Carvalho Neto (presidente do TRT 16ª Região), o prefeito Eduardo Braide (São Luís); o desembargador Fernando Wolff Bodziak (presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil); o procurador Eduardo Jorge Heluy Nicolau (Ministério Público); o advogado Kayo Saraiva (presidente da OAB); o defensor Gabriel Furtado; e o juiz Holídice Barros (presidente da Associação dos Magistrados).

Assembleia Itinerante em Imperatriz

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), vai comandar, nesta sexta-feira, dia 3, na sede da Câmara de Vereadores de Imperatriz, a Sessão Solene de instalação da Assembleia Legislativa Itinerante do Estado do Maranhão.

Em seguida, Iracema Vale conduzirá a Sessão Ordinária de apreciação e deliberação de proposições pelos parlamentares.

A cerimônia de instalação do Poder Legislativo Estadual na região Sul do estado vai contar com a presença de autoridades de âmbito municipal, estadual e federal, dirigentes da Casa e convidados.

DE RELANCE

Revelação maranhense

Figurinha carimbada na cena musical maranhense dos últimos anos, a cantora e compositora Klicia prepara um novo passo em sua carreira para 2023 e já em grande estilo: lançando o seu primeiro álbum de estúdio.

E uma prévia do disco poderá ser conhecida em breve pelo público, com o lançamento de “Alarde”, single de estreia da artista.

A faixa abre os trabalhos do disco da cantora, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2023. Mas “Alarde” chega bem antes: já na próxima terça-feira, dia 7, a partir de zero hora, em todas as plataformas digitais - pré-save disponível em: https://show.co/Hz1ctRw.

Com composição iniciada há quatro anos, “Alarde” carrega diversas influências políticas e sociais, tanto em letra quanto em sonoridade. De tom crítico, a faixa navega pelo reggae, mais especificamente o Dub, ao mesmo tempo que flerta diretamente com o blues, ambas sonoridades características da cantora.

A cantora e compositora Klicia vai lançar no dia 7, “Alarde”, o single de estreia da artista que antecede o lançamento do seu primeiro disco
A cantora e compositora Klicia vai lançar no dia 7, “Alarde”, o single de estreia da artista que antecede o lançamento do seu primeiro disco

Revelação maranhense...2

“Alarde” será disponibilizada horas antes do show de lançamento de “Alarde” – para que o público possa curtir e conhecer a música antes do evento.

A apresentação também será na terça-feira (7), no palco do Miolo Bar, localizado na Avenida Litorânea (Quintas do Calhau, nº 100), a partir das 19h30, e contará com as participações especiais de Núbia, Pantera Black, Regiane Araújo, Dicy Rocha, Luma Pietra e Clara Madeira.

Outback Steakhouse

No próximo domingo, com uma recepção só para convidados, será apresentada a primeira unidade do Outback Steakhouse em São Luís.

Aguardado com muita expectativa, o restaurante cuja marca, de temática australiana, já está presente em 23 países e no Brasil conta com 140 restaurantes em 56 cidades, 17 estados e no Distrito Federal.

O Outback vai funcionar a partir do dia 6, segunda-feira, no piso L2 do Shopping da Ilha.

Encontro de Delegadas no Rio Poty

O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, foi o local escolhido pela Associação de Delegados de Polícia Civil do Maranhão para a realização de um encontro especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O evento acontecerá no dia 25 de março, das 12h às 15h, no Restaurante Tarrafas.

O objetivo do ‘Encontro de Delegadas’ é estreitar laços entre as policiais civis integrantes da entidade, que celebra duas décadas de luta pelos delegados e delegadas que atuam no estado.

 

O poeta Luis Augusto Cassas – sem dúvida o maior e mais aplaudido de sua geração – comemora 70 anos nesta quinta-feira
O poeta Luis Augusto Cassas – sem dúvida o maior e mais aplaudido de sua geração – comemora 70 anos nesta quinta-feira

Março Lilás

O mês de março já chegou e trouxe com ele uma missão muito importante para as organizações e a sociedade: a campanha ‘Março Lilás’, cujo objetivo é conscientizar sobre câncer de colo de útero para que haja prevenção e possibilidade de tratamento precoce.

Esse trabalho, segundo Daniella Andrade, que atua em processos de qualidade, gestão de pessoas e programas de bem-estar para incentivar o desenvolvimento humano e empresarial, somente é possível por meio do compartilhamento de dados relevantes que podem e devem ser disseminados.

Repercutindo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ela alerta para o fato de que, no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres, excluídos os de tumores de pele não melanoma. O órgão revela que, para este ano, são estimados 17.010 novos casos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.

Março Lilás...2

Ela diz que é de suma importância que as empresas reforcem ações neste período como um alerta para a doença, uma vez que essas iniciativas são capazes de aumentar o bem-estar no ambiente de trabalho e a produtividade dos colaboradores, bem como reduzir custos com planos de saúde.

As empresas exercem um papel social muito importante na vida de seus colaboradores. Afinal de contas, passamos a maior parte das nossas horas semanais no ambiente de trabalho.

Por isso, quanto mais comprometidas em ações ligadas à saúde mental, física e ao bem-estar no trabalho, mais elas contribuirão na prevenção de enfermidades.

Ainda repercute na sociedade maranhense o Almoço de Carnaval do PH Revista. O registro é de Chrisane Barros e Armando Castro Filho com este Repórter PH
Ainda repercute na sociedade maranhense o Almoço de Carnaval do PH Revista. O registro é de Chrisane Barros e Armando Castro Filho com este Repórter PH

Para escrever na pedra:

“Lá em Minas reflorestamento a gente faz com eucalipto, porque em dez anos já é árvore secular”. De Benedito Valadares.

TRIVIAL VARIADO

Na composição nacional do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, coube ao Partido Verde (PV) ficar com o comando do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No capítulo: o novo presidente do órgão, Leandro Grass, está visitando as capitais para anunciar os nomes dos novos superintendentes do órgão nos Estados.

Ex-primeira dama e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro vai viajar pelo País. Ela diz que quer levar mulheres para a vida política.

Grupo só de mulheres de grande charme pontificava ontem no almoço do bistrot Grand Cru, na Ponta d´Areia. Entre muitas, estavam Cida Valadão, Mônia Guimarães e as irmãs Graça Murad Sampaio e Viviane Murad.

Nesta data, em 1996, os membros da banda brasileira Mamonas Assassinas morreram após um acidente aéreo que emocionou todo o país.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.