(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Domingo no Cabana do Sol

Mais: Movimento pela vacinação

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
No Restaurante Cabana do Sol: José Carlos Salgueiro, Pedro Paulo Pinheiro Ferreira, César Freitas, Francisco Ferreira e Benjamin Franklin Alves
No Restaurante Cabana do Sol: José Carlos Salgueiro, Pedro Paulo Pinheiro Ferreira, César Freitas, Francisco Ferreira e Benjamin Franklin Alves

 Domingo no Cabana do Sol

Um grupo peso pesado pontificava no jantar de domingo do restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol.

Do setor de mineração, José Carlos Salgueiro (Granorte) e Pedro Paulo Pinheiro Ferreira (maranhense, diretor-presidente da Unamgen - mineração e metalurgia, e da Goldcolton, empresas com sede no Ceará), César Freitas (advogado e empresário), Francisco Ferreira (do ramo de engenharia e irmão de Pedro Paulo) e Benjamin Franklin Alves (diretor executivo do Grupo Termaco no Maranhão).

Assunto dominante da noite: os altos investimentos na área metalúrgica que Pedro Paulo Ferreira está fazendo no Maranhão, incluindo a aquisição de minas de pedras e ferro gusa.

Violência contra a mulher

A 23ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, voltada para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, será realizada de 6 a 10 de março deste ano.

Nesse período, juízes dos Tribunais de Justiça de vários estados devem fazer um esforço concentrado para realizar audiências de processos que envolvam violência doméstica e familiar contra a mulher e feminicídio.

A intenção é apressar as sentenças para reduzir os estoques de ações em andamento.

A ação vai envolver unidades judiciárias de 1º e 2º graus que tenham competência para processar e julgar casos que envolvam violência contra a mulher.

Movimento pela vacinação

Com o intuito de ampliar a cobertura vacinal da Covid-19 e de outras vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), será lançado, nesta segunda-feira (27), o Movimento Nacional pela Vacinação.

Nesta primeira etapa, a imunização contra a Covid-19 terá reforço para os grupos prioritários em todo o país.

De acordo com o Ministério da Saúde, também está prevista a intensificação da campanha de Influenza, no mês de abril.

Também haverá ação de multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.

Seleção de pessoal em alerta

Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, que responde pelo Rio de Janeiro, deixou empresas, especialmente as que atuam na área de seleção de pessoal, em alerta.

O Tribunal condenou um empregador a pagar indenização por danos morais “por frustrar a expectativa de contratação de um candidato à vaga de emprego”.

Na ação, o trabalhador narrou verdadeira via-crucis que foi submetido ao longo de 90 dias acreditando que preencheria a vaga. Passou por processo seletivo e chegou a abrir conta bancária para receber salário. No final, não foi contratado e o motivo teria sido sua baixa estatura.

O Tribunal considerou que “a atitude da empregadora configura abuso de direito”.

Se a moda pega…

Benjamin Franklin Alves e Vanuza com o filho Bruno, que está saindo de uma crise de saúde na UTI do UDI Hospital
Benjamin Franklin Alves e Vanuza com o filho Bruno, que está saindo de uma crise de saúde na UTI do UDI Hospital

Na Petisqueira da Mamãe

Em São Luís é comum os restaurantes virarem moda. Acontece agora com Petisqueira da Mamãe, de Jália Moraes e do Chef Anderson Teodomiro.

Neste período pós-Carnaval a casa tem andado com a lotação esgotada e a frequência é de gente badalada da sociedade.

No domingo, por exemplo, foram vistos por lá Ana Lucia e Amaro Santana Leite dividindo mesa com Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, o Repórter PH e Teresa Martins.

Em outras mesas, Kátia e Marcondes Rocha, Elie George Hachem com um grupo grande de amigos, entre muitos outros.

DE RELANCE

Fundo partidário

Dos 31 partidos políticos brasileiros, apenas 17 legendas terão direito aos recursos do Fundo Partidário que começam a ser distribuídos este mês.

Alguns só garantiram os recursos porque formaram federações com legendas maiores.

Entre eles estão PV e PC do B, que formaram federação com o PT; o Cidadania, que se uniu com o PSDB, além de Rede e PSOL.

Entre os que deixarão de ter direito aos recursos estão Solidariedade, PTB, Patriota e PSC.

O PROS, que também deixaria de receber, se incorporou ao Solidariedade. O Novo também não alcançou o número mínimo de votos para ter direito aos recursos.

Fundo partidário…2

Para receber as parcelas do fundo partidário em 2023, os partidos teriam que conquistar, nas eleições de 2022, pelo menos 2% dos votos válidos, com no mínimo 1% da votação em nove estados ou, ainda, eleger, no mínimo, onze deputados federais distribuídos em nove estados.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficará com a maior fatia do fundo neste ano, cerca de R$ 200 milhões.

O segundo colocado é o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve ganhar mais de R$ 150 milhões.

Fundo partidário…3

O Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, mais conhecido como Fundo Partidário, foi criado para custear a rotina dos partidos que recebem também o fundo eleitoral, este, sim, destinado a custear as campanhas. 

As informações são do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Empresas em busca de amparo

O mecanismo da recuperação judicial é usualmente buscado por empresas que vêm enfrentando um longo processo de dificuldades financeiras. Quando as alternativas para reverter a crise pelos próprios meios se esgotam, procuram essa proteção, que prevê, por exemplo, a suspensão temporária da necessidade de pagar suas dívidas.

De acordo com a Serasa Experian, que faz esse acompanhamento, janeiro de 2023 teve o maior número de pedidos de recuperação judicial para o período em três anos. Foram 92 requerimentos no país, 37% acima do mesmo mês de 2022 e quase 90% a mais em relação a 2021.

O cenário econômico nesse intervalo de tempo foi extremamente complexo. Primeiro vieram os desafios causados pela pandemia, depois o desemprego alto e em seguida a escalada inflacionária, acompanhada da alta do juro. Tudo isso somado à turbulência política e institucional.

Inadimplência recorde

Ainda de acordo com a Serasa, o Brasil encerrou 2022 com o número recorde de 6,4 milhões de pessoas jurídicas inadimplentes.

Observa-se com atenção, agora, a situação do crédito após o episódio envolvendo a rede varejista Americanas. Os programas governamentais para socorrer as companhias logo após a eclosão da covid-19 chegaram ao fim e o país entra em 2023 com perspectivas de desaceleração da atividade.

Quem monitora o cenário projeta um grande número de recuperações judiciais e falência no primeiro quadrimestre.

A reversão desse horizonte é, da mesma forma, um processo. Ou seja, vai depender da criação de um ambiente de negócios e de uma conjuntura macroeconômica mais favoráveis, capazes de gerar um novo ciclo de confiança nos empresários e consumidores.

Recuperação judicial

A recuperação judicial é uma espécie de fôlego para empresas para as quais é viável tentar evitar a falência, protegendo inclusive os empregos que geram.

Tanto os diretos quanto os indiretos, levando em conta a cadeia em que estão inseridas e os fornecedores.

Para superar as dificuldades que as levaram a pedir o amparo da Justiça, elaboram um plano para recobrar forças, a ser acordado também com os credores.

O objetivo, portanto, é se reorganizar, deixar o período crítico para trás e seguir em frente.

Mas o desempenho dessas companhias, é claro, também vai depender do contexto econômico atravessado pelo país.

O Repórter PH entre o DJ Edy (o mais famoso e prestigiado de Brasília) e a jornalista Étia Vale, da equipe de produção dos eventos com o selo desta coluna
O Repórter PH entre o DJ Edy (o mais famoso e prestigiado de Brasília) e a jornalista Étia Vale, da equipe de produção dos eventos com o selo desta coluna

O PT na história

Tirando as pessoas indispostas para a leitura de qualquer coisa que se ligue com o PT – o antipetismo é uma força política intrigante como fenômeno social –, imagino que qualquer brasileiro se interesse por entender os processos históricos de longa duração que definem nosso presente.

A história do PT é um desses casos, e encontrou um analista fino em Celso Rocha de Barros, autor de PT, uma História (Companhia das Letras).

O autor tem publicado excelentes artigos de análise política na Folha de S. Paulo, já há um bom tempo, e encara neste livro uma tarefa complexa, com resultado excelente: numa linguagem precisa, com algum humor a quebrar a circunspecção de um doutor em Sociologia, o livro repassa um veio forte da história brasileira desde meio século até hoje.

O PT na história...2

O PT tem singularidades notáveis, como prova agora a nova eleição de Lula, figura que se confunde, até aqui, com o partido, que aliás tem como uma das fragilidades justamente o volume de centralidade de Lula na vida do partido.

Mas o ponto central do livro não é o exame dessa centralidade, e sim o longo processo de gestação, construção e vida ativa do partido.

À diferença de todos os demais, o PT nasce dos movimentos sociais, motivo até agora de sua energia. Por outra parte, o partido resulta da pororoca histórica dos estertores da Guerra Fria e do fim da União Soviética chocando-se com a impressionante voga da mundialização dos mercados pela via digital.

O PT na história...3

Incontáveis correntes de esquerda, cada qual com suas crenças e singularidades, marcaram encontro numa esquina nova, para a qual não tinham uma abordagem pronta.

E precisaram negociar com movimento sindical organizado, de operários e funcionários, em maré montante, assim como de forças novas, os ecologistas, o Movimento dos Sem-Terra, os grupos identitários “pós-materialistas”, quer dizer, mulheres, negros, indígenas, mundo LGBT etc.

O livro se baseia em documentação primária, como publicações do partido, jornais e revistas de época, à qual agrega entrevista com dezenas de protagonistas desse processo, vindo dos anos 1960 até alcançar os dias de hoje – quer dizer, de ontem, antes da mais recente eleição federal.

Simpático às posições de centro-esquerda iluminista, o livro me parece essencial para pensar o país, agora e para a frente.

O cantor Rafael Dentini apresenta em São Luís, no dia 24 de março, no salão de eventos do Hotel Blue Tree, o show cover Elton Live
O cantor Rafael Dentini apresenta em São Luís, no dia 24 de março, no salão de eventos do Hotel Blue Tree, o show cover Elton Live

Elton John em São Luís

Tomem nota: vem aí o espetáculo “Elton por Rafael Dentini”, considerado o maior tributo ao artista inglês e que será apresentado no salão de eventos do hotel Blue Tree São Luís, no próximo dia 24 de março.

Em sua carreira, Rafael Dentini passou por várias bandas de grande nome no cenário “Cover / Tributo” nacional. Entre elas destacam-se a Queen Tribute Brazil e a These Days Bon Jovi Cover, sempre com muito profissionalismo e fidelidade aos seus personagens e músicos das bandas originais.

A ideia de representar um de seus maiores ídolos se concretiza com um grande espetáculo em homenagem a Sir Elton John!

Elton John em São Luís...2

Com uma super produção, o espetáculo “Elton por Rafael Dentini” será apresentado em São Luís, depois de fazer enorme sucesso no eixo Rio-São Paulo. E as músicas que compõem o show englobam os maiores hits de toda a carreira do Rocket Man, desde os primórdios até os dias atuais.

Mesmo revisitando toda sua carreira musical, o espetáculo mantém em sua essência a energia contagiante, as características e os figurinos dos anos 1970, que foram seus mais marcantes e gloriosos anos!

Os figurinos e adereços são todos feitos sob medida com base em fotografias e vídeos de época. Todos os detalhes foram levados em consideração!

Elton John em São Luís...3

Para tornar a atração ainda mais rica, todas as músicas são acompanhadas por telões personalizados, além de arranjos e orquestrações reescritas para levar ao público a mais fiel possível experiência audio-visual!

É como entrar em uma verdadeira máquina do tempo e ver Sir Elton John na sua melhor forma, em sua época de ouro!

Para complementar o espetáculo, a banda é formada por músicos de qualidade ímpar, que são grandes amigos além de já acompanharem Rafael há anos em suas bandas anteriores.

Para escrever na pedra:

“Do ventre das mulheres, de cabeça de juiz e da boca das urnas nunca se sabe o que vai sair”. Do político mineiro Bias Fortes.

TRIVIAL VARIADO

Faltando mais de 20 meses para as eleições que vão definir quais serão, a partir de 2024, os prefeitos dos 217 municípios maranhenses, já são intensas as articulações das lideranças dos partidos para a escolha de candidatos.

O programa de declaração do Imposto de Renda 2023 será liberado apenas em 15 de março, quando começa o prazo de entrega do documento.

Londres é a melhor cidade do mundo em 2023, aponta o ranking “World’s Best Cities”. Top 100 tem São Paulo (33º lugar) e Rio (54º).

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.