(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Jantar com diretora comercial da Baly Energy Drink

E mais: entrega das camisetas para o Almoço do PH Revista

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
No jantar de domingo no restaurante Cabana do Sol, Sergio e Sílvia Parente (diretores da RJ Distribuidora) recepcionando a diretora comercial da Baly Energy Drink
No jantar de domingo no restaurante Cabana do Sol, Sergio e Sílvia Parente (diretores da RJ Distribuidora) recepcionando a diretora comercial da Baly Energy Drink

Camisetas do PH

Foi intensa a movimentação de figuras badaladas da sociedade maranhense que compareceram, no fim de semana, ao salão cedido pelo Rio Poty Hotel & Resort especialmente para a entrega, aos convidados, das t-shirts (camisetas-convites) que serão usadas como fantasias pelos convidados para terem livre acesso ao almoço de confraternização que o PH Revista oferece no dia 11 de fevereiro, Sábado Magro de Carnaval, no amplo e bonito salão do Palazzo Eventos, no Araçagi.

Como se sabe, no dia 11, a partir das 14h, faremos uma tarde/noite de celebração dos 44 anos de circulação do PH Revista, o caderno mais antigo em circulação da imprensa brasileira.

Ontem (domingo) concluímos a entrega de mais de 90% das camisetas. A partir de hoje, farei plantão das 14 às 17h, na TV Mirante, para entregar as lindas peças para os que não puderam ir nos dias programados.

Camisetas do PH...2

Toda a ala feminina está às voltas com pesquisas sobre as roupas usadas nas grandes festas do povo mexicano.

O leque de sugestões é imenso e há uma infinidade de opções para compor com a camiseta e entrar no clima de magia dessa tarde/noite única, de beleza e encantamento.

Vale lembrar que a nossa sugestão é para que as produções sejam mais voltadas para os costumes das mais tradicionais vestes mexicanas, o que dará um toque especial à festa que promete ser, mais uma vez, o maior acontecimento social da temporada pré-carnavalesca no Maranhão.

Camisetas do PH...3

Grandes atrações locais e nacionais estão na programação do Almoço do PH Revista. Espetáculos de dança, música e outras surpresas estão sendo montados para tornar a tarde/noite do próximo sábado na mais diferente e deslumbrante reunião em clima carnavalesco dos últimos tempos em São Luís.

É prevista a participação de vários grupos musicais convidados, incluindo blocos, fanfarras e grupos de dança que animarão a festa.

Importante: os convidados só tomarão conhecimento das atrações na proporção que elas forem chamadas para se apresentar no palco do Palazzo.

Camisetas do PH...4

Uma dica importante para os convidados para o Almoço do PH Revista deste ano: o majestoso salão do Palazzo Eventos será aberto pontualmente às 13h23, com uma linda decoração assinada pela designer Cíntia Klamt Motta, que se inspirou nas coloridas festas mexicanas para criar uma ambientação com base na flora e na fauna do México, com pinceladas na arte dos mais famosos artistas plásticos daquele país.

Ela promete apresentar um cenário deslumbrante para essa grande prévia do nosso Carnaval, com uma proposta criativa e ousada, como tudo que tem feito para tornar mais bonita a vida social de São Luís.

Em tempo: embora os salões sejam abertos às 13h23, o serviço e toda a programação da festa só terá início oficialmente às 14h.

Denise e Davi Telles
Denise e Davi Telles

Denise Araújo, proprietária da Academia Viva Água, com o sobrinho/afilhado e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Davi Telles, na exposição Van Gogh & Impressionistas, em exibição no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP). Telles é o diretor-geral do evento

 ---------------------------------------------------------------------

Exposição em Campinas

A aclamada exibição Van Gogh & Impressionistas está em Campinas, no Parque D. Pedro Shopping, para uma temporada entre fevereiro e abril de 2023.

Recheada de arte e tecnologia, a exposição traz ao público uma emocionante viagem pelo genial universo do pintor holandês com direito a célebres obras, como os autorretratos “A Noite Estrelada”, “Quarto em Arles”, “Girassóis” e “Amendoeira em Flor”, dentre outras, além de uma incursão em obras de quatro artistas impressionistas e pós-impressionistas: Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne.

Exposição em Campinas...2

A exposição conta com labirinto instagramável, instalações artísticas retratando curiosidades sobre a vida dos artistas, café temático, loja de souvenirs, além do grandioso atelier imersivo com projeções de alta definição 360º em paredões e piso.

O espetáculo imersivo usa um sistema de superprocessamento e múltiplos projetores para apresentar as obras em releituras que misturam efeitos e movimentos a partir de recursos de videografismo de última geração.

Além disso, a exibição conta com trilha sonora especial, baseada em grandes clássicos da música universal, que busca privilegiar o envolvimento e a emoção.

Espetáculo de projeções imersivas Van Gogh
Espetáculo de projeções imersivas Van Gogh

Mangue e Guará

Ficam prontos esta semana os novos figurinos do Bicho Terra, uma das manifestações culturais mais originais e criativas do Brasil.

É que o bloco da Companhia Barrica vai para as ruas neste Carnaval com um novo integrante. A ideia é não deixar morrer a tradição de acrescentar sempre um novo integrante à família dos bichos.

Agora é a vez do Bicho-Terra-Mangue-Guará, cujas fantasias, sendo uma do Bicho Mangue e outra do Bicho Guará, foram produzidas nas cores vermelho e marrom esverdeado. Os integrantes, no entanto, ainda não estrearam a vestimenta, pois somente o farão no período oficial de folia.

A proposta alude às florestas inundadas pelas marés e que ficam nas regiões costeiras, normalmente onde há o encontro de rios com o mar, bem como às aves guarás, que desempenham um importante papel nesse ecossistema.

Litorânea de volta

A Avenida Litorânea voltou a ser o point do Carnaval de São Luís na gestão do governador Carlos Brandão. A orla tem reunido um mar de gente disposta a extravasar a alegria contida durante dois anos seguidos por força da pandemia do novo coronovirus.

Graças à competência e à sensibilidade do atual governo, mais especificamente da área cultural, que a cada domingo demonstra entender do riscado, a Avenida Litorânea volta à evidência e cai no gosto de um número crescente de pessoas como ambiente preferido para curtir as prévias.

Três frentes

O deputado estadual Carlos Lula deu início ao primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão esta semana e, conforme prometeu em campanha, atuará em três frentes prioritárias: educação, saúde e primeira infância. Na sexta-feira, ele protocolou dois importantes projetos de lei no âmbito da saúde.

O primeiro institui o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Covid-19: 29 de março. A data marca o primeiro óbito em decorrência do vírus no Maranhão. Já o segundo, institui a Política Estadual de Combate ao Preconceito e de Prevenção contra a Hanseníase.

Carlos Lula, que quando secretário da Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, acompanhou de perto os períodos mais graves da pandemia até a vacinação, explicou a importância do memorial.

Volume baixo

O mais recente Boletim InfoGripe e Fiocruz indica que das 27 unidades da federação, apenas Acre, Amazonas e Maranhão apresentam crescimento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave na tendência de longo prazo até a quarta semana de 2023, que corresponde ao período entre 22 e 28 de janeiro.

O levantamento aponta que no Amazonas e no Maranhão, o volume de casos semanais ainda é baixo em relação ao histórico, e os dados por faixa etária são compatíveis com um cenário de oscilação. No Acre, há aumento entre as crianças e a população adulta.

No geral, a nova versão do boletim mostra a manutenção de um cenário positivo para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo país.

A maioria das unidades da Federação mantém queda ou estabilidade em um patamar relativamente baixo quando comparado com o histórico dos últimos anos.

Sessão extraordinária

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, convocou Sessão Extraordinária para esta segunda-feira, às 16h.

O objetivo da convocação é fazer a leitura e tramitação de proposições de interesse do Poder Legislativo.

A convocação de Sessão Extraordinária é uma atribuição legal da presidente da Mesa Diretora e fundamenta-se no artigo 14, inciso I, alínea R, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

DE RELANCE

Grammy para Beyoncé e Viola Davis

A cerimônia do Grammy 2023 iniciou na noite deste domingo (5) e seguiu durante a madrugada desta segunda-feira (6) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Vários artistas foram consagrados na pré-cerimônia transmitida pela internet.

Beyoncé começou a noite arrasadora, levando Grammys de Melhor Gravação Dance/Eletrônica com Break my Soul e Melhor Performance R&B Tradicional com Plastic off The Sofa. Dessa forma, ela já tem, ao todo, 30 Grammys na carreira. Entretanto, a cantora foi superada na premiação mais importante da noite: Harry Styles ficou com a estatueta de Álbum do Ano.

O álbum Harry's House também foi considerado o melhor na categoria engenharia de som não-clássica. Enquanto isso, no gênero alternativo, o vencedor foi Wet Leg de Wet Leg.

Quem também está poderosa é Viola Davis, vencedora na categoria Audiobooks, tornando-se a 3ª mulher negra a conquistar o EGOT — premiada com o Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards.

Na categoria Artista Revelação, que a brasileira Anitta disputava, a vencedora foi Samara Joy. A cantora americana também levou o prêmio de Melhor Álbum de Jazz vocal com Linger Awhile.

 

Na festa do Grammy, ontem, Anitta surgiu poderosa com vestido preto vintage colado ao corpo 
Na festa do Grammy, ontem, Anitta surgiu poderosa com vestido preto vintage colado ao corpo 

Homenagem no Grammy

Erasmo Carlos e Gal Costa foram lembrados durante a homenagem póstuma do Grammy 2023, neste domingo, em Los Angeles.

As imagens dos dois cantores brasileiros, que morreram em 2022, foram exibidas em momentos diferentes durante o tributo da premiação aos artistas que morreram nos últimos meses.

A foto de Erasmo apareceu ao som de uma gravação de David Crosby, que morreu em janeiro passado.

A foto de Gal Costa, por sua vez, apareceu no telão enquanto Sheryl Crow se apresentava com Bonnie Raitt e Mick Fleetwood, em homenagem a Christine Mcvie (que era do Fleetwood Mac).

Clínica-Escola

A Clínica-Escola em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão realiza atendimento gratuito no prédio do curso, no campus do Bacanga.

Como parte da disciplina de Odontopediatria, a clínica infantil, quarto estágio do curso, atende às quartas e quintas no período vespertino crianças de 6 a 12 anos, nas segundas, durante o turno vespertino, e nas terças e sextas pela manhã é realizado o quinto estágio, que atende jovens de até cinco anos de idade.

O atendimento objetiva proporcionar aos moradores das áreas adjacentes à universidade, como Sá Viana, Vila Embratel e Bacanga, atendimento acessível e necessário para a população.

Festa na Feirinha São Luís

Mais uma edição da Feirinha São Luís em ritmo de folia aconteceu no domingo. Realizada pela Prefeitura de São Luís, o evento apresentou uma programação musical com o melhor do repertório carnavalesco. Também houve vacinação antirrábica para cães e gatos.

Na Praça João Lisboa, o baile de Carnaval a céu aberto começou com o Trio Tropix e seguiu até às 12h. Em seguida, foi a vez da Banda Dito & Feito com samba e axé.

Já na Praça Benedito Leite teve Bloco do Mel, com marchinha, axé e clássicos do Carnaval. No coreto da Praça Benedito Leite, na Galeria Trapiche, aconteceu o “Laços Poéticos: um encontro para celebrar”, pelo Dia Mundial da Poesia, com participação musical de João Bentivi e Gerude, das 13h às 14h.

Em Atins

Acessibilidade é um dos desafios do turismo e outras atividades econômicas no Brasil, país com mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso em vista, o setor turístico vem se mobilizando para atender melhor esse público, mesmo em destinos mais isolados, como o povoado Atins, na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Com ruas de areia e principais passeios envolvendo as dunas que permeiam a região dos Lençóis, o vilarejo pode até parecer um lugar pouco convidativo a pessoas com deficiência, mas a experiência no local costuma ser aprovada por esse público, conta o empresário Jethro Raposo, um dos responsáveis pelo Vila Aty Eco Lodge, em Atins.

Segundo ele, o acesso às lagoas do Parque é mais facilitado a partir do povoado, quando comparado a outros locais de Barreirinhas.

Para escrever na pedra:

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”. De Platão.

TRIVIAL VARIADO

Este ano, o Congresso Nacional e o governo federal vão fazer uma nova tentativa de aprovar a reforma tributária.

Na abertura do ano Legislativo, a simplificação dos impostos foi mais uma vez lembrada como prioridade para o país.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, pediram a reforma em suas mensagens. Assim como o presidente da Câmara, Arthur Lira, e outros deputados e senadores. A reforma é debatida há mais de 25 anos.

Times de robótica das escolas do SESI-MA de Bacabal, Imperatriz e São Luís, de uma escola pública de Imperatriz e do SESI Tocantins conquistaram, neste domingo, 5, no SESI Araçagi, as sete vagas anunciadas para a etapa nacional do Festival SESI de Robótica.

Tem mais: na competição, programada para março deste ano, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, os alunos classificados disputarão com equipes de todo o Brasil. 

Em tempo: para o presidente da Fiema e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, a conquista do SESI é motivo de muito orgulho e alegria.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.