(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Iracema Vale recebe visita de Ricardo Capelli

Mais: Projeto de Robótica do SESI-MA

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, e comitiva recebendo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, na noite de quinta-feira
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, e comitiva recebendo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, na noite de quinta-feira

 Visita de Capelli

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, recebeu, na noite da última quinta-feira (2), o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, que parabenizou a Alema pelo início dos trabalhos e destacou o momento histórico vivido no Parlamento Estadual.

Iracema recebeu Capelli na companhia de uma comitiva formada pelos deputados estaduais Neto Evangelista, Roberto Costa, Francisco Nagib, Ana do Gás, Daniella, Antônio Pereira e Florêncio Neto.

Também participou do encontro o empresário Marcus Brandão.

Cappelli revelou sua satisfação em poder voltar à Assembleia Legislativa e vivenciar um fato histórico: a eleição de uma mulher para a Presidência da Casa.

 -------------------------------------------------------------------------------------------

 Brandão no Parlamento

O governador Carlos Brandão participou, na manhã de quinta-feira, da sessão solene de abertura dos trabalhos da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Na solenidade, realizada no Plenário Deputado Nagib Haickel, Brandão fez a leitura da Mensagem Governamental, encaminhada ao Parlamento Estadual, e reiterou que vai garantir ainda mais investimentos nos próximos quatro anos para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

O documento contém o relato do conjunto de ações que deverão ser realizadas pelo governo estadual ao longo dos próximos anos.

Convenção no Rio Poty

O Rio Poty Hotel & Resort foi o local escolhido pela empresa Psiu para realizar sua Convenção Comercial 2023, evento marcado por muito aprendizado e troca de experiências entre os colaboradores.

O tema foi “Jornada das Estrelas Psiu” e a programação, realizada no Salão Palmeira, contou com a presença do presidente do grupo, Francisco Rocha,

O empreendimento da Ponta d’Areia tem sido escolhido por diversas empresas devido à sua boa estrutura e ótima localização, que facilita bastante a logística.

Convenção no Rio Poty…2

As instalações, com seus salões com capacidade para públicos numerosos, bem como as demais áreas e os dois restaurantes, são fatores que fazem toda a diferença.

O hotel iniciou recentemente uma bateria de reformas e passa por um retrofit visando proporcionar mais conforto aos hóspedes e público no geral.

A ampla reforma começou no ano passado e engloba melhorias na infraestrutura, climatização e incremento na área de lazer, que ganhará, por exemplo, quadras de tênis e beach soccer.

 -------------------------------------------------------------------------------------------

Daniella Andrade, maranhense e mestra em Saúde Corporativa no programa ‘Elas na Indústria’
Daniella Andrade, maranhense e mestra em Saúde Corporativa no programa ‘Elas na Indústria’

 Capacitação e mentoria

A maranhense Daniella Andrade, mestra em Saúde Corporativa com abrangência em autarquias e indústrias e conhecida por seu dinamismo nessa área, vai participar do programa ‘Elas na Indústria’, coordenado pelo Conselho Superior Feminino da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Ela fará parte da capacitação e mentoria a serem oferecidas pelo Sebrae-SP, que é parceiro da iniciativa

 -------------------------------------------------------------------------------------------

Carnaval em São Luís

A tradição de seguir viagem rumo às cidades do interior maranhense talvez não prevaleça no Carnaval deste ano.

É que a programação musical anunciada pelo governo estadual para a capital maranhense agradou em cheio a ala jovem, parcela da população que forma o grosso bloco de retirantes nesta época do ano.

Foram anunciados, por exemplo, Maiara e Maraísa, Molejo, Zé Vaqueiro, Klessinha, Chiclete com Banana, Bom Gosto, Kiko Chicabana, Ara Ketu, Igor Kannário e por aí vai.

Aliás, tudo indica que mais atrações ainda serão anunciadas.

  -------------------------------------------------------------------------------------------

DE RELANCE

Matheus como Molière

Quem distribuiu simpatia ontem pelos corredores do Grupo Mirante foi o ator Matheus Nachtergaele, que passa alguns dias em São Luís para apresentar o espetáculo “Moliére”, no Teatro Arthur Azevedo, neste fim de semana.

Trata-se de um musical com elenco numeroso. Desembarcaram na capital cerca de 15 artistas.

“Molière” começou a ser apresentado em 2020, deu uma parada por causa da pandemia e depois retornou à agenda cultural.

É uma disputa entre a comédia, representada pelo comediógrafo Molière, e a tragédia, personificada pelo poeta Jean Racine.

Matheus como Molière…2

Amado pelo público e favorito do extravagante Luís XIV, o Rei Sol, Molière terá de enfrentar numa luta tragicômica, repleta de trapaças e reviravoltas, seu aprendiz Racine pela posição de melhor dramaturgo da corte.

Enquanto isso, o fanático arcebispo de Paris, Monsenhor Péréfixe, entusiasta da guerra, tentará se aproveitar do conflito para banir do reino o teatro e seus artistas, para lançar a França em uma era de conquistas e sacrifício.

Matheus como Molière…3

Embalada por músicas de Caetano Veloso, executadas ao vivo e com arranjos originais do maestro Gilson Fukushima, a comédia musical faz parte do projeto de intercâmbio cultural promovido pelo Sesi-SP e o Teatro Promíscuo com o objetivo de valorizar a dramaturgia latino-americana.

Com obra da estreante roteirista, escritora e dramaturga mexicana, Sabina Berman, o espetáculo é dirigido por Diego Fortes, ganhador do Prêmio Shell, em 2017, pelo espetáculo O Grande Sucesso.

Bloco no Quintas

O bloco “Lesiona + Não Para” anima os foliões na tarde deste domingo no Sports Village, no Quintas do Calhau. Aberto ao público, foi criado por um grupo de amigos esportistas e apaixonados por Carnaval.

Essa é a segunda edição da festa, que tem como objetivo resgatar a folia de antigamente, trazendo o tradicional mela-mela com maisena, além de um mini-circuito de rua com muita música e alegria pelo Quintas do Calhau.

Trata-se do único bloco da cidade que une Carnaval e esporte, com uma programação que, além de musicalidade e descontração que o entrudo exige, inclui muito esporte, com todas as quadras de beach tennis e futevôlei do complexo, liberadas para os foliões.

Lula e reeleição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em entrevista à RedeTV, que pode concorrer à reeleição em 2026 se houver uma situação delicada no país e se sentir que está com a “saúde perfeita”.

A declaração contrasta com o que ele mesmo disse na campanha eleitoral: “Se eleito, serei presidente de um mandato só”, declarou na época.

Projeto de Robótica do SESI-MA

O Projeto de Robótica do SESI-MA, que é capaz de transformar pela educação, promove a metodologia de ensino dinâmica e interdisciplinar também para alunos da rede pública de ensino do estado

Todo mundo conhece alguém que tem uma vida diferente daquela que sonhou e que tem aquele sentimento de insatisfação porque não alcançou seus objetivos. Em contrapartida, todos temos potenciais talentos e não sabemos como desenvolvê-los e utilizá-los. Um desses caminhos é a Robótica, atividade educacional baseada na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) e incorporada à designe curricular do SESI e levada também às escolas públicas municipais

Nesse cenário, a rede de ensino SESI do Maranhão desempenha o papel de desenvolver a consciência das capacidades, escolhas, possibilidades e confiança dos seus alunos, sendo a ponte entre a infância e o início da vida adulta.

  -------------------------------------------------------------------------------------------

Arturo Saboia em ação, dirigindo o documentário sobre o líder camponês Manoel da Conceição
Arturo Saboia em ação, dirigindo o documentário sobre o líder camponês Manoel da Conceição

Documentário no Palacete

Confirmado para esta sexta-feira, em sessão para convidados, às 19h, no Palacete Gentil Braga, o lançamento do Documentário Minha Perna, Minha Classe.

O filme retrata a vida de Manoel da Conceição, líder camponês, falecido em 2021, e tem direção do cineasta Arturo Saboia e produção executiva de Cassia Melo.

Minha Perna, Minha Classe, será exibido ao grande público a partir do dia 4 de fevereiro em duas sessões gratuitas: às 18 e às 20h, no Palacete Gentil Braga, no centro de São Luís.

Documentário no Palacete…2

Manoel da Conceição morreu no dia 18 de agosto de 2021 na cidade de Imperatriz, onde passou os últimos anos de sua vida ao lado da família. Primogênito do casal de lavradores Maria Leotéria e Antônio Raimundo, ele nasceu no dia 24 de julho de 1935, no povoado Pedra Grande, no município de Coroatá, estado do Maranhão.

Ele foi perseguido, torturado e exilado, tendo dedicado sua vida à organização da luta pela democracia e pelos direitos dos povos dos campos e das florestas.

   -------------------------------------------------------------------------------------------

Gloria Maria deixa sua marca

Uma das jornalistas e apresentadoras mais conhecidas do Brasil, Glória Maria morreu ontem. Era carismática, curiosa e tinha incrível capacidade de comunicação, virando referência para diferentes faixas de público e para colegas e profissionais do meio.

A repórter estreou na televisão em cobertura de tragédia no Rio de Janeiro, em 1971. E em 2019, foi diagnosticada com um tumor no cérebro, que apresentou metástase, e ela precisou passar por cirurgia. À época, o tratamento teve êxito.

Nascida no Rio de Janeiro, filha de um alfaiate e uma dona de casa, a jornalista veio de um lar humilde. Na infância e adolescência, sempre estudou em escolas públicas, nas quais costumava ser aluna destaque.

Ela estudou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Em 1970, por indicação de uma amiga, começou a trabalhar na Globo como radioescuta. Um ano depois, passou a atuar como repórter de televisão.

Gloria Maria deixa sua marca…2

Como repórter do Jornal Nacional, fez história. Ela foi a primeira pessoa a entrar ao vivo e em cores no telejornal, para mostrar o movimento de saída de carros do Rio de Janeiro em um fim de semana. No JN, cobriu acontecimentos como a posse do presidente norte-americano Jimmy Carter e entrevistou nomes como o ex-presidente da ditadura militar brasileira João Baptista Figueiredo, em 1979.

A jornalista cobriu a Guerra das Malvinas (1982), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998), entre outros. Em 1986, passou a integrar a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora entre 1998 e 2007.

Foi no programa dominical que realizou reportagens especiais e viagens a lugares exóticos. Também ficou marcada por entrevistar grandes celebridades, como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna. Versátil, Glória ia de Hollywood aos confins do Brasil em busca de suas pautas.

Grupo de médicos reunido para atualizar as conversas no jantar de quinta-feira do Cabana do Sol: Cláudio Araújo, Nailton Lira, José Albuquerque, Eduardo Jorge Lago e Mauro Oliveira
Grupo de médicos reunido para atualizar as conversas no jantar de quinta-feira do Cabana do Sol: Cláudio Araújo, Nailton Lira, José Albuquerque, Eduardo Jorge Lago e Mauro Oliveira

 

---------------------------------------------------------------------

Camiseta do PH Revista

É amanhã, sábado, a segunda etapa da entrega das camisetas-fantasias aos convidados para o Almoço de comemoração dos 44 anos de circulação do caderno PH Revista.

No mesmo espaço do Rio Poty Hotel em que ocorreu a primeira etapa de entrega das camisetas aos convidados, no último fim de semana, Teresa Martins e este Repórter PH estarão a postos neste sábado, a partir das 10h.

As t-shirts (ou camisetas-fantasias), como se sabe, são de uso obrigatório para acesso à tarde/noite de muita alegria e fantasia, em clima de pré-Carnaval, que estaremos realizando no dia 11 de fevereiro, a partir das 14h, na mais bela casa de festas do Maranhão: o Palazzo Eventos, no Araçagi.

Para escrever na pedra:

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. De Oscar Wilde.

TRIVIAL VARIADO

Pouca gente sabe, mas Glória e Itaquê Mendes Camara há muitos anos não participam de festas carnavalescas por conta de uma promessa feita por Glória e que o casal segue religiosamente.

Ana Lúcia e Amaro Santana Leite vão passar o Carnaval no Rio de Janeiro. O mesmo farão Déia Trinta e Luiz Campos Paes, Lucy e Guto Guterres. Ana Lucia comemora nova idade no dia 18 com uma reunião na casa do irmão Murilo Albuquerque.

De acordo com as informações da revista Veja, as filhas de Gloria Maria serão cuidadas pelos padrinhos: Laura, a mais velha, pelo jornalista Bruno Astuto; a caçula, Maria, pela madrinha Julia Azevedo.

 Além disso, Gloria Maria também deixou um “plano” para amparar as herdeiras após o avanço do câncer no cérebro que a jornalista foi diagnosticada.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.