(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Encontro de Thaynara e Roseana

Mais: Camisetas-fantasias do PH

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Thaynara OG e Roseana Sarney discutiram a cultura maranhense
Thaynara OG e Roseana Sarney discutiram a cultura maranhense

Quem visitou a deputada federal eleita Roseana Sarney, em seu apartamento na Ponta d’Areia, foi a influenciadora digital Thaynara OG.

Na última quarta-feira, as duas conversaram sobre ações de fomento ao turismo e valorização da cultura maranhense.

Thaynara OG contou à deputada alguns detalhes sobre o que ela está preparando para a próxima edição do São João da Thay e, também, para a homenagem que a escola de samba Estácio de Sá fará a São Luís.

Elas discutiram, ainda, ações que podem ser feitas para inclusão dos jovens no mercado de trabalho e projetos já desenvolvidos por OG junto ao Unicef.

Casamento elegante

O grande acontecimento social desta sexta-feira é a festa de casamento de Letícia de Albuquerque Bogéa Fecury e Gabriel Castro Pinheiro, às 19h30, na Catedral Metropolitana de São Luís – a bicentenária Igreja da Sé.

Filhos de Ludmilla e José Fecury Neto e de Giselle e Wagner Costa Pinheiro Jr., os noivos recepcionarão os convidados, após o ato religioso, com uma big festa eletrônica no Palazzo Eventos, no Araçagi.

Toda a ambientação da igreja e da casa de festas terá a assinatura da designer Cintia Klamt Motta.

Camisetas-fantasias do PH

A sociedade maranhense, no que ela tem de mais bonito, charmoso e elegante, tem um encontro marcado para este fim de semana com este Repórter PH e Teresa Martins.

É que a partir das 10h de sábado e das 10h de domingo, estaremos a postos no Rio Poty Hotel para fazer a entrega, aos ilustres convidados  para o Almoço de aniversário do PH Revista, das camisetas-fantasias de uso obrigatório para acesso à tarde/noite de muita alegria e fantasia, em clima de pré-Carnaval, que estaremos realizando, dia 11 de fevereiro, no elegante Palazzo Eventos, no Araçagi.

O tradicional almoço de aniversário do PH Revista volta com força total, em sua 31ª edição, após ser cancelado durante dois anos por causa da pandemia.

Nessa confraternização da sociedade maranhense, com a participação de convidados de todo o Brasil, estaremos comemorando 44 anos de circulação, todos os fins de semana, do caderno de variedades mais antigo da imprensa brasileira.

Camisetas-fantasias do PH…2

Os donos de ateliês de costura e armarinhos a cidade já estão lotados de encomendas de muitas pessoas que vão customizar suas camisetas, transformando-as em lindas, criativas e luxuosas fantasias inspiradas em motivos da rica cultura mexicana, que é a temática da ambientação deste ano, assinada pela designer Cintia Klamt Motta.

As camisetas-fantasias são nos tamannhos P, M, G, GG e ExtraGG, que podem ser modificadas, com exceção da marca do PH Revista, que para a festa do dia 11 foi acrescida de um sombreiro mexicano.

Eleição da Corte Momesca

A Corte Momesca para o Carnaval 2023 de São Luís será eleita nesta sexta-feira, às 19h, na Casa Barrica, no bairro Madre Deus. Serão escolhidos o Rei Momo, a Rainha e as Princesas.

A festa contará com a discotecagem do locutor e DJ João Marcus e apresentação dos grupos Sambaceuma e Blocão do Samba, além das passistas do Rio de Janeiro e show com o Bicho Terra.

Incentivo ao empreendedor

O governador Carlos Brandão sancionou lei que institui a campanha de incentivo ao empreendedor rural no Maranhão.

A ação deverá ser realizada, anualmente, na segunda quinzena do mês de julho, tendo como ponto alto o dia 28, data em que é comemorado o Dia do Agricultor.

A lei tem como objetivo capacitar o empreendedor rural para uma gestão mais eficiente de seu empreendimento, visando à geração de emprego e renda, promovendo a difusão de tecnologias e inovações, impulsionando investimentos voltados ao agronegócio e integrando políticas agrícolas, ambientais, educacionais, de assistência técnica e de extensão rural.

Programação oficial

O cantor baiano Kiko Chicabana é uma das atrações confirmadas na programação oficial do Carnaval 2023 no Maranhão.

O artista se apresenta no domingo de Carnaval (19), em São Luís.

Ele se une à programação e a outras atrações já confirmadas, tais como o cantor Zé Vaqueiro, o Grupo Bom Gosto, Silva e Igor Kannário.

Bailes nas feiras

Os bailinhos de Carnaval invadirão as feiras e mercados de São Luís. Com o tema “Tem Folia na Ilha”, a programação acontecerá aos fins de semana em dez mercados municipais e cinco feirinhas de bairro, a partir desta sexta-feira (27) até o próximo dia 11 de fevereiro.

A iniciativa faz parte da programação do carnaval da Prefeitura da capital.

O “Bailinho de Carnaval nas Feiras e Mercados” tem a animação da Charanga do Galo, que circulará nos mercados apresentando um repertório de ritmos carnavalescos.

Haverá ainda a presença de um grupo de atores fantasiados com personagens tradicionais do nosso Carnaval.

DE RELANCE

Dibell lança ‘Sarará Vol.2’

Chega nesta sexta-feira, nas plataformas digitais, o segundo volume do álbum “Sarará”, que Erasmo Dibell lança em duas partes pela Saravá Discos.

O Vol.1 foi lançado em novembro passado, com as participações especiais da cantora moçambicana Lenna Bahule, de Zeca Baleiro e dueto póstumo com Papete.

Erasmo Dibell é um dos artistas mais populares e um dos grandes compositores maranhenses surgidos a partir da primeira metade dos anos 1990.

“Sarará” traz uma amostra de seu trabalho, com novas canções e releituras de sua obra. O Vol.2 reúne cinco gravações inéditas e três já lançadas como single, que anteciparam o álbum.

 

Erasmo Dibell lança hoje o segundo volume do álbum “Sarará”, com o selo da Saravá Discos
Erasmo Dibell lança hoje o segundo volume do álbum “Sarará”, com o selo da Saravá Discos

Rita e Fagner no projeto

Rita Benneditto e Erasmo Dibell dividem os vocais na  brejeira “Beijo na Boca”, que tem também a adesão do maestro Zé Américo Bastos no arranjo.

Em seu início de carreira, no álbum “Pérolas Aos Povos” (1999), Rita deu voz a um dos maiores sucessos do conterrâneo, o reggae “Filhos da Precisão”, e colaborou para o alcance nacional da música.

Fagner também é figura importante para Erasmo, que relembra de um momento especial para o início de sua carreira: “Sempre conto em meus shows que Fagner foi imprescindível na minha opção de me tornar músico. Foi fundamental ouvi-lo interpretando ‘Noturno’, de Caio e Graco Silvio. Aquilo me impactou fortemente e, por conta disso, acabei optando por esse ofício”, pontua Dibell.

Baleiro apresentou Dibell a Fagner

“Agora, tempos depois, relembra Dibell, estou aqui tendo a felicidade de ter uma música de minha autoria gravada com a colaboração dessa figura que, para mim, é de uma importância que não consigo mensurar nesse processo artístico. Estou muito feliz com tudo o que vem acontecendo em torno desse lançamento”.

Por sua vez, Fagner também ficou encantado com as composições de Erasmo.

Apresentados por Zeca Baleiro, parceiro e amigo dos dois, Erasmo e Fagner também se aproximaram. Em breve, devemos ter outras novidades, os três já compuseram duas canções em parceria: “E ela não me deixou só” e “Besta Fera”.

Reencontro das feras

Parceiros e amigos de longa data, Zeca Baleiro e Erasmo Dibell se reencontraram em maio de 2019, por ocasião da gravação do documentário musical "Maranhão - Ventos que Sopram", de Neto Borges. Do reencontro nasceu uma nova canção, "São Nunca", que faz parte do Vol.1, e a parceria para o lançamento do álbum “Sarará” pelo selo de Baleiro, Saravá Discos.

A arte do projeto é um dos últimos trabalhos com assinatura do artista plástico Elifas Andreato, o mago das capas de disco no Brasil, falecido em março de 2022.

Para quem não sabe, Erasmo Dibell é natural de Carolina/MA. Violonista, intérprete e compositor, o maranhense já foi gravado por vários artistas, entre eles Alcione, Gilmelândia, Maurício Mattar, Patrícia Costa, Rita Benneditto e Papete, que produziu seu primeiro disco solo, em 1993.

A diversidade de ritmos, o lirismo de sua poesia, o seu peculiar suingue ao violão, além do carisma pessoal e performance são os diferenciais que credenciam Erasmo Dibell a buscar espaço e reconhecimento na multifacetada música que se produz nos dias de hoje.

Domingo no Casarão

É grande a expectativa, sobretudo da ala mais jovem e de meia idade de São Luís, com relação à anunciada programação deste domingo no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena.

É que a partir das 16h, a banda Argumento e o cantor Bruno Shinoda agitam o ambiente com músicas carnavalescas que deverão ser cantadas e tocadas também por outros artistas conhecidos que ali deverão se apresentar.

É festa para varar a noite em clima de folia e alegria.

Cortejo no Centro Histórico

Vale lembrar que o pré-Carnaval segue a todo vapor no Casarão Colonial, que tem conseguido manter viva a tradição dos cortejos.

Antes de a festa começar no espaço da Rua Afonso Pena, os foliões vão se concentrar próximo à Beira-Mar, no chamado Bloquinho da Tamarineira e da Baronesa, que se forma no Bar Doce Veneno.

De lá, a turma jovem, bonita e disposta segue ladeira acima em direção ao Casarão ao som de uma bandinha tocando músicas carnavalescas.

No domingo que passou, os foliões cumpriram mais uma maratona e quando desaguaram para a festa propriamente dita, já estavam em clima de euforia total.

 

Luís Fernando Barreto Júnior (Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente) e Edilson Baldez (presidente da Fiema)
Luís Fernando Barreto Júnior (Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente) e Edilson Baldez (presidente da Fiema)

 De olho no Plano Diretor de SL

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, recebeu ontem a visita do Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Luís Fernando Barreto Júnior.

Objetivo do encontro: refletir sobre as ações de aprimoramento e aprovação do Plano Diretor de São Luís, que está em discussão na Câmara de Vereadores.

Voo direto SP-Barreirinhas

O governador Carlos Brandão anunciou que, em breve, entrará em operação um voo direto de São Paulo para Barreirinhas. E vice-versa.

O anúncio foi feito durante encontro em Brasília com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, a diretora de Marketing e Promoção da Embratur, Jaqueline Gil, e com o secretário estadual de Turismo, Paulo Matos.

Na ocasião, o secretário estadual de Turismo do Maranhão, Paulo Matos, apresentou as potencialidades do estado, a exemplo da possível criação da Rota da Amazônia.

Férias no Teatro Sesc

A programação de férias do Teatro Sesc está chegando às suas últimas apresentações. Nesta sexta-feira, o público poderá curtir a mistura de ritmos tradicionais e música popular maranhense no Show Caçoeira, às 19h.

No sábado (28), toda a família poderá se divertir com a adaptação do clássico ‘Os Três Porquinhos’, às 17h. As duas apresentações têm classificação livre e duração de 60 minutos.

O Show Caçoeira é apresentado pelos maranhenses Wendel Cosme, Wanderson Silva, Lee Souza e João Eudes. Com repertório animado e regional, a atração promete contagiar a plateia e mostrar a riqueza da cultura popular maranhense.

Só elogios para a dupla

Fernando e Franco, dupla sertaneja de maior destaque dentro desse gênero musical no Maranhão, foi elogiada, em alto e bom som, pelos cantores Henrique e Juliano durante uma apresentação no estacionamento do São Luís Shopping, no último sábado.

Os astros da noite chamaram a dupla no meio da música “Te amar foi ilusão”, de Bruno e Marrone, e os quatro cantaram juntos. Depois, Fernando e Franco entoaram “Vida Vazia”, também de Bruno e Marrone.

O vídeo em que Henrique e Juliano elogiam a dupla já está circulando na Internet. O convite para subir no palco foi uma surpresa para os irmãos cantores.

Reflexões e olhares

Nesta sexta-feira, a jornalista e professora maranhense Rosane Borges estreia no site do Itaú Cultural a coluna mensal Perspectivas, dedicada a reflexões e olhares voltados à negritude.

Neste primeiro artigo, que apresenta sua concepção sobre o papel das mulheres negras e dos “terrivelmente outros, ela reflete sobre acontecimentos que marcaram os últimos dez anos e como eles impulsionaram, além da barbárie, debates sobre política e sobre uma sociedade pensada para todos.

Paz de Darwin no TAA

Dono de talento único, o recifense Rodrigo Marques será o responsável por abrir a temporada 2023 da Tablado Produções. O humorista sobe ao palco do Teatro Arthur Azevedo nesta sexta-feira para apresentar o show solo Paz de Darwin.

Em “Paz de Darwin”, Rodrigo Marques fala sobre o preconceito que sofreu por ser ateu ao longo de sua vida e sobre o processo de desconstrução quanto à monogamia.

Com vocabulário rebuscado e franqueza, o comediante aborda os mais variados temas, sob a perspectiva de suas experiências e trocas no dia a dia.

Legislação sobre crimes

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as propostas para endurecer a legislação sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito.

A iniciativa é uma reação aos atos que ocorreram no dia 8 de janeiro, em Brasília, e foi apelidado de Pacote da Democracia.

O pacote inclui uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), uma Medida Provisória (MP) e dois projetos de lei.

Na próxima semana será a abertura do ano Judiciário no Supremo Tribunal Federal e do ano Legislativo, no Congresso Nacional, com a posse de parlamentares eleitos e reeleitos para a Câmara e o Senado.

Dicas Potiguar

Neste período chuvoso é importante redobrar os cuidados com os imóveis, em especial no que diz respeito aos casos de infiltração que são comuns e crescentes nessa época do ano; e que podem causar graves danos à saúde.

Além dos transtornos com a água que entra no imóvel, as infiltrações podem causar o mofo, que por sua vez, provoca problemas respiratórios; além de piorar casos de sinusite, bronquite, rinite e asma.

A melhor forma para evitar ou combater as infiltrações é por meio do processo de Impermeabilização, com a aplicação de produtos eficazes e que vão impedir a passagem de água ou fluídos sob a forma líquida ou vapor, bem como proteger as estruturas, e outros elementos construtivos da ação da água.

A impermeabilização também tem a função de proteger o meio ambiente de possíveis vazamentos ou contaminações.

Dicas Potiguar …2

Para ajudar as pessoas com informações e orientações eficazes sobre esse tema que sempre desperta muitas dúvidas, o Grupo Potiguar, em parceria com a Quartzolit, realiza na loja Potiguar Forquilha o evento “Dicas Potiguar sobre Impermeabilização”. Esta é uma oportunidade para todos que quiserem aprender as melhores formas de prevenir infiltrações e proteger os ambientes de casa ou do trabalho.

O evento acontece nesse sábado (28.01), à partir das 09h30 em um formato bem direto e que permite aos participantes interagir com o consultor e tirar suas dúvidas sobre o tema. Quem quiser pode participar gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia.

Para escrever na pedra:

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos!”. De autor desconhecido, mas atribuída a Charles Chaplin.

TRIVIAL VARIADO

O Ministério da Saúde anunciou ontem que começará em 27 de fevereiro a campanha de vacinação contra a covid-19 com a vacina bivalente da Pfizer, que protege também contra as subvariantes da cepa Ômicron.

A imunização começará por idosos a partir de 70 anos, aqueles em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas e quilombolas.

Para receber a bivalente, a pessoa deverá ter tomado ao menos duas doses da vacina contra o coronavírus. Após a conclusão da imunização do primeiro grupo prioritário, serão vacinados os idosos de 60 a 69 anos. O terceiro grupo inclui gestantes e puérperas e, em seguida, receberão a bivalente os profissionais da saúde.

Tome nota: o jovem Bruno Cantalice, de Caxias, movimenta a ala jovem de São Luís, na tarde de sábado (28), com a Feijoada La Cantalice, no Spaço Lagoa, em clima de previa de Carnaval.

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou ontem, por unanimidade, o nome de Jean Paul Prates para comandar a presidência da estatal. Segundo nota divulgada pela companhia, ele terá mandato, inicialmente, até 13 de abril de 2023, “mesmo prazo dos demais integrantes da diretoria-executiva”.

Mais uma vez, o Almoço do PH Revista, que volta depois de um hiato de dois anos, terá o apoio de alguns dos grupos empresariais mais importantes da economia maranhense.

Prosseguem abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Prêmio Educador Transformador, destinado ao reconhecimento de projetos educacionais transformadores, com foco na educação empreendedora e desenvolvidos por professores das instituições de ensino, públicas ou privadas, de todo país.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.