(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Mais uma referência perdida

E mais: Documentário de Cássia Melo

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Morreu Pierre Beltrand, pioneiro da crônica social em Belém do Pará
Morreu Pierre Beltrand, pioneiro da crônica social em Belém do Pará

 Mais uma referência perdida

E eis que perdi, ontem, mais um amigo e incentivador dos meus inícios no  colunismo social brasileiro: morreu o jornalista pioneiro no colunismo social no Pará, Pierre Beltrand, aos 93 anos. Das nove décadas, sete e meia foram dedicadas por Pierre à profissão.

Conheci Pierre Beltrand na década de 1970, quando eu e ele escrevíamos para o jornal “O Liberal”, a convite do saudoso Romulo Maiorana. Como eu morava em São Luis, era Pierre que acompanhava em Belém a edição de minha página semanal “Nordeste aqui”.

Nascido Ubiratan de Aguiar, o jornalista adorou o pseudônimo de Pierre Bertrand para se proteger das repercussões das notas polêmicas que publicava, como traição de casais e brigas de famílias.

Pierre atuou em diversos veículos de comunicação, como TV Marajoara, TV Liberal, jornal 'O Estado do Pará', 'A Província do Pará', jornal 'O Liberal' e jornal 'Amazônia'.

O jornalista, que foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas no Pará, também era advogado e um imortal da Academia Paraense de Letras.

Ano Judiciário

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, prestigiou a sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2023, realizada na Sala das Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do Maranhão.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Paulo Velten, com a presença dos demais membros do Tribunal.

Também participaram da cerimônia o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor; a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Holídice Barros; e a deputada estadual eleita Iracema Vale, que na próxima semana deverá ser eleita presidente da Assembleia Legislativa do Estado, entre outras autoridades.

Descarte irregular

O descarte irregular de resíduos ainda é um dos maiores desafios e uma das principais causas de alagamentos, como se viu durante a chuva torrencial de ontem em São Luís.

Pneus desgastados, pedaços de papelão, fraldas e destroços de mobílias são elementos que podem ser facilmente encontrados em diversas esquinas da cidade.

Com o retorno do período chuvoso, as consequências desse tipo de descarte podem ser ainda mais desastrosas e preocupantes.

É que a chuva carrega o lixo para bueiros e canos de retenção de esgotos, entupindo as saídas da água e bloqueando a passagem.

Universidade do Sul

Líder da bancada feminina do Senado Federal, Eliziane Gama indicou ao Ministério da Educação a criação da Universidade Federal do Sul do Maranhão.

A parlamentar sugeriu um desmembramento da Universidade Federal do Maranhão por meio de projeto de lei, com sede em Imperatriz e campi nos municípios de Balsas e Grajaú.

Documentário de Cássia Melo

Símbolo de resistência à ditadura, Manoel da Conceição terá sua trajetória de vida retratada no filme “Minha Perna, Minha Classe”.

O lançamento para convidados será no dia 3 de fevereiro, às 19h, no Palacete Gentil Braga. 

Com direção de Arturo Saboia e produção executiva de Cassia Melo, o documentário conta a história do líder camponês desde sua infância à criação dos primeiros sindicatos, as perseguições, prisão, fuga pelos países e sua libertação. 

Documentário de Cássia Melo...2

A missão de Cássia teve início durante a pandemia quando ao lado do cineasta Arturo Saboia deram os primeiros passos para a concretização do documentário que tem duração de 90 minutos.

Foram entrevistas on line, presenciais e visitas aos locais onde a história de Mané da Conceição se mantém viva.

Documentário de Cássia Melo...3

Manoel da Conceição morreu no dia 18 de agosto de 2021 na cidade de Imperatriz, onde viveu os últimos anos ao lado da família.

Primogênito do casal de lavradores Maria Leotéria e Antônio Raimundo, Manoel da Conceição nasceu no dia 24 de julho de 1935, no povoado Pedra Grande, no município de Coroatá, estado do Maranhão.

Ele foi perseguido, torturado e exilado, tendo dedicado sua vida à organização da luta pela democracia e pelos direitos dos povos dos campos e das florestas.

Prêmio Cazumbá

A Pororoca Produções, capitaneada por Ricardo Fernandes e Mirella Castelo Branco, é uma das indicadas na sexta edição do Prêmio Cazumbá de Turismo & Cultura, que é o “Oscar do Turismo no Maranhão”.

A produtora está entre as três mais votadas nessa categoria voltada para eventos culturais em um total de cerca de 600 nomes.

O vencedor será conhecido durante solenidade a ser realizada no dia 3 de fevereiro, às 19h, no Teatro do SESC, na Avenida dos Holandeses. 

Aconteceu em Portugal

Na última quinta-feira (19), o transexual brasileiro Keyla Brasil invadiu seminu o palco do Teatro São Luiz, em Lisboa, para promover um protesto inusitado.

Ele reclamava da escalação de um homem normal para interpretar a personagem Lola, na peça “Tudo Sobre a Minha Mãe”. Segundo Keyla, a situação se trata de um “transfake”.

O brasileiro interrompeu o trabalho dos atores para reclamar da escalação de André Patrício. “Transfake! Desce do palco! Tenha respeito por este lugar”, dizia.

Apesar da peça ser interrompida, o transexual continuou sua escandalosa performance.

Para ela o tempo não passa. A atriz e ex-Miss Brasil Vera Fischer, 71 anos, continua bela e luminosa como sempre foi
Para ela o tempo não passa. A atriz e ex-Miss Brasil Vera Fischer, 71 anos, continua bela e luminosa como sempre foi

DE RELANCE

Camisetas-fantasias do PH

Tudo pronto para a entrega das camisetas-fantasias de uso obrigatório para acesso ao Almoço de aniversário do PH Revista, em tarde/noite de muita alegria e fantasia, no elegante Palazzo Eventos, no Araçagi, dia 11 de fevereiro.

As camisetas serão entregues no próximo fim de semana (sábado e domingo, a partir das 10 horas) no Rio Poty Hotel & Resort, que está passando por uma ampla e sofisticada reforma para se tornar o melhor e mais luxuoso hotel de São Luís.

O tradicional almoço de aniversário do PH Revista volta com força total, em sua 31ª edição, após ser cancelado durante dois anos por causa da pandemia, quando o caderno comemora 44 anos de circulação.

Camisetas-fantasias do PH…2

Os ateliês da cidade já estão lotados de encomendas de muitas pessoas que vão customizar suas camisetas, transformando-as em lindas e criativas fantasias inspiradas em motivos da rica cultura mexicana.

Este ano, como já foi anunciado, estaremos homenageando a rica e colorida cultura do povo mexicano.

As camisetas-fantasias são nos tamannhos P, M, G, GG e ExtraGG.

Campanha “Janeiro Branco”

Mestra em saúde corporativa com abrangência em autarquias e indústrias, além de conselheira e madrinha humanitária da Cruz Vermelha, a empreendedora Daniella Andrade acaba de retornar a São Luís, procedente de São Paulo, para acompanhar de perto a programação alusiva ao “Janeiro Branco” junto a clientes atendidos por sua empresa.

Ela comanda a D Andrade, especializada no segmento de qualidade de vida, saúde ocupacional e consultoria, atuando em processos de qualidade, gestão de pessoas e programas de bem-estar para incentivar o desenvolvimento humano e empresarial.

Neste período da campanha “Janeiro Branco”, a D Andrade volta-se, também, para a saúde mental. “É um alerta para problemas de preocupação mental, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca a doença mental no topo da pirâmide, pautando depressão, ansiedade, síndrome do pânico e estresse, que afetam sobremaneira o rendimento dos funcionários de qualquer empresa”, alerta a empreendedora.

De volta a São Luís, Daniela Andrade comanda a programação alusiva ao “Janeiro Branco”
De volta a São Luís, Daniela Andrade comanda a programação alusiva ao “Janeiro Branco”

Carnaval em São Luís

O cantor pernambucano Zé Vaqueiro e o grupo carioca de pagode Bom Gosto são algumas das atrações confirmadas na programação oficial do Carnaval 2023 em São Luís.

O grupo Bom Gosto se apresenta no domingo de Carnaval (19) e o cantor Zé Vaqueiro na segunda-feira (20).

Carnaval em São Luís...2

Os artistas se unirão ao cantor Silva, que também foi confirmado na programação do Carnaval e fará show na Sexta-Feira Gorda.

Além deles, se apresenta também o cantor baiano Igor Kannário, conhecido como 'Príncipe do Guetto', no sábado (18).

EP de César

O cantor e compositor César Nascimento acaba de lançar o “EPedra”, EP totalmente dedicado ao ritmo jamaicano e composto por quatro músicas gravadas no Estúdio Chalezinho Amarelo, em Petrópolis (RJ).

São elas: “Deixa a Maré”, que tem a participação especialíssima de sua neta de 7 anos, Gabi Nascimento, afilhada musical do Mestre Josias Sobrinho, “Mangue Seco” (inspirada na praia de mesmo nome, localizada no município da Raposa), “Algodoal” (em parceria com o compositor Almino Henrique, de Belém) e um remix de “Agarradinho”, já lançada em 2020 e inspirada no jeito maranhense de dançar o reggae.

EP de César...2

O trabalho levou dois anos para finalização, haja vista o início ter sido durante o período de isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19, otimizando tempo produzindo as canções junto à família.

O “EPedra” tem a participação de Renata Gaspar (esposa de César Nascimento) em todas as músicas, nas criações vocais e em suas gravações ao lado do filho Ikaro.

 

Um foco de luz na doce Ana Clara, filha de Michelinne e Anderson Bentes de Sousa, que está comemorando nova idade
Um foco de luz na doce Ana Clara, filha de Michelinne e Anderson Bentes de Sousa, que está comemorando nova idade

Domingo no Casarão

A banda Argumento e o cantor Bruno Shinoda agitam a programação deste domingo no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, a partir das 16h.

Além deles, outros artistas conhecidos também deverão se apresentar no local.

O espaço está sempre lotado, recebendo, principalmente, a adesão da ala jovem e de meia idade.

Para escrever na pedra:

“Cuidado com as bajulações, minha avó agradava as galinhas e depois lhes torcia o pescoço”. De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

A sociedade maranhense está de luto com o falecimento, nesta madrugada, do empresário Sebastião Murad, figura das mais conceituadas desta cidade e que sempre pontificou na vida social e política, pois também atuou como deputado federal. 

Depois de mobilizar mais de 18 mil pessoas em sete cidades maranhenses em 2022 e realizar 32.950 atendimentos nas áreas de saúde, educação e lazer, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) elegeu a cidade histórica de Alcântara para realizar o primeiro SESI Itinerante de 2023 fora de São Luís.

No assunto: com ações de saúde, educação e lazer, a iniciativa leva solidariedade e cuidado para comunidades maranhenses de menor IDH ou impactadas por intempéries como enchentes. 

Em tempo: até esta quinta-feira, a população de pouco mais de 20 mil habitantes de Alcântara pode acessar gratuitamente consultas médicas, oftalmológicas, pediátricas e odontológicas, além de serviços de aferição de pressão, exames laboratoriais, testes rápidos e vacinação.

Pesquisadores da Embrapa desenvolveram o filé de pirarucu (Arapaima gigas) em conserva, tecnologia agroindustrial que agrega valor ao pescado e desponta como potencial ativo de bioeconomia e desenvolvimento na Amazônia.

No capítulo: o pirarucu está entre os maiores peixes de água doce do Brasil e do mundo e tem despertado a atenção de consumidores, manejadores e produtores em todo o País, em especial, na Amazônia, de onde é originário.

Entre as características do pirarucu atraentes ao mercado destacam-se o rápido ganho de peso e o aproveitamento de carne, superior ao encontrado no gado. O pirarucu é um peixe carnívoro que pode atingir, em condições de natureza, até três metros de comprimento e ultrapassar os 200 quilos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.