(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Encontro agradável entre amigos

Mais: Entrega das camisetas do PH Revista

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Na tarde de sábado, na casa de Teresa e Fernando Sarney, um encontro deste Repórter PH com o nosso líder maior, José Sarney, e o amigo Nilson Ferraz
Na tarde de sábado, na casa de Teresa e Fernando Sarney, um encontro deste Repórter PH com o nosso líder maior, José Sarney, e o amigo Nilson Ferraz

 Coroação do rei Charles III

Confesso que estou com muita vontade de ser um voyeur na cerimônia de coroação do rei Charles III, em maio próximo.

O evento contará com um show repleto de astros, um grande “almoço nacional” e uma iniciativa de promoção do voluntariado, além da tradicional cerimônia e das procissões, Segundo anunciou o Palácio de Buckingham.

Os três dias de festejos, cerimônias e eventos comunitários serão uma oportunidade “para as pessoas se unirem na celebração de uma ocasião histórica”, acrescentou o palácio.

Até lá, a monarquia tentará reduzir o impacto negativo das afirmações incendiárias sobre a família real contidas no livro de memórias do príncipe Harry, filho mais novo do rei, lançado neste mês.

Coroação do rei Charles III…2

Ainda não se sabe se Harry e a mulher, Meghan Markle, que vivem nos Estados Unidos, irão participar da coroação, que costuma acontecer meses após o monarca assumir suas funções, devido ao luto nacional e ao ajuste de detalhes do evento.

A coroação de Charles III, a primeira no Reino Unido desde 1953, acontecerá em 6 de maio, na Abadia de Westminster. Sua mulher, Camilla, 75, será coroada como rainha consorte.

O casal chegará procedente do palácio sem outros membros da família real, no que se conhece como “procissão do rei”, e retornará com uma comitiva, na “procissão da coroação”.

Para encerrar o primeiro dia, os membros da realeza irão saudar a população em uma sacada do Palácio de Buckingham, em cuja esplanada devem se concentrar milhares de pessoas.

Coroação do rei Charles III…3

No dia seguinte, um “show especial da coroação” será realizado no Castelo de Windsor e transmitido ao vivo pela rede de TV BBC, com a participação de “ícones da música mundial e astros contemporâneos”.

À noite, um espetáculo de luzes intitulado “Ilumina a nação” irá encher de cores lugares emblemáticos, com projetores, lasers e drones. Vizinhos e comunidades serão convidados a participar de “grandes almoços da coroação”, como um “ato nacional de celebração e amizade”.

A segunda-feira, último dia dos festejos, será organizada por grupos de caridade e religiosos, que “destacarão o impacto positivo do voluntariado nas comunidades do país”.

Triste Argentina

Acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e por vários ministros de Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou ontem em uma Buenos Aires mais suja, mais pobre e mais triste.

No chamado “microcentro”, local onde está hospedado, há muito lixo acumulado ao lado de contêineres e pelas calçadas. Há também grande número de moradores de rua.

Sintoma da precarização da economia é o serviço de transporte por aplicativo na capital argentina. Para o transporte entre o Aeroparque e o hotel, na Praça San Martín, três motoristas entraram em contato, por mensagem, com um brasileiro após ter a viagem confirmada. Perguntavam se o pagamento seria em espécie – peso ou real. Diante da negativa, rejeitaram a viagem.

Triste Argentina…2

No domingo, os restaurantes de Puerto Madero eram outra mostra dos problemas econômicos: havia poucos clientes ao meio-dia.

A pobreza na Argentina atinge 43,1% da população. Cerca de 8,1% vivem em estado de indigência. Os dados são do Observatório da Dívida Social da Universidad Católica Autónoma.

Uma das raras alegrias dos argentinos no país no qual a inflação chegou a 94% em 2022 é vestir a camisa azul e branca da Seleção campeã do mundo, com preferência para o número 10, de Messi, às costas.

Mais de um mês depois do Mundial, é possível ver dezenas de crianças com o uniforme na Feira de San Telmo.

 

No almoço de sábado na casa de Teresa e Fernando Sarney, para comemorar a nova idade de Jorge Murad, um reencontro com o melhor sabor da amizade: dona Marly Sarney e o Repórter PH
No almoço de sábado na casa de Teresa e Fernando Sarney, para comemorar a nova idade de Jorge Murad, um reencontro com o melhor sabor da amizade: dona Marly Sarney e o Repórter PH

DE RELANCE

Entrega das camisetas do PH Revista

No fim de semana, superou todas as expectativas o número de confirmações de convidados para o tradicional almoço de aniversário do PH Revista, que após ser cancelado durante dois anos por causa da pandemia, volta agora com força total, em sua 31ª edição, na tarde de 11 de fevereiro, no Palazzo Eventos, quando o caderno comemora 44 anos de circulação.

O entusiasmo dos convidados se deu por conta do anúncio oficial da entrega das camisetas-fantasias para esse grande evento em clima de pré-Carnaval.

Entrega das camisetas do PH Revista…2

Relembrando: a entrega das camisetas-fantasias nos tamannhos P, M, G, GG e ExtraGG, começa a partir das 10h do próximo dia 28, sábado, no Rio Poty Hotel & Resort. E no domingo, 29, estaremos novamente no mesmo local fazendo mais entregas para que todos os convidados recebam suas peças criadas pelo webdesigner Jovelino Furtado.

É claro que muita gente vai customizá-las, transformando-as em lindas e criativas fantasias inspiradas em motivos da rica cultura mexicana.

Vale lembrar que esta é a semana decisiva para que as pessoas que vão  participar do evento confirmem suas presenças.

A tragédia do povo Yanomami

As cenas registradas em Roraima escancaram um país doente: como não se indignar com uma tragédia humanitária que deveria envergonhar qualquer brasileiro? Como não vimos antes? Como fomos complacentes?

As imagens são tão chocantes quanto o silêncio cúmplice diante do horror revelado ao mundo na Terra Indígena Yanomami.

Dói ver aquela gente virada em carne e osso, enferma, olhando os olhos da morte.

Estágios nas escolas

Está bem difícil a vida dos alunos dos cursos de licenciaturas que já começam a buscar oportunidades no mercado de trabalho.

Os futuros professores não estão conseguindo estágio por conta de um entendimento do Ministério do Trabalho sobre a legislação de estágio, abrindo margem para vínculo empregatício, o que está criando dificuldades para a contratação de estagiários na rede particular de ensino.

Comenta-se que para evitar problemas com as novas determinações, diversas escolas deixam de contratar estagiários, que por sua vez perdem a oportunidade de adquirir a vivência em sala de aula, uma experiência que certamente será cobrada pelo mercado, quando formados.

Algumas escolas argumentam que esse círculo cria problemas para escolas, formandos e professores, que ficam sobrecarregados sem essa ajuda.

 

No aniversário de Mauro Fecury (82 anos), em seu apartamento no Leblon (Rio), o irmão Miguel Fecury e os amigos Genoveva Maria e Luiz Raimundo Azevedo
No aniversário de Mauro Fecury (82 anos), em seu apartamento no Leblon (Rio), o irmão Miguel Fecury e os amigos Genoveva Maria e Luiz Raimundo Azevedo

Carnaval de rua

A Prefeitura de São Luís realizou o segundo domingo da programação de pré-Carnaval do circuito Madre Deus do Carnaval de São Luís – Tem folia na Ilha.

A programação começou às 17h30 e terminou por volta das 23h. E contou com apresentações de tambor de crioula, tribos de índios, blocos organizados, tradicionais e alternativos, além de escolas de samba e outras agremiações.

A folia possui um circuito que parte da Vila Gracinha, descendo pela Rua Passeio, seguindo pela lateral e fundos da Praça da Saudade, Beco do Gavião, até o Largo do Caroçudo. Dois palcos foram montados, sendo um na Vila Gracinha e outro no Largo do Caroçudo.

Proliferação de arboviroses

O trabalho de controle e combate das arboviroses devido ao começo do período chuvoso segue a todo vapor.

O objetivo é evitar o aumento do índice de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya entre a população por meio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, assim como monitoramento das áreas de risco.

A proliferação da dengue e outras arboviroses está diretamente ligada aos criadouros domésticos do mosquito e, com a chegada do período chuvoso, é importante ficar em alerta para evitar o aumento de casos.

Sobre Alvará

A partir desta segunda-feira, as guias para pagamento das taxas de licença e de verificação fiscal de localização e funcionamento – Alvará válido para o ano de 2023, estão disponíveis no site da Semfaz, com vencimento previsto para o dia 1° de março de 2023.

Para emitir, o contribuinte deverá ter em mãos o CNPJ da empresa. Empresas que não tenham ultrapassado o faturamento de R$ 250 mil em 2022 e Microempreendedores Individuais (MEI) não terão qualquer custo para expedição do diploma de alvará, estando dispensados da taxa de expediente.

Combate a incêndio

Começou a concretagem do reservatório superior de água de combate a incêndio no prédio em construção da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Retomada em agosto de 2021, depois de vários anos parada, a obra está sendo executada pela JB Construções e, até o fim do segundo semestre deste ano, será entregue à comunidade acadêmica do curso.

A próxima etapa será a colocação da estrutura metálica de sustentação do telhado. Com esse trabalho, um terço da obra estará pronto. Nessa fase, estão sendo investidos dois milhões, quinhentos e trinta e três mil reais.

Ampliação e reforma

As obras de ampliação e reforma da Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), serão inauguradas nesta segunda-feira. O roteiro da cerimônia de entrega inclui exibição do vídeo, descerramento de placa e visitação às novas instalações.

Entre os destaques da obra, estão a construção de um ginásio poliesportivo, equipado com arquibancada, vestiários e recursos de acessibilidade; de duas áreas de playground, uma para cada faixa etária atendida pela unidade; e a reestruturação do auditório.

A ampliação alcança todo o prédio, englobando ambientes como as salas de aula, espaços de recreação, refeitório, biblioteca, sala de professores e sala de apoio aos estudantes.

A Creche-Escola ganha, ainda, uma nova área de vivência, uma horta e um pomar.

Feira de Calçados

O Rio Poty Hotel & Resort (Ponta d’Areia) sedia, desta terça (24) até a próxima quinta-feira (26), a sétima edição da Feira de Calçados e Acessórios do Maranhão - Fercama, uma das mais importantes das regiões Norte e Nordeste. 

O evento acontece no Salão Palmeiras, onde foram montados diversos estandes para exposição das principais marcas nacionais e internacionais de moda dedicadas a calçados, bolsas, relógios e acessórios. São mais de 100 marcas envolvidas. 

Feira de Calçados 2

A iniciativa, que inclui ainda palestras sobre temas variados, a exemplo de marketing digital, posicionamento de rede e tráfego pago surgiu da necessidade em comum de se estreitar os laços entre indústria e lojistas, criando uma ponte para que os bons negócios se concretizassem, bem como fortalecendo e estimulando a economia. 

De acordo com Fernando Mello Orion, a última edição da Fercama movimentou cerca de R$ 32 milhões. Nesta sétima edição, um pouco mais compacta, a expectativa é movimentar entre R$ 10 a R$ 15 milhões. 

Empregos digitais

Nos últimos cinco anos, o número de empregos digitais no Brasil teve crescimento de 4,9% em comparação às demais ocupações.

Os números são da pesquisa “Transformação digital, produtividade e crescimento econômico”, desenvolvida pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Eles mostram que o índice de empregos formais vem cedendo espaço aos empregos digitais.

Os dados refletem a capacidade de resiliência dos profissionais do País frente às mudanças socioeconômicas e crises, como a pandemia de covid-19.

Empregos digitais…2

O estudo também aponta que o setor produtivo e governo já entendem a importância da transformação e seus impactos para a economia, e destaca a mão-de-obra qualificada como um gargalo para avançar na transformação digital e gerar maior competitividade.

Ainda assim, nos últimos 5 anos, a oferta digital brasileira cresceu em média 5,7%, enquanto o mercado americano cresceu 7,1%.

A pesquisa destaca como a ampliação da oferta digital seria capaz de gerar um acréscimo de R$ 422,7 bilhões na economia brasileira, e traça uma meta mais desafiadora: se a oferta digital brasileira alcançasse o patamar atual de representatividade da economia americana, calculado em 10,2% em 2020, o Brasil teria um incremento de 1,12 trilhão de reais na economia.

José Carlos e Rosimar
José Carlos e Rosimar

 De volta à Ilha, após passar as festas de fim de ano percorrendo belas cidades de Santa Catarina, o empresario José Carlos Salgueiro foi visto domingo, no jantar do restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol. Na foto, ao lado da esposa Rosimar, que permanece mais alguns dias em São Paulo

---------------------------------------------------------

Para escrever na pedra:

“O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade”. De Nelson Rodrigues.

TRIVIAL VARIADO

Na Câmara dos Deputados, o PT irá apoiar a reeleição de Artur Lira (PP-AL) para a presidência. O partido pretende emplacar a deputada Maria do Rosário (PT) na Mesa Diretora da Câmara, preferencialmente na primeira vice-presidência, mas isso ainda dependerá da correlação de forças a ser medida na eleição do dia 1º de fevereiro.

Devedores inscritos na dívida ativa da União poderão parcelar as dívidas referentes ao Simples Nacional até o dia 31 deste mês, pelo portal Regularize, do governo federal.

A propósito: são vários os benefícios para que microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte regularizem dívidas do Simples Nacional.

Veterana raposa da política maranhense concorda com a avaliação de que a próxima legislatura da Assembleia Legislativa será mais calma do que a anterior, mas destaca pautas que deverão mexer nos aguapés.

Uma delas é a forma de compensação dos Estados pelo corte do ICMS sobre os combustíveis, que causou impacto bilionário nas receitas. Se nada for feito, poderá ser necessário mexer nas metas do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

 Tem mais: a implementação do novo valor do piso do magistério é outro item que deve causar apupos. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.