Pergentino Holanda

Vitória de Lara Gomes na prova da OAB

Mais: Camisetas do PH Revista

PH

Antes mesmo de colar grau em Direito, a jovem Lara Gomes, filha de Márcio Rocha Gomes e Anny Kristen, passou na prova da OAB
Antes mesmo de colar grau em Direito, a jovem Lara Gomes, filha de Márcio Rocha Gomes e Anny Kristen, passou na prova da OAB

Família vitoriosa

Hyrlene Rocha Gomes é só alegria. E por um motive muito especial.

Sua neta Lara Gomes, filha de Márcio Rocha Gomes e Anny Kristen, passou na prova da OAB antes mesmo de colar grau em Direito. 

Outro neto dela, Lucca, filho de sua linda filha Ingrid Gomes Vieira (viúva do saudoso Gilmar Vieira), está cursando faculdade de cinema nos Estados Unidos.

Ingrid, que muito brilhou em concursos de beleza neste Estado, há mais de 10 anos mora na Flórida, nos Esados Unidos.

Jô Santana em São Luís

Quem esteve ontem nas dependências do Grupo Mirante foi o ator e produtor Jô Santana, idealizador do espetáculo ‘Marrom - O Musical’, sobre a trajetória artística da maranhense Alcione. 

Ele estava acompanhado do jornalista Jefferson Lauande.

Jô retornou ao Maranhão para uma série de visitas a gestores públicos e entrevistas em veículos de comunicação, uma vez que o espetáculo, com texto e direção de Miguel Falabella, virá para São Luís no começo do mês de março.

Jô Santana em São Luís…2

Além do trabalho produzindo a vinda do espetáculo “Marrom - o Musical”, Jô aproveita a estada na capital maranhense para passear e se deliciar com a culinária local, que adora.

Nesta quarta-feira, inclusive, ele estará na Casa Pão com Ovo, na Pointa do Farol, prestigiando o trabalho dos atores César Boaes e Adeílson Santos, dos quais é amigo.

Aperto de mãos

No início desta semana, uma cena chamou a atenção, positivamente. No Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão reuniu-se com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, para tratar de parcerias entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.

Durante o diálogo com o prefeito da capital maranhense, o governador reforçou que a gestão estadual é municipalista e trabalhará em prol de todos os maranhenses.

Ele pontuou, ainda, obras estruturantes na cidade, a realização de eventos como o Carnaval e o desenvolvimento de ações em áreas como a de saúde.

Revogação de ato

O governo federal revogou um ato administrativo da gestão passada que regulamentava a exploração de madeira em terras indígenas, mas que não chegou a surtir efeitos.

Segundo a Funai, a medida implementada no ano passado violava a Constituição e o Estatuto do Índio, além de infringir tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Um desses tratados é a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que, entre outras coisas, prevê a consulta prévia às comunidades indígenas, que não vinha sendo cumprida, segundo órgãos federais.

Acessibilidade na Alema

Obras de adequação para garantir mais acessibilidade às instalações da Assembleia Legislativa do Maranhão foram entregues pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto.

Os serviços incluem instalação de rampas, sinalização, rebaixamento de guias, nivelamento e substituição de piso, adequações dos banheiros e dos espaços de circulação.

Iniciadas em dezembro de 2021, as obras contemplam a construção de rampa para possibilitar o acesso à galeria do Plenário Nagib Haickel, assim como o nivelamento do primeiro patamar do espaço, para possibilitar o uso por pessoas com deficiência, obesas, com mobilidade reduzida e deficientes visuais.

Em Paulo Ramos

O município maranhense de Paulo Ramos celebrou 53 anos de emancipação e para festejar a data, o governador Carlos Brandão inaugurou uma série de obras na cidade.

Entre os investimentos, estão a entrega da reforma da Delegacia de Polícia do município e a inauguração da Praça de Eventos da cidade.

A população também foi beneficiada com a entrega de pavimentação asfáltica em vias urbanas no bairro Pastor Roldão, e com a cessão de 200 títulos de propriedade de terra.

Chuvas intensas

A Prefeitura da cidade balneária de São José de Ribamar tem emitido alertas para as chuvas intensas que atingem a região metropolitana.

O período chuvoso, que começou há pouco dias, trouxe alguns transtornos e a situação só não se agravou devido ao trabalho constante da Defesa Civil, que realiza atividades preventivas.

No início desta semana, o órgão deu início a uma operação visitando as áreas mais atingidas pelas fortes chuvas. A operação monitora a situação de todas as áreas de risco do município, destinando equipes para os locais mais afetados.

Controle e combate

A Prefeitura de São Luís retomou o trabalho de controle e combate das arboviroses devido ao começo do período chuvoso na Capital.

O objetivo é evitar o aumento do índice de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya entre a população por meio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como monitoramento das áreas de risco.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, diz que a Prefeitura tem intensificado o controle vetorial, mas a participação da população é fundamental.

Violência contra imprensa

O ministro da Justiça e Segurança Pública, maranhense Flávio Dino, anunciou a criação, no âmbito da pasta, do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas. 

A proposta foi levada ao ministro pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). 

Dino se reuniu com a presidenta da entidade, Samira de Castro, e representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Camisetas do PH Revista

Está confirmado para os dias 28 e 29 de janeiro, a entrega aos convidados que confirmaram presença, das camisetas-fantasias para o Almoço de Confraternização do PH Revista, em clima de pré-Carnaval.

A entrega será a partir das 10h de sábado e de domingo, no Mezzanino do Rio Poty Hotel & Resort, numa sala especialmente cedida pelo proprietário Jacques Brinder.

Este Repórter PH e Teresa Martins farão a entrega pessoalmente efornecerão todas as informações sobre o evento mais esperado desta tempóradqa.

O empresario Aderaldo do Nascimento Neto está morando agora em Florianópolis
O empresario Aderaldo do Nascimento Neto está morando agora em Florianópolis


DE RELANCE

Subsídio financeiro

Em recente reunião com a cúpula da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), a direção do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) reforçou a necessidade de reanálise do subsídio financeiro repassado pelo poder público para evitar que o sistema de transporte coletivo opere de forma precária ou mesmo sob risco de um colapso.

O presidente da MOB, Gilberto Lins Neto, destacou o diálogo aberto com o SET, que foi representado na audiência pelo diretor-executivo Paulo Renato Pires, demais dirigentes da entidade e empresários do ramo de transporte rodoviário no Maranhão

Os membros do sindicato empresarial apresentaram as dificuldades do setor à agência e alertaram, com auxílio de dados, para a necessidade de reavaliação do subsídio pago pelo governo estadual para que o serviço seja prestado com eficiência à população e com viabilidade econômica.

Carnaval no Casarão

Argumento, Bruno Shinoda, Tamarineira, Neife Nehmias e Arsênio Filho são alguns dos grupos que agitam o Carnaval do Casarão, na Rua Afonso Pensa, no Centro Histórico de São Luís, neste domingo.

A festa começa com o Bloquinho da Tamarineira e da Baronesa, às 15h. O cortejo animado sai pelas ruas por volta das 17h, a partir do Bar Doce Veneno, na Beira-Mar, em direção ao Casarão Colonial, onde a programação tem continuidade até a madrugada de segunda-feira. 
 

Fernando Santos, que é visto com o Repórter PH e os empresários Evandro Santos e Cristiano Barroso Fernandes
Fernando Santos, que é visto com o Repórter PH e os empresários Evandro Santos e Cristiano Barroso Fernandes

Fernando Santos, que é visto com o Repórter PH e os empresários Evandro Santos e Cristiano Barroso Fernandes

Propaganda partidária

A propaganda partidária autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retorna no próximo dia 24. 

Esse tipo de propaganda havia sido extinta em 2017, mas voltou a ser permitida com aprovação da Lei nº 14.291, em vigor desde janeiro de 2022. 

No Maranhão, os poucos nomes de lideranças que sobraram no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) já estão em fase de gravação de seus materiais. 

É que a sigla será a primeira a exibir a propaganda partidária deste ano, mas, pela votação que obteve, terá direito a apenas 10 minutos neste semestre, com um total de 20 inserções, de 30 segundos cada uma.

Tempo dos partidos

A propósito: isso ocorre porque a divisão do tempo entre os partidos será feita segundo o desempenho de cada legenda nas últimas eleições gerais, do ano passado. 

Partidos que elegeram mais de 20 deputados federais, terão direito a 20 minutos semestrais para inserções de 30 segundos nas redes nacionais e estaduais. Já as legendas que conseguiram entre 10 e 20 deputados eleitos poderão utilizar 10 minutos por semestre, para inserções de 30 segundos cada uma, tanto nas emissoras nacionais quanto nas estaduais. 

Já as bancadas compostas por até 9 congressistas terão 5 minutos semestrais para a exibição nacional e estadual de seus conteúdos.

Para escrever na pedra:

O mundo pertence aos otimistas. Os pessimistas são apenas meros locatários”. De autor desconhecido". 

TRIVIAL VARIADO

O cinema hollywoodiano dos chamados “loucos anos 1920” – quando o mundo experimentava uma espécie de libertação das tristezas e das restrições, após a Primeira Guerra Mundial e a Gripe Espanhola. Este foi o recorte histórico escolhido por Damien Chazelle para o seu novo filme, Babilônia, que chega aos cinemas nacionais amanhã, tendo Margot Robbie e Brad Pitt como estrelas.

No assunto: vencedor do Oscar de melhor direção por La La Land: Cantando Estações (2016), o cineasta, fissurado pelo período de transição de Hollywood, quando os filmes começam a ganhar som, aposta naquilo que mais encanta a Academia: a história do próprio cinema. O tiro poderia ser certeiro, se ele tivesse um alvo, algo para dizer.

Em tempo: logo no começo da projeção, um enquadramento foca no ânus de um elefante, mostrando-o defecar em cima de trabalhadores que estavam levando o animal para uma festa promovida por figurões de Hollywood. Neste momento, já se pode perceber o que Chazelle pretende: chocar pelo suposto exagero e pela excentricidade da época.

O empresário José Aderaldo Neto trocou São Luís por Florianópolis, onde está tocando seus negócios na área de pavimentação de estradas. Ontem, circulou entre nós, e foi saborear uma massa deliciosa no Mamma Restaurante.

Também circulando no Mamma, o vereador André Jardins, de Presidente Dutra, comemorando a aprovação do seu nome para receber a Medalha Manoel Beckman, da Assembleia Legislative do Estado.


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.