Pergentino Holanda

Osmar Filho e Neto Evangelista no Mamma

Mais: Novo status do Rio Poty

PH

Na alegre noite do restaurante Mamma, no Calhau, duas jovens lideranças políticas do Maranhão: Osmar Filho e Neto Evangelista
Na alegre noite do restaurante Mamma, no Calhau, duas jovens lideranças políticas do Maranhão: Osmar Filho e Neto Evangelista

 É grande a desconfiança

Esta coluna faz coro com o cronista JR Guzzi, quando alerta que o Brasil não pode passar o resto da vida vivendo em função das invasões e da depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF; o país não acabou no dia 8 de janeiro.

Há todo um imenso trabalho a fazer na administração das questões nacionais, a começar pela prioridade das prioridades – a economia. Jamais houve tanta desconfiança do público em relação à gestão econômica quanto há agora; as pessoas não acreditam na capacidade do governo de manter o processo de recuperação iniciado no ano passado.

Não acreditam porque não confiam na competência, e sobretudo nas intenções, da equipe que comanda o Ministério da Fazenda.

O problema todo está superado

Os crimes cometidos contra os prédios dos três poderes estão sendo processados, os criminosos estão sendo individualizados e o problema todo, no fundo, está superado.

Mas nada disso vai influir na inflação do mês de janeiro, nem no nível de emprego, nem no acesso ao crédito. Não vai fazer aparecer investimento. Não influi nas exportações. Não afeta as cadeias produtivas. Para essas coisas tem de haver decisões acertadas do governo – e o governo, depois de dois meses de preparação, com a sua “equipe de transição” de 900 “especialistas” e tudo o mais, só foi capaz, até agora, de dizer o que não vai fazer.

Sabe-se o que o Sistema Lula anunciou que vai destruir – a privatização do porto de Santos, o departamento de apoio ao agronegócio no Itamaraty, o programa de alfabetização e por aí afora.

Não há o mais remoto sinal sobre o que vai construir.

Terrorismo é discurso político

Após as manifestações que resultaram na invasão de prédios na Praça dos Três Poderes em Brasília, o ato passou a ser chamado por grande parte da mídia e por gestores públicos de “terrorismo”.

Apesar do excesso registrado, do ponto de vista jurídico e legislativo, as ações não se enquadram na norma legal que trata sobre o terrorismo.

Segundo o advogado publicista e professor de Direito Constitucional, Fábio Tavares Sobreira, a lei vincula a prática desse terrorismo a determinadas razões específicas.

“A lei antiterrorismo brasileira prevê uma pena mínima de 12 e uma pena máxima de 30 anos de prisão a quem pratica atos com finalidade de provocar terror social ou generalizado, mas a lei exige algumas motivações: como xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião”, diz.

Na avaliação de Tavares, a manifestação política é um direito do cidadão. Mas, a partir do momento que ela se torna violenta, como aconteceu em Brasília, se torna crime. No entanto, ele explica que não se pode, nesse caso, falar em terrorismo.

Terrorismo é discurso politico…2

“A nossa Constituição federal consagra o princípio da legalidade, o princípio da reserva legal, o princípio da tipicidade, consequentemente, as condutas perpetradas por pessoas que de fato praticaram crimes, atos de vandalismo, devem ser punidos, mas não com base na lei antiterrorismo. Então, taxar a conduta dessas pessoas de atos de terrorismo é, como eu disse, um discurso político”, aponta.

Para o doutor em direito constitucional e mestre em direito penal, Acácio Miranda da Silva, apesar de a imprensa e autoridades estarem sob o direito da liberdade de expressão, nenhum direito é absoluto. Nesse caso, ele explica que apontar o caso como terrorismo não é correto.

“Se for comprovado que por parte da imprensa foram cometidos excessos, os meios de comunicação devem, sim, ter responsabilidade. Seja na forma de indenização ou até no caso de internamento de pessoa física na imposição de um crime de calúnia ou difamação. Então, a possibilidade é consagrada pelo nosso ordenamento”, explica Acácio.

Terrorismo é discurso politico…3

Para Fábio Tavares, apesar de os atos violentos ocorridos em Brasília terem provocado um terror social generalizado, não houve a motivação que o caracteriza como terrorismo.

“Sem essa motivação, não é possível, pela nossa legislação, imputar os tipos penais da lei antiterrorismo contra quem quer que seja. Nós temos que ter em mente que o princípio do estado democrático de direito, o princípio nuclear, todo e qualquer estado democrático, começa observando a sua Constituição Federal e suas leis”, explica.

DE RELANCE

Na Feira VicenzaOro

Os empresários maranhenses Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá atravessam o Atlântico esta semana para participar da VicenzaOro, que além de ser a primeira feira ourives no calendário internacional, é o encontro mais importante do mundo para todo o setor industrial.

Desde 2001, na contemporânea Vicenzaoro Winter, também se comemora a edição de inverno de Oromacchine, a única feira dedicada exclusivamente à máquinas para a ourivesaria. Vicenzaoro Spring representa o segundo ato da trilogia de ouro da Feira de Vicenza, situada estrategicamente no meio do ano,

Vicenzaoro Spring permite aos operadores do setor, verificar as tendências da moda e do mercado. Trata-se de uma mostra de grande amplitude e importância no mundo, dedicada exclusivamente a maquinaria e equipamentos para a produção ourives.

A nova Edição VicenzaOro acontece de 20 a 24 de janeiro na cidade de Verona, na Itália.

 

Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá participam, esta semana, de uma das maiores feiras de joias do mundo, em Verona, na Itália
Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá participam, esta semana, de uma das maiores feiras de joias do mundo, em Verona, na Itália

Marcelo Medeiros brilha em Dakar

Com quatro vitórias consecutivas, o piloto Marcelo Medeiros conclui na nona posição entre os quadriciclos.

Em sua quinta participação no mais importante rally do mundo, a segunda competição fora da América do Sul, o maranhense enfrentou o prólogo e 14 etapas e fecha a cronometragem geral do evento em 86h47min55seg.

Na última especial, de 136 km, entre Al-Hofuf e Dammam, em 01h44min27seg, em terceiro.

Marcelo Medeiros, piloto da TAG Racing, encerra sua participação no 45° Dakar, ficando no nono lugar Quadriciclos FIM. Mesmo com o feito histórico de quatro vitórias durante as 14 etapas do evento, e com penalidades aplicadas por não ter completado a terceira especial devido a uma queda, o maranhense finalizou a competição com 86h47min55seg.

Novo status do Rio Poty

Um dos mais belos, aconchegantes e aprazíveis empreendimentos hoteleiros de São Luís, o Rio Poty Hotel & Resort, na Avenida dos Holandeses, no perímetro da Ponta d’Areia, experimenta uma nova fase.

Agora sob as rédeas de um enérgico grupo empresarial comandado pelo empresario paulista Jacques Blinder, o hotel passa por um retrofit visando a proporcionar ainda mais conforto aos hóspedes, bem como fazer jus e agregar valor ao seu novo status.

Segundo o gerente do hotel, Armando Ferreira, a ampla reforma começou no ano passado e engloba melhorias na infraestrutura, climatização e incremento em sua área de lazer, que ganhará, por exemplo, quadras de tênis e beach soccer.

Novo status do Rio Poty…2

A modernização também resultará em melhorias na estrutura da área da piscina com bar molhado e a inclusão de playground com equipamentos náuticos, bem como a oferta de serviços de estética, atividades físicas, sauna e Spa. As modificações são imprimidas paulatinamente.

Tudo está sendo feito com o objetivo de melhorar os serviços agregando benefícios. Nesse pacote de novidades foram incluídos treinamentos para a equipe e algumas mudanças estéticas.

No que diz respeito aos novos serviços que passarão a ser oferecidos, destaque para o Day Use, modalidade muito popular em países da Europa e cada vez mais utilizada no Brasil.

Trata-se de uma solução simples e barata para o hóspede que precisa de um hotel, mas não de um pernoite.

Novo status do Rio Poty…3

Hóspedes e público no geral começaram a perceber as mudanças no mês de dezembro, pois o hotel promoveu uma linda festa de Réveillon em suas dependências, tanto na área da piscina e do Restaurante Tarrafas quanto nos salões do primeiro piso, elegantemente ambientados para que todos pudessem saudar 2023 em grande estilo.

O Rio Poty Hotel & Resort tem uma superestrutura projetada para tornar a estada dos hóspedes mais fácil, acessível e dinâmica na capital maranhense. É dotado de amplos, climatizados e confortáveis salões para eventos sociais e corporativos, dois restaurantes (Tarrafas e América), lojas no térreo e Centro de Convenções com disponibilidade de serviços na área da alta gastronomia.

São 142 apartamentos panorâmicos completos, nas categorias Luxo, Superior, Suíte Executiva e Suíte Master, com vista deslumbrante para a Baia de São Marcos.

 

Bate-papo descontraído na posse do novo presidente da FAMEM, Ivo Rezende: o presidente do TJMA, des. Paulo Velten, e o governador Carlos Brandão
Bate-papo descontraído na posse do novo presidente da FAMEM, Ivo Rezende: o presidente do TJMA, des. Paulo Velten, e o governador Carlos Brandão

Liquida Estoque Potiguar

O início do ano é sempre um período de muitas despesas, seja com a compra de material escolar e matrículas; seja com o pagamento de impostos. O certo é que economizar nesses primeiros meses do ano é fundamental para manter o equilíbrio financeiro.

E o Grupo Potiguar acaba de lançar a sua primeira promoção do ano, o Liquida Estoque Potiguar.

A promoção acontece até o dia 31 de janeiro, com ofertas em todos os departamentos, ideal para quem planeja uma reforma ou construção, decoração do lar ou compra de itens de lazer para as férias.

Podem ser comprados com descontos diversos produtos dos setores de materiais de construção, tintas, ferramentas, banheiro e cozinha, utilidades e muito mais.

O Liquida Estoque Potiguar é válido em todas as lojas de São Luís, Imperatriz e Bacabal.

A melhor notícia

No fim de semana, Anderson Bentes de Sousa alcançou os seus amigos nas redes sociais com “a melhor notícia de sua vida”. E se confessava anestesiado com o fato.

O tratamento a que seu pai, Edson Fernandes de Sousa, se submeteu em São Paulo, deu certo. Ele já está curado! Os resultados dos exames vistos desde simples marcadores tumorais até o Pet Scan provam isso! Foi um milagre!

A probabilidade de sucesso, de cura era mínima, mas para Deus tudo é possível!

Para finalizar o tratamento, seu pai ainda passará por uma cirurgia pequena e logo estará 100%.

 

Anderson Bentes de Sousa e Michelinne brindando com champã a boa notícia da cura de seu pai Edson Fernandes de Sousa
Anderson Bentes de Sousa e Michelinne brindando com champã a boa notícia da cura de seu pai Edson Fernandes de Sousa

Valdira se emocionou

Segundo Anderson, foi incrível como Edson passou por tantas quimioterapias (Folfox) sem nenhum tipo de efeito colateral! Foi incrível ter passado por uma cirurgia tão agressiva e se recuperar em questão de dias, todos ficaram e ficam impressionados!

Sua mãe, Valdira Bentes de Sousa, muito emocionada ao telephone, não conseguia falar, de tanta felicidade. Eles estão em São Paulo, mas após esta notícia maravilhosa virão passar uns dias com a família.

 

Edson Fernandes de Sousa e Valdira em recente festa da família, no Restaurante do Senac
Edson Fernandes de Sousa e Valdira em recente festa da família, no Restaurante do Senac

Entrega das camisetas do PH

O martelo já foi batido e será mesmo no ultimo fim de semana de janeiro, ou seja, nos dias 28 e 29, a entrega das camisetas-fantasias para os convidados usarem na 31ª edição do Almoço do PH Revista 2023, a tempo deles fazerem customizações para essa tarde/noite de pré-Carnaval, que após um hiato de dois anos volta com tudo para ser o maior evento desta temporada.

Por toda esta semana, informaremos o local de entrega das camisetas aos convidados que estão confirmando presença.

Teresa Martins está enviando mensagens com o convite desta coluna para as figuras de nossa sociedade que gostaríamos de tê-las ao nosso lado na celebração dos 44 anos de circulação do PH Revista.

O Almoço, como já foi divulgado, será, mais uma vez, no monumental salão do Palazzo Eventos, no Araçagi, a partir das 14h de sábado, dia 11 de fevereiro.

Tarde/noite Mexicana

 A designer Cintia Klamt Motta escolheu um tema dos mais ricos em cores fortes. Afinal, o México possui muitos itens tradicionais e marcantes na decoração.

Além do mais, ela é tão alegre quanto nós brasileiros. As festas mexicanas são marcadas por suas infinitas cores! Pelo uso de muitos elementos naturais como flores, fitas, sementes, pimentas.

E ainda há o folklore com suas crenças imortalizadas pela pintura de Frida Kahlo.

Vale uma dica para os convidados: a camiseta-convite é uma explosão de cores bem mexicana.

Para escrever na pedra:

“Querem que eu retrate cinco mulheres mexicanas importantes em nossa história; faço pesquisas para saber que tipo de baratas foram essas heroínas, que tipo de psicologia era o seu fardo, a fim de, ao pintá-las, as pessoas possam diferenciá-las das mulheres comuns e vulgares do México, as quais, para mim, são mais interessantes e poderosas do que as damas mencionadas”. Da pintora mexicana Frida Kahlo.

TRIVIAL VARIADO

O mocotó, servido aos sábados no restaurante Cabana do Sol, tem atraído muita gente conhecida. Na semana passada foram vistos no almoço, Flávia e Nilson Ferraz com Thatiana e César Bandeira.

Também circularam por lá, Cristiana do Lago Bello, Erick Teixeira, o empresário Antonio Barbosa (com um grupo de amigos), entre outros.

A escola de samba Estácio de Sá acaba de ganhar um reforço de peso para o Carnaval 2023: Thaynara OG. 

A agremiação, que vai falar sobre os festejos juninos de São Luís, convocou a influencer para falar de sua terra, desfilar e, é claro, divulgar as belezas que vão ser contadas no enredo da vermelho e branco do Morro de São Carlos em "São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração!".

Imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostraram as ações de bolsonaristas que invadiram o local e deixaram o prédio destruído. As cenas de destruição foram divulgadas com exclusividade pelo Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo.

São Luís experimentou um fim de semana com muita chuva, principalmente no domingo. As precipitações foram intensas e vieram com raios e trovões. É bem a cara do início do ano na capital maranhense. 

Já o Rio de Janeiro teve fim de semana de calor intenso em que os termômetros marcaram os recordes deste verão. No sábado, a máxima chegou a 39,1 graus Celsius (°C), e, no domingo,  aumentou para 40,3°C. Nos dois dias, a sensação térmica passou a 50°C em algumas partes da cidade. 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.