Pergentino Holanda

PH Revista: Glorinha Holanda celebra nova idade entre amigos

Mais: Anna Torres concorre ao Prêmio Bullock Internacional de Diversidade & Inclusão

PH

- Atualizada em 14/01/2023 às 13h11

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

Destaque de CAPA deste fim de semana, Glorinha Holanda celebrou entre amigos os seus bem vividos 60 anos

------------------------------------------

Raimundo Coelho, agora ex-presidente do Sebrae, o governador Carlos Brandão e Celso Gonçalo, que assumiu a presidência na solenidade
Raimundo Coelho, agora ex-presidente do Sebrae, o governador Carlos Brandão e Celso Gonçalo, que assumiu a presidência na solenidade

Posse no Sebrae

A importância do Sebrae no apoio aos pequenos negócios e os compromissos da instituição com o desenvolvimento do Maranhão foram destacados por autoridades e lideranças empresariais presentes à solenidade de posse da nova diretoria e presidência do Conselho Deliberativo estadual – CDE, na noite da última quinta-feira, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. 

Em seu discurso de saudação aos novos dirigentes, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, reconheceu o significado da atuação do Sebrae no sentido de fortalecer os pequenos negócios, que podem contribuir bastante para a geração de empregos e oportunidades, alguns dos grandes desafios de seu governo. 

Uma comédia musical

São Luís recebe o ator Matheus Nachtergaele no próximo mês com o espetáculo musical “Molière”, que será apresentado nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro no Teatro Arthur Azevedo.

Os ingressos estão à venda no site Ingresso Digital e na bilheteria do teatro.

Com 14 atores e músicos no palco, o musical “Molière” será apresentado pela primeira vez no Teatro Arthur Azevedo  e é protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele

A comédia musical tem produção local da Tablado Produções e a direção de Diego Fortes, ganhador do Prêmio Shell em 2017 pelo espetáculo O Grande Sucesso.

“Molière” traz uma disputa bem-humorada entre a Comédia, representada pelo autor Molière (Matheus Nachtergaele) e a Tragédia, na figura do poeta Jean Racine (Elcio Nogueira Seixas).

Uma comédia musical...2

Embalada por músicas de Caetano Veloso, executadas ao vivo com arranjos originais do maestro Gilson Fukushima, a montagem integra o projeto de intercâmbio cultural promovido pelo Teatro Promíscuo pela valorização da dramaturgia latino-americana. A peça marca a estreia da obra teatral da renomada dramaturga mexicana Sabina Berman no Brasil.

Em cena, quatorze atores e músicos vão narrar o inusitado conflito entre formas opostas de pensar o mundo, expressas pelas famosas máscaras do teatro: uma ri malandramente de tudo e de todos e a outra mostra reverência e temor diante da dor e da morte.

Uma comédia musical...3

O embate épico entre essas duas faces da vida tem como cenário a corte carnavalesca de Luis XIV, o Rei Sol (Josie Antello), na França.

Amado pelo público e favorito do extravagante rei, Molière trava uma luta tragicômica com seu aprendiz Racine para manter a posição de dramaturgo mais prestigiado da corte. Enquanto isso, o Arcebispo de Paris, grande entusiasta da guerra, Monsenhor Péréfixe (Renato Borghi), tentará se aproveitar do conflito para banir do reino o Teatro e seus artistas, endurecer a censura e lançar a França em uma era de obscurantismo, violência e sacrifício.

Cocar de Lula

Se houvesse consultado o ex-presidente José Sarney, Lula não teria colocado o cocar na cabeça durante a solenidade de posse da ministra Sônia Guajajara, esta semana, em Brasília.

“Não é um bom sinal”, sempre pensou assim o político maranhense.

E, por isso mesmo, sempre que era abordado por índios em audiências protocolares, fugia do cocar como o diabo foge da cruz.

Início tenso

Creio que Flávio Dino não imaginou, em momento algum, que teria um início de gestão à frente do Ministério da Justiça tão tenso em Brasília.

Achava ele que iria passar os primeiros dois meses arrumando a casa, fazendo os ajustes necessários na equipe e se programando para um trabalho intenso de quatro anos.

Mas tudo foi atropelado com os atos de 8 de janeiro e o pedido de intervenção na segurança pública do Distrito Federal.

Só em fevereiro

A situação para Flávio Dino hoje é tão complexa que ele não sabe sequer quando poderá fazer uma visita a São Luís, depois de empossado no cargo de ministro da Justiça.

Por conta da turbulência em Brasília, Dino tem despachado com o presidente Lula por várias vezes durante o dia e o expediente no Ministério tem se estendido por longas horas.

É provável que só desembarque no Maranhão em fevereiro, quando mais uma vez deve comandar o Bloco dos Comunas, no Carnaval de rua da capital. 

Manifestação e torcida

Todas as atenções estão voltadas para Brasília nos últimos e nos próximos dias.

O esquema de segurança, especialmente nas áreas dos órgãos públicos, é extremamente rigoroso.

Qualquer burburinho novo é alvo de atenção das autoridades policiais.

E devem abrir o olho mais ainda com um grande número de pessoas que desembarcarão na capital federal no dia 29 de janeiro.

Mas nada a ver com manifestação política. É que a CBF marcou para esse dia a decisão da Supercopa entre Flamengo e Palmeiras, no estádio Mané Garrincha.

Anna Torres
Anna Torres

A cantora maranhense Anna Torres, radicada em Paris, está concorrendo ao Prêmio Bullock Internacional de Diversidade & Inclusão - Deficiência, a ser entregue em cerimônia a ser realizada no dia 28 de outubro, no Palácio do Parlamento Britânico, em Londres. A artista vem fazendo um trabalho digno de aplausos para reduzir o preconceito em relação a pessoas com autismo no Brasil e no mundo 

-----------------------------------

DE RELANCE

Entrega das camisetas do PH

Será no ultimo fim de semana de janeiro, dias 28 e 29, a entrega das camisetas-fantasias para o Almoço do PH Revista 2023, a tempo dos convidados fazerem customizações para essa tarde/noite de pré-Carnaval.

Na próxima semana, informaremos o local de entrega das camisetas aos convidados que estão confirmando presença.

Teresa Martins está enviando mensagem com o convite desta coluna para as figuras de nossa sociedade que gostaríamos de tê-las ao nosso lado na celebração dos 44 anos de circulação do PH Revista.

O Almoço, como já foi dvulgado, será, mais uma vez, no monumental salão do Palazzo Eventos, no Araçagi, a partir das 14h de sábado, dia 11 de fevereiro.

40 anos de casados

Teresa e Fernando Sarney embarcam neste fim de semana para o Rio de Janeiro, onde comemoram 40 anos de casados.

De lá vão a São Paulo participar de uma grande festa de casamento no Hotel Palácio Tangará.

Cargos federais

O governador Carlos Brandão já havia batido o martelo que só anunciaria o novo secretariado após o resultado da eleição na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Sempre foi esse o argumento, desde que ganhou a eleição em outubro do ano passado.

Mas agora Brandão deve ganhar mais um tempo. Só vai divulgar a lista mesmo após a segunda quinzena de fevereiro, quando o governo Lula definir os nomes que ocuparão os cargos federais no Maranhão. 

Toda a paciência

Pressionado por aliados que estão sofrendo de ansiedade, Carlos Brandão diz que não tem pressa.

Ele argumenta que esperou por oito anos para sentar na cadeira de governador.

“Então, por que os aliados não podem esperar três, quatro ou cinco meses para serem anunciados em algum cargo do meu governo?”, comenta, na intimidade do Palácio dos Leões.

Para escrever na pedra:

“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”. Do filósofo Sócrates.

 TRIVIAL VARIADO

A Promotoria de Justiça de Vargem Grande emitiu recomendação na qual orienta a Prefeitura para que se abstenha de promover, de forma direta ou indireta, festas carnavalescas no ano de 2023.

A Recomendação, assinada pelo promotor de justiça André Charles Alcântara Martins Oliveira, também solicita que não sejam concedidas pelo Executivo Municipal licenças e autorizações para eventos de pré-carnaval ou quaisquer eventos festivos de grande porte que resultem em aglomeração de pessoas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a realização da audiência de custódia do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, neste sábado, por videoconferência, no Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja um País em paz, mas ponderou que isso não significa "se curvar a uma lógica do vale-tudo".

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República e incluiu Jair Bolsonaro na investigação sobre atos golpistas.

À luz da invasão golpista por bolsonaristas do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, Roberto Medina afirmou que não haverá espaço para rixas políticas em seu próximo festival, o The Town, que chega a São Paulo em setembro com a promessa de ser o irmão mais novo do Rock in Rio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.