Pergentino Holanda

Parceria para oferta de curso de Mestrado

Mais: Troféu Mirante Esporte

PH

Os diretores das duas instituições, professores Sergio Tamer e Conceição Rolim, logo após a assinatura do protocolo
Os diretores das duas instituições, professores Sergio Tamer e Conceição Rolim, logo após a assinatura do protocolo

Mestrado em Administração

Convênio inédito foi firmado esta semana entre as faculdades SVT e CEST para a oferta do curso de mestrado em Administração.

O processo seletivo ocorrerá dia 3 de fevereiro e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.svtfaculdade.edu.br.

Assinaram o protocol, os diretores das duas instituições, professores Sergio Tamer e Conceição Rolim.

Troféu Mirante Esporte

Os três melhores atletas profissionais no ranking do ano passado da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Daniel Sousa, Davi Duailibe e Thiago Gomes, são os indicados para concorrer ao Troféu Mirante Esporte 2023.

A votação começou na última quarta-feira (4) e vai até o dia 24 de janeiro. Serão premiados os melhores atletas em 28 modalidades.

A cerimônia de entrega da premiação vai acontecer no dia 25 de janeiro, no Teatro Arthur Azevedo, no centro histórico de São Luís.

Esta será a 18ª edição do Troféu Mirante Esporte. Depois de uma edição especial de 16 anos, em 2021, contando a história da maior premiação esportiva do Maranhão, e de uma edição no estúdio com transmissão de quase três horas, o evento volta à sua tradicional premiação no Teatro, com a presença de público.

Nova diretoria

Eleita no dia 30 de dezembro passado, a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Academia Maranhense de Ciências Contábeis para o mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro 2024.

A entidade congrega profissionais que atuam na produção do saber para o desenvolvimento da contabilidade.

Criada em 30 de maio de 2012 com o foco da preservação da história e memória da atividade contábil no estado, tem como objetivo promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Ciência Contábil.

Micro e pequenas empresas

Das quase 46 mil novas vagas de empregos criadas entre janeiro e novembro de 2022, cerca de 64% foram geradas por micro e pequenas empresas, as MPEs.

De acordo com levantamento feito pelo Painel de Empregos da Junta Comercial do Maranhão, com base em dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Previdência, os pequenos negócios foram responsáveis por 29 mil postos de trabalho no estado.

Micro e pequenas empresas…2

O destaque ficou para o setor de Serviços, que foi o grande gerador de empregos pelas MPEs, com 12 mil postos criados. Já o setor de Comércio ficou em segundo lugar com 8 mil vagas de trabalho.

Entre as ocupações mais contratadas pelos pequenos negócios estão servente de obras, faxineiro, vendedor de comércio varejista, motorista de caminhão e assistente administrativo.

As cidades com maior formalização pelas MPEs estão São Luís, Imperatriz, Balsas, Paço do Lumiar e Açailândia.

Povos Indígenas

Em uma cerimônia carregada de emoção, apenas três dias após os atos que depredaram os prédios da República, a maranhense Sônia Guajajara assumiu, no Palácio do Planalto, o Ministério dos Povos Indígenas.

Em seu discurso de posse, Sônia Guajajara, primeira indígena a ocupar um cargo de ministra, afirmou que os povos originários vivem uma crise humanitária no Brasil.

Ele citou como causas as invasões de territórios, o desmatamento, o garimpo ilegal, a falta de assistência adequada em saúde e saneamento, entre outros.

Guajajara também falou da emergência climática e de como os territórios indígenas são essenciais no combate ao aquecimento global.

DE RELANCE

Maranhense vence em Dakar

Na 11ª etapa do Dakar 2023, o maranhense Marcelo Medeiros conquistou sua segunda vitória consecutiva nos quadriciclos.

Marcelo Medeiros, piloto da TAG Racing, foi o mais rápido e liderou de ponta a ponta para conquista sua segunda vitória consecutiva na 11ª etapa do 45° Dakar, entre os Quadriciclos FIM.

O titular da Yamaha Raptor 700, #159, manteve a sua posição de largada para completar a principal competição off-road do mundo e finalizou o trecho cronometrado do dia, de 274 quilômetros, num total de 427 quilômetros, entre Shaybah e Empty Quarter, em 03h50min47seg.

O piloto maranhense Marcelo Medeiros brilha em Dakar
O piloto maranhense Marcelo Medeiros brilha em Dakar

Maranhense vence em Dakar…2

Marcelo Medeiros completou a etapa com mais de 6 minutos de vantagem sobre o líder Alexandre Giroud. No acumulado geral da competição, o maranhense, pentacampeão do rali dos Sertões, mantém a 11ª posição, com o total de 79h30min36seg.

Na primeira parte da etapa maratona, o grande desfio foi adentrar a região central do Empty Quarter (Quarteirão Vazio) no deserto saudita, um trajeto de resistência extrema, areias densas e dunas. Além, claro de manter a máquina inteira e sem danos, já que, neste percurso, os competidores não tem permissão ao apoio técnico de suas equipes.

“Mais um dia perfeito. Mantive um ritmo constante e me senti em “casa” por entre as dunas. Os treinos de preparação para o Dakar que realizamos nas areias e dunas no Maranhão têm ajudado muito a transpor o percurso dos últimos dois dias”, declara o maranhense que faz a sua quinta participação no Dakar.

Maranhense vence em Dakar…3

Na etapa desta sexta-feira, 13, antepenúltima do Dakar, colocará o foco na tática perspicácia dos competidores. Na segunda metade da etapa maratona, a prova parte do acampamento no centro do Empty Quarter e segue para mais uma festa por dunas até Shaybah e quem conseguir trilhar a linha tênue entre não forçar demais o veículo e não perdendo muito tempo levará vantagem.

O percurso terá 374,86 quilômetros totais e 185 quilômetros de trechos cronometrados.

Marcelo Medeiros realiza a segunda participação consecutiva na Arábia Saudita, no ano passado completou em sexto, vencendo três etapas. O piloto pentacampeão do rali do Sertões conta com outras três participações no Dakar, quando a competição aconteceu na América do Sul.

Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos.

 

Noélio Sobrinho entregando o livro “Aurêa Auara: Pororoca - A Onda do Brasil” para o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho
Noélio Sobrinho entregando o livro “Aurêa Auara: Pororoca - A Onda do Brasil” para o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho

Surf na pororoca

O presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca, Noélio Sobrinho, lança, neste sábado, às 20h, no Pier Massari, na Península da Ponta d'Areia, o livro “Aurêa Auara: Pororoca - A Onda do Brasil”, contando a história dos 25 anos do surf na pororoca na região amazônica, englobando Amapá, Pará e Maranhão.

Só no Maranhão, foram 20 anos dessa aventura, no município de Arari.

Surf na pororoca...2

Os registros começaram em 1998, quando um grupo de amigos decidiu explorar a natureza e se deparou com as estrondosas ondas criadas pelo encontro das aguas de rios com as águas oceânicas, já que essa junção resulta em um barulho de grandes proporções. “Poroc Poroc” na língua Tupi significa “grande estrondo”.

Desde então, esses amigos passaram a mapear os pontos estratégicos para a pratica do surf na pororoca, evidenciados em mais de 200 expedições realizadas ao longo desses anos e agora retratadas nas mais de 200 páginas do livro, um verdadeiro marco documental sobre um dos fenômenos mais fascinantes da natureza brasileira.

 

A cantora Mairla Oliveira, vocalista da Mix in Brazil
A cantora Mairla Oliveira, vocalista da Mix in Brazil

O Bloco da Mix

A banda Mix in Brazil vai botar seu bloco na rua para a temporada de pré-Carnaval. E já anunciou a terceira edição do Bloco da Mix, neste sábado, às 16h, no Milhas, na Avenida Litorânea

Além do show da banda anfitriã, o evento receberá Thaís Moreno, Bicho Terra e DJ Cibelle. No comando da festa estará a cantora Mairla Oliveira, vocalista da Mix.

Para escrever na pedra:

“A arte nunca deve ser sociológica; tem que ser atemporal. Tem que ser sua visão e como você pode representar o mundo que você vê”. De Vivienne Westwood, ícone da moda.

TRIVIAL VARIADO

Está confirmada data de entrega das camisetas-fantasias para a 31ª edição do Almoço do PH Revista. Será nos dias 29 e 30 de Janeiro, a tempo de serem feitas as tradicionais customizações dentro do tema da festa.

Teresa e Fernando Sarney completam 40 anos de casados no dia 15 de Janeiro, mas vão passar a data numa viagem romântica pelo Rio de Janeiro. No dia 21, desembarcam em São Paulo para o casamento de Sofia Anes Lenoir Cardoso e Daniel Gentil Fernandes, no Hotel Palácio Tangará.

Longe da bolha das redes sociais, as pessoas “comuns”, que não estavam nos acampamentos em frente aos quartéis e não foram a Brasília protestar, querem apenas trabalhar, comer, estudar e viver em paz.

Ou seja: na vida real, longe dos aplicativos de mensagem e das teorias da conspiração, é isso o que de fato importa e é para isso que os governos existem.

Saiu no New York Times: os hospitais estão superlotados em Xangai, na China, devido à onda de covid-19, e o número de infectados bateu 70% da população. E você, está com as doses de reforço em dia?

Tem gente sugerindo que as obras de arte destruídas em Brasília voltem a seus lugares assim mesmo, sem restauro, para que o 8 de janeiro jamais seja esquecido, como um alerta para o futuro.

Uma indicação de leitura que vale a pena ser levada em conta: o livro João Maria Matilde, da mineira Marcela Dantés. Uma mulher de 40 anos, filha de pai desconhecido, recebe um telefonema avisando que ele morreu e que ela deve estar presente na leitura do testamento.

Tem mais: de repente, o pai ganha um nome e uma nacionalidade. Ela embarca para Portugal a fim de descobrir quem foi esse homem e quem é ela mesma. Um livro delicado e muito bem escrito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.