Pergentino Holanda

Reencontro de dois ex-presidentes

Mais: Um expoente do futebol

PH

- Atualizada em 09/01/2023 às 10h29
José Sarney e Dilma Rousseff
José Sarney e Dilma Rousseff

Na posse do presidente Lula, o reencontro dos ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff

------------------------------------------------------------
 

Dia da vergonha no Brasil

Protagonizadas por grupos radicais de extrema direita, os ataques terroristas deflagrados ontem em Brasília são lamentáveis e precisam ter os autores identificados e responsabilizados.

À violência impõe-se o rigor da lei. Não há mais desculpas. Ao invadir as sedes dos três poderes – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal –, os extremistas atentaram contra a democracia. Repetiram o filme vergonhoso que vimos na invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, dois anos atrás.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agiu certo, ontem, ao decretar intervenção federal na capital brasileira e exigir a identificação e punição dos responsáveis pelas invasões.

Dia da vergonha no Brasil…2

Cada um de nós tem direito a externar posições políticas, mas isso é muito diferente do que vimos ontem. É com oposição consciente, fiscalização cerrada e organização política para retomar o poder outra vez pelo voto. Sempre pelo voto.

Quando a democracia está em jogo, como está agora, não há margem para contemporizar. Não há meio-termo.

Temos um Brasil antes e um Brasil depois do 8 de janeiro de 2023, que ficará na história como o dia da vergonha nacional.

Perda de título

O ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, perdeu o título de “Cidadão Maranhense” que recebeu da Assembleia Legislativa em 2022.

Ex-secretário de Segurança do DF, ele foi exonerado pelo governador Ibaneis Rocha por omissão no caso dos atos terroristas que tomaram a cidade de Brasília no domingo.

Diante disso, o presidente do Legislativo do Maranhão, deputado Othelino Neto, revogou a honraria.

Governador afastado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar o governador do Distrito Federal do cargo por 90 dias.

A decisão é baseada no argumento de que as forças de segurança do Estado não foram capazes de conter atos terroristas que tomaram Brasília no domingo.

Na América Latina

São Luís está entre os 20 destinos nacionais e internacionais mais procurados em 2022 por clientes da Decolar, que é a empresa de viagens líder da América Latina.

A capital ocupa a 19ª posição no ranking divulgado pela empresa que aponta em primeiros lugares Lisboa, em Portugal, e Rio de Janeiro.

Entre os destinos nacionais, o Rio liderou as buscas durante o ano e foi acompanhado, no Sudeste, por São Paulo (9ª), Belo Horizonte (16ª) e Vitória (17ª).

Visita técnica

A prefeita do município de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, acompanhada da secretária municipal de Educação, Monique Carmona, do coronel Andrade e do tenente-coronel Zadook, realizou visita técnica a algumas escolas do município na semana passada.

As visitas são para avaliar a possibilidade de implantação de um Colégio Militar em Paço do Lumiar.

A inspeção serve para análise das escolas que mais se adequam às instalações de um futuro Colégio Militar.

Graduação e pós

A Faculdade de Negócios Faene está com matrículas abertas para os seus diversos cursos nas áreas de graduação e pós-graduação. No total, a instituição oferece 15 cursos de pós-graduação e dois de graduação. 

Entre os de pós-graduação destacam-se Auditoria, Controladoria e Finanças, Gestão de Saúde, Gestão de Agronegócios, Gestão de Pessoas, Marketing e Consumo, Engenharia Portuária & Logística Marítima, Logística & Supply Chain. Já na área de graduação, são oferecidos os cursos de Administração e de Logística. 

As aulas para as turmas da pós-graduação terão início no dia 1o de fevereiro. Já as aulas para as turmas da graduação serão iniciadas em 8 de fevereiro. 

No Réveillon do Rio Poty Hotel, o psicólogo Antonio José Freitas Neto e a médica Ticiana, sua esposa, viram a queima de fogos de um das suítes do hotel
No Réveillon do Rio Poty Hotel, o psicólogo Antonio José Freitas Neto e a médica Ticiana, sua esposa, viram a queima de fogos de um das suítes do hotel

Biografias: arte e técnica

Contar histórias é um ofício complexo, ainda mais quando se trata daquelas que descrevem a realidade e as pessoas que nela vivem.

Para alguns, como os renomados biógrafos Ruy Castro e Lira Neto, retratar a vida de alguém se trata de uma arte - para Ruy (autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues), no sentido de que ela pode ser bem escrita, embora acredite que o estilo nunca pode suplantar a informação.

É, ao mesmo tempo e sobretudo, uma ciência.

Biografias: arte e técnica…2

Mesmo dando sua chancela, Lira Neto (autor da biografia em três volumes sobre Getúlio Vargas), é mais cauteloso: recorrendo a um empréstimo de um título de Virginia Woolf (A Arte da Biografia), abre também uma porta para uma discussão antiga sobre o fazer biográfico ser, de fato, uma arte.

Ambos, entretanto, concordam que tal arte pode ser aprendida. E é a isso que se propõem em A Vida por Escrito: Ciência e Arte da Biografia, novo título de Ruy Castro, e em A Arte da Biografia: Como Escrever Histórias de Vida, de Lira Neto, ambos lançados em dezembro pela Companhia das Letras.

Biografias: arte e técnica…3

Lira Neto ressalta que o objetivo não é reverenciar personalidades. Nada disso. Para isso, o escritor fornece um guia de por onde começar a pesquisa – baseada em documentos, jornais, entrevistas, fotografias, entre outros arquivos históricos – e de como organizar o material.

– A biografia é uma grande reportagem e, portanto, precisa usar alguns artifícios narrativos – complementa Lira Neto.

Biografias: arte e técnica…4

Ao mesmo tempo, o autor aborda os limites éticos do biógrafo e propõe uma discussão sobre as limitações do próprio fazer. Ressalta que nenhuma vida cabe em um livro e é impossível resgatar todos os acontecimentos significativos de uma existência, visto que, muitas vezes, os arquivos tolhem as descobertas.

Para chegar até elas, é preciso ter senso de detetive, olhar de antropólogo e espírito de arqueólogo, como explica no capítulo quatro. Mais do que descrevê-los, deve-se saber interpretá-los e estabelecer relações, fazendo um mergulho não apenas na vida do biografado, mas na sociedade.

 

Dos arquivos da pesquisadora Zelinda Lima, este Registro dos saudosos Josué Montello, Jorge Amado e Carlos de Lima com o Repórter PH, na festa dos 50 anos do também saudoso Bandeira Tribuzi
Dos arquivos da pesquisadora Zelinda Lima, este Registro dos saudosos Josué Montello, Jorge Amado e Carlos de Lima com o Repórter PH, na festa dos 50 anos do também saudoso Bandeira Tribuzi

DE RELANCE

Um expoente do futebol

Se o termo “artilheiro” é usado para um jogador que marca muitos gols em um determinado espaço de tempo, como definir Roberto Dinamite, que fez isso em toda a carreira, balançando as redes mais de 700 vezes?

“Goleador” pode parecer uma definição aquém de alguém que é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro (190 gols), do Campeonato Carioca (284 gols), do Estádio de São Januário (184 gols) e dos clássicos entre Vasco e os rivais Flamengo (27 gols), Fluminense (36 gols) e Botafogo (25 gols).

Carlos Roberto de Oliveira, conhecido ainda na adolescência como Calu, deixou uma marca indelével. No campo frutífero do futebol brasileiro que se acostumou a formar goleadores safra após safra, Dinamite foi expoente.

Um expoente do futebol…2

Dos mais de 700 gols de Roberto Dinamite, não faltou repertório. Marcou com o pé direito e também o esquerdo. De cabeça, também foram aos montes. A frieza nas cobranças de pênaltis e a precisão nas faltas também se fizeram presentes.

Foram incríveis 1.110 jogos vestindo a faixa transversal com a cruz de malta em vermelho bordada no peito, sendo superado apenas por Rogério Ceni, no São Paulo, e Pelé, no Santos.

Os feitos de Dinamite também vão além dos números frios. Enquanto o rival Flamengo dotava de um time estelar liderado por Zico e vivia grande fase, o Vasco bateu de frente em muitos momentos mesmo com uma equipe considerada tecnicamente inferior, mas liderada pelo seu maior ídolo.

A oftalmologista Raissa Moreira Lima e a advogada Ana Graziella Neiva Costa estão encerrando uma viagem de férias por Paris e adjacências
A oftalmologista Raissa Moreira Lima e a advogada Ana Graziella Neiva Costa estão encerrando uma viagem de férias por Paris e adjacências

Para escrever na pedra:

“A vida é a arte de não fazer favores. Nada ofende mais do que o benefício, nada agride mais do que o favor”. De Nelson Rodrigues.

TRIVIAL VARIADO

Hoje na história: em 1908, nasce a escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir; em 2007, Steve Jobs apresenta o primeiro iPhone. O aparelho começou a ser vendido nos EUA cinco meses depois.

Domingo, no almoço do Mamma Restaurante, Thatiana Bandeira (sem César, que está em São Paulo visitando o neto Giovane) com Flávia e Nilson Ferraz e Teresa Martins.

Quem está mudando de idade nesta segunda-feira é uma das figuras mais queridas de nossa sociedade: Melina Sereno Fernandes, esposa de Luiz Carlos Cantanhede Fernandes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.