Pergentino Holanda

Fotógrafo Matheus Facas muda de idade

Mais: Rita de Cássia deixa forró de luto

PH

- Atualizada em 04/01/2023 às 14h46
Matheus Facas
Matheus Facas

Matheus Facas muda de idade

Ele é um dos mais charmosos e queridos fotógrafos desta Capital: Christian Matheus Ribeiro Costa, mais conhecido nas redes sociais como Matheus Facas.

Hoje, ele comemora nova idade ao lado de seus pais na cidade maranhense de Mirinzal, onde nasceu.

E amanhã desembarca em São Luís após mais de um mês realizando trabalhos em Goiânia.

Sem conselhos

O ex-presidente José Sarney (MDB) deu indícios de que não deu conselhos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre seu terceiro mandato. “Conselho é como água benta, só se dá a quem pede”, respondeu, nesta terça-feira, em conversa com a Coluna.

Sarney participou da cerimônia de transmissão de cargo do ministro dos Transportes, Renan Filho. Antes do evento, ele se encontrou com outros emedebistas em uma sala reservada.

Além de Sarney, também participaram do encontro o presidente do TCU, Bruno Dantas, o presidente do MDB, Baleia Rossi, o senador Veneziano Vital do Rego e o ex-senador Romero Jucá.

Pré-matrícula

A Secretaria de Estado da Educação lançou os editais de pré-matrícula da Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2023. A pré-matrícula acontecerá a partir das 9h do dia 9, até as 23h50 do dia 13.

Para realizar a pré-matrícula on-line, é necessário preencher a ficha de inscrição eletrônica, informar os dados pessoais do estudante, optar pelo município onde deseja estudar e, em seguida, escolher um Centro de Ensino pertencente à localidade selecionada.

Abono salarial

O prefeito Eduardo Braide assinou a lei de concessão do abono salarial para os profissionais integrantes da rede da Educação Básica de São Luís.

Com isso, mais de 6 mil profissionais da educação receberão o 14º salário, valor igual a um mês do vencimento mensal a que os servidores têm direito. O valor estará em conta nesta sexta-feira.

Abono salarial…2

O pagamento do abono representa um investimento de cerca de R$ 23 milhões, recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

A ação reforça o compromisso da Prefeitura de São Luís com a melhoria contínua da educação municipal e com a valorização dos profissionais da educação.

Ana Karin e amigas
Ana Karin e amigas

Ana Karin Andrade já está de volta a São Paulo, após comemorar sua nova idade e passar as festas de fim de ano com sua família em São Luís. Na capital paulista, ganhou homenagem de suas amigas do Grupo Mulheres Solidárias

Rita de Cássia deixa forró de luto

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu na última terça-feira em Fortaleza. Rita foi internada no mesmo dia em um hospital particular da capital cearense. Conforme o empresário da artista, Fernando Ivo, ela faleceu em decorrência de uma fibrose cística.

Rita de Cássia é conhecida como uma das principais compositoras do forró, tendo suas músicas gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. É dela composições como “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Saga de um Vaqueiro” e “Jeito de Amar”.

Com reajuste

O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar aposentadorias, pensões e outros benefícios com reajuste anual em 2023 entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. As datas foram definidas no calendário de pagamentos do INSS, que vale para 37 milhões de beneficiários no país.

O governo federal atualizou o salário mínimo de 2023 para R$ 1.320, conforme aprovado no Congresso. Quase 70% dos beneficiários recebem o salário mínimo.

Aposentadorias, pensões, auxílios-doença e Benefício de Prestação Continuada não podem ser menores que o salário mínimo.

A população encolheu

Bateu o pânico nos prefeitos de alguns municípios do Maranhão que, de acordo com a última prévia do censo demográfico, teriam perdido população de 2021 para 2022.

O problema não é só ficar com um número menor de habitantes, mas o que isso implica em matéria de orçamento: redução no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Trocando em miúdos, menos dinheiro em caixa.

DE RELANCE

A população encolheu

Como esse resultado é parcial, já que o censo ainda está em andamento, os municípios não podem ser prejudicados.

O censo não está finalizado e não houve prazo para revisão dos dados, muito menos para contestação municipal ou outras análises exigidas para que a verdadeira fidedignidade entre os dados apresentados e a realidade de cada município.

Há quem oriente que a sugestão é solicitar ao coordenador do IBGE da região o relatório de contagem, até a presente data, de forma setorizada, para serem confrontados os dados populacionais registrados.

Com o documento, o município poderá oficiar o Tribunal de Contas expressando a discordância com os dados populacionais apresentados pelo IBGE, referindo que tal posição está embasada, entre outras normas, no disposto na Lei Complementar 165/2019, pois o censo final não foi publicado.

A população encolheu

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 702 municípios, em todo o Brasil, podem apresentar redução no coeficiente do FPM em razão de queda populacional.

Por outro lado, a estimativa é que 382 tenham aumento.

Morreu um ícone da moda

Um dos maiores ícones da moda mundial, Vivienne Westwood morreu no dia 29 de dezembro, aos 81 anos. Segundo nota divulgada em seu site oficial, a estilista britânica faleceu “pacificamente e cercada por sua família, em Clapham, sul de Londres”. A causa da morte não foi divulgada.

Aos fãs, o texto detalhou seus últimos dias: “Vivienne continuou a fazer as coisas que amava, até o último momento, projetando, trabalhando em sua arte, escrevendo seu livro e mudando o mundo para melhor. Ela levou uma vida incrível. Sua inovação e impacto nos últimos 60 anos foram imensos e continuarão no future”.

O comunicado frisa que “o mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor” e lembra que a estilista praticava o taoísmo, filosofia chinesa que prega a harmonia das pessoas com a natureza.

Morreu um ícone da moda…2

Responsável pelo sucesso da moda punk e new wave moderna, Vivienne se tornou conhecida nos anos 1970, quando vestiu a banda Sex Pistols. Junto do empresário Malcolm McLaren, que era seu marido, ela desafiou as tendências hippies da época para vender roupas inspiradas no rock.

Ao longo da carreira, Vivienne foi grande defensora de causas sustentáveis no mercado fashion, promovendo na moda ideias relacionadas ao lema “compre menos e faça melhores escolhas”.

Em seu desfile outono/inverno 2019/20 na London Fashion Week, por exemplo, Vivienne enviou modelos, atores e ativistas para a passarela com cartazes políticos – um dos quais dizia: “O que é bom para o planeta é bom para a economia”.

Ela também se dedicava a questões sociais, como o desarmamento nuclear e a defesa dos mais pobres, além de criticar leis antiterrorism.

Morreu um ícone da moda…3

Avistei Vivienne Westwood uma única vez. Foi durante a comemoração do meu aniversário de 61 anos no restaurante Alain Ducasse, no Hotel Dorchester, em Londres.

Ela participava de um jantar com um grupo grande de celebridades.

A minha mesa era dividida com Eli Medeiros e Rose, que participaram comigo de uma homenagem ao então ministro Edison Lobão, eleito Personalidade do Ano - 2009 pela Câmara de Comércio Brasileira no Reino Unido.

Em outra mesa, pontificava o saudoso colunista de Brasília, Gilberto Amaral, com um grupo da embaixada brasileira naquela cidade.

Ministério da Cultura

O governo Lula terá um grande desafio para reconstruir o setor cultural. A desidratação orçamentária e os ataques ideológicos tornaram a pasta praticamente obsoleta e inoperante.

Em seus discursos de posse, Lula mencionou pelo menos três vezes a palavra “cultura”, o que já de início marca uma posição importante na valorização da cultura e da educação.

Quando Michel Temer chegou à presidência, após um golpe parlamentar, em 2016, uma de suas primeiras ações foi a de fechar o Ministério da Cultura.

Entretanto, a ação foi revertida graças ao movimento “OcupaMinc”. No entanto, com a eleição de Bolsonaro, o Ministério foi extinto e virou uma secretaria agregada ao Ministério da Cidadania, até que, por fim, acabou numa secretaria ligada ao Ministério do Turismo.

Há quem acredite numa boa gestão da cantora baiana Margareth Menezes.

 

Glória Medina Câmara celebrou as festas de fim de ano reunida com o marido Itaquê, os filhos Rodrigo e Alessandra e seus cães de raça pequena
Glória Medina Câmara celebrou as festas de fim de ano reunida com o marido Itaquê, os filhos Rodrigo e Alessandra e seus cães de raça pequena

Para escrever na pedra:

“Se você pensa que alguma coisa está certa só porque todos acham isso, não está pensando”. De Vivienne Westwood.

TRIVIAL VARIADO

 Nesta data, em 2008, nasceu em Imperatriz, a skatista Rayssa Leal, também conhecida como “Fadinha”. Nas Olimpíadas de Tóquio, ela conquistou medalha de prata no skate street feminino.

Também nesta data, nasceu em 1839, no interior do Rio de Janeiro, o poeta Casimiro de Abreu, um dos principais expoentes do romantismo. E morreu, em 1960, o escritor argelino Albert Camus. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.

Um brasileiro chegou na casa de seu amigo americano e disse: – E aí, como está sendo sua estadia aqui no Brasil? – Ainda não me acostumei, a culinária daqui é diferente. – Falando nisso, vou fazer aniversário amanhã, vai ter muita cerveja e carne assada, queria saber se os americanos comem churrasco? – Sim, desde a época que chegou o Cristóvão com lombo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.