(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Surama veio a São Luís para as festas de fim de ano

Mais: Gestão de Flávio Dino

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A modelo e atriz maranhense Surama de Castro, que veio passar as festas de fim de ano em São Luís, atualizando as conversas com este Repórter PH
A modelo e atriz maranhense Surama de Castro, que veio passar as festas de fim de ano em São Luís, atualizando as conversas com este Repórter PH

Gestão de Flávio Dino

O ministro da Justiça, Flávio Dino, assumiu o comando da pasta prometendo não poupar esforços para esclarecer o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, morta a tiros em março de 2018.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é o órgão do Poder Executivo federal responsável por definir as ações nacionais de combate ao tráfico de drogas, prevenção e combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

Gestão de Flávio Dino…2

Também compete à pasta defender a ordem jurídica, os direitos políticos, as garantias constitucionais, a ordem econômica nacional e os direitos dos consumidores, além de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública.

Segundo Flávio Dino, o ministério se somará à luta por uma “justiça antirracista”, aos esforços contra o feminicídio e à violência contra lésbicas, gays, travestis e outras minorias, e à reestruturação da política de controle de armas.

Novas regras do pix

Sistema de transferências instantâneas em vigor desde novembro de 2020, o Pix entra em 2023 com novas regras.

O limite individual por transação deixa de existir, o horário noturno passará a ser personalizado e os valores das modalidades Pix Saque e Pix Troco aumentarão.

As mudanças haviam sido anunciadas pelo Banco Central no início de dezembro. Segundo a autoridade monetária, as novas regras oferecerão mais segurança e flexibilidade ao mecanismo de pagamento, que bateu recorde de 104,1 milhões de transações por dia com o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro, em 20 de dezembro.

Novas regras do pix…2

A sugestão para abolir o limite por operação foi feita em setembro pelo Fórum Pix, grupo de trabalho coordenado pelo órgão e secretariado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que reúne as instituições participantes do Pix.

Segundo o grupo, o valor máximo por transação era pouco efetivo porque o usuário pode fazer diversas operações pelo valor do limite, desde que respeite a quantia fixada para o período diurno ou noturno.

Liderança e Performance

A Faculdade de Negócios Faene prospecta novos cursos para 2023, como nas áreas de Liderança e Performance.

É que a grande aposta do mundo empresarial para este ano é agregar a experiência do cliente, performance e atendimento para consolidar as vendas.

A Faene, conforme o diretor Ricardo Carreira, deverá formar especialistas em gestão de clientes.

 

Os empresários Tércio Oliveira e João Marcelo Sá foram vistos no restaurante Cabana do Sol comemorando o sucesso do Réveillon do Illa Restaurante, no Calhau
Os empresários Tércio Oliveira e João Marcelo Sá foram vistos no restaurante Cabana do Sol comemorando o sucesso do Réveillon do Illa Restaurante, no Calhau

Horário estendido

Enquanto os petshops e lojas de produtos agropecuários de Bacabal e região fecham às 18h durante a semana e meio dia aos sábados, a Terra Zoo oferece uma hora a mais para os clientes realizarem suas compras durante a semana (fecha às 19h) e mais tempo ainda aos sábados (fecha às 18h).

A Terra Zoo de Bacabal possui um setor completo de aquarismo e outro para jardinagem, além de uma grande variedade de produtos. O amplo estacionamento próprio é um diferencial que traz conforto para a clientela.

Em breve, a Terra Zoo de Bacabal contará, também, com o Espaço Beauty Pet para banho e tosa e consultório veterinário, tão bem equipados quanto os das outras lojas da rede.

DE RELANCE

Ministro das Comunicações

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tomou posse em cerimônia realizada na sede da Pasta, em Brasília. Durante a solenidade para transmissão do cargo, destacou que entre os principais compromissos está ampliar o acesso dos brasileiros à internet, melhorar a conectividade em escolas e recuperar a imagem e credibilidade dos Correios.

Juscelino Filho acrescentou, ainda, que atuará para expandir o acesso à tecnologia 5G no Brasil, desburocratizar processos e otimizar o uso de recursos no âmbito setorial.

Ministro das Comunicações…2

O novo ministro ressaltou que o “Ministério das Comunicações tem relevância estratégica, histórica e decisiva para o desenvolvimento econômico-social do país e para a integração nacional.

De acordo com ele, será implementada uma agenda positiva e a gestão será pautada pela incorporação de experiências de sucesso e melhores práticas do Governo Federal.

Os esforços serão dedicados à recomposição de investimentos, aperfeiçoamento de governança, continuidade de programas e à inovação.

Com o Repórter PH, Cintia e Fernando Motta, que ontem comemorou 75 anos de idade
Com o Repórter PH, Cintia e Fernando Motta, que ontem comemorou 75 anos de idade

Número 10

Leitor atento da coluna lembra que o Rei Pelé morreu aos 82 anos,  idade cuja soma resulta no número dez, que acompanhou o craque ao longo de sua vida.

Afinal, dez foi o número da camisa eternizada pelo Rei do Futebol.

Até hoje, em qualquer jogo oficial ou pelada de várzea, todo atacante quer vestir a famosa camisa 10.

Isenção de impostos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou Medida Provisória que prorroga a desoneração de tributos federais sobre combustíveis.

As alíquotas de PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre óleo diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo ficam reduzidas a zero até 31 de dezembro deste ano.

A cobrança dos dois tributos sobre gasolina e álcool fica suspensa até 28 de fevereiro.

A isenção também vale para combustíveis importados.

Isenção de impostos…2

A Medida Provisória foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de segunda-feira (2).

O texto também zera até 28 de fevereiro a cobrança de PIS/Pasep e Cofins sobre querosene de aviação e gás natural veicular, inclusive importados.

A proposição suspende ainda a cobrança Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico sobre a gasolina pelo mesmo período.

Desempenho da Construção Civil

A sondagem da Construção do Maranhão, elaborada pela Federação das Indústrias do Estados do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que os níveis da atividade da Construção Civil tiveram um aumento no mês de novembro de 2022.

A atividade da Construção Civil teve um avanço de 14,5 pontos em comparação ao mês de outubro de 2022, que aponta um otimismo no setor principalmente entre as médias e grandes empresas. Para o Brasil e Nordeste os indicadores sofreram queda para 48,2 e 48,7 pontos, respectivamente.

Os indicadores do emprego no setor também apresentam uma variação positiva, tendo um maior impacto das médias e grandes empreses. Já as pequenas empresas demonstram mesma posição de outubro de 2021.

 

Jeferson Bandeira (Diretor de TI MAXX), Davi Telles (Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Rafael Araújo (MKT MAXX) reunidos na solenidade do Prêmio Inova Maranhão Summit 2022.
Jeferson Bandeira (Diretor de TI MAXX), Davi Telles (Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Rafael Araújo (MKT MAXX) reunidos na solenidade do Prêmio Inova Maranhão Summit 2022.

MAXX apoia inovação

A operadora Maxx aposta forte na conexão entre as pessoas, e isso vai muito além do fornecimento de serviços de Internet 100% Fibra, Telefonias Móvel e Celular e TVHD.

A empresa também é apoiadora de diversas iniciativas de inovação, em especial nas áreas de tecnologia, a exemplo da parceria que mantém com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) em vários programas, entre os quais o patrocínio do Prêmio Inova Maranhão Summit 2022.

Em sua primeira edição, o Inova Maranhão Summit 2022 encerrou o ano incentivando e premiando startups, negócios e projetos de empreendedorismo e inovação do Programa Inova Maranhão.

Com a presença do Governador Carlos Brandão e de representantes da operadora Maxx – o Diretor de TI Jeferson  Bandeira e Rafael Araújo (MKT MAXX) – a solenidade de premiação aconteceu no dia 22 de dezembro no Teatro João do Vale.

 Uma carta do Rei Pelé

Em meio à comoção do adeus a Pelé, na Vila Belmiro, em Santos (SP), histórias envolvendo o ídolo seguem aflorando e emocionando. Esta é uma delas. Ainda menino, em 1995, o jornalista Maicon Bock mandou uma carta à Revista da TV, de ZH, solicitando o endereço do ídolo - à época, isso era comum. Pelé atuava como ministro extraordinário dos Esportes do governo FHC, e a Revista da TV enviou ao garoto a localização do gabinete em Brasília.

Aos 13 anos, Maicon escreveu ao Rei, dizendo ser seu fã e pedindo um autógrafo.

– Poucas semanas depois, chegou uma carta com carimbo de Santos na minha casa, em Terra de Areia, no Litoral Norte, onde eu morava. Dentro, tinha uma foto autografada pelo Rei. Lembro que fiquei muito feliz e que mostrava todo orgulhoso aquela “carta que o Pelé me enviou” – recorda ele.

 Para escrever na pedra:

“As pessoas tentam encontrar um novo Pelé, mas isso não pode ser. Como na música, em que só existe um Frank Sinatra e um Beethoven, ou nas artes, com um único Michelangelo, no futebol só há um Pelé”. De Edson Arantes do Nascimento, o Pelé que hoje faz a sua longa viagem para a eternidade e se transforma em lenda.

TRIVIAL VARIADO

 Declarações e decisões preocuparam os investidores e afetaram a bolsa e o dólar. No domingo, Lula criticou o teto de gastos e, ontem, suspendeu oito privatizações e manteve isenção de impostos sobre combustíveis em um momento de alerta com as contas públicas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu novas regras fiscais, mas não avançou na proposta.

Um desejo para 2023: “Eliminar os conflitos armados no mundo! Superar as imensas e vergonhosas desigualdades que marcam a nossa sociedade brasileira! Promover a fraternidade e a solidariedade, para que todos possam ter vida em abundância!”. Arcebispo Dom Jaime Spengler.

A Vila Belmiro, quando tinha Pelé brilhando com a camisa 10 santista, sempre foi palco de muitos gols e vitórias. Foi assim por 18 anos, entre 1956 e 1974. Ontem, o famoso estádio Urbano Caldeira viveu seu dia mais triste e silencioso. Nas arquibancadas, faixas e coroas de flores. A torcida entrou no campo, mas era para dar adeus ao maior jogador de todos os tempos.

No assunto: o caixão, conforme pedido dele, ficou no centro do gramado. Assim, a Vila viverá 24 horas de luto. A partir das 10h de hoje, o corpo do Rei será levado ao memorial que ele escolheu, em Santos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.