(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Posse de Luiz Inácio Lula da Silva

E mais: Sarney na posse de Lula

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36

 

Com a cadela Resistência na coleira (referência ao período das vigílias em Curitiba, onde ela foi adotada), Lula finalmente subiu a rampa a fim de receber a faixa presidencial
Com a cadela Resistência na coleira (referência ao período das vigílias em Curitiba, onde ela foi adotada), Lula finalmente subiu a rampa a fim de receber a faixa presidencial

Posse de Lula

Na torrida tarde de domingo, por volta das 17h, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em Brasília, aos 77 anos, como o primeiro brasileiro a ser eleito três vezes presidente da República pelo voto direto.

Em meio a uma cerimônia marcada pelo clima pacífico, garantido por um forte esquema de segurança, ele se dirigiu ao país para reafirmar o compromisso com a democracia, com o combate às desigualdades sociais, e para promover a conciliação nacional depois de uma campanha eleitoral que legou um país dividido politicamente.

Emocionado, Lula chorou ao receber a faixa presidencial de um grupo de brasileiros no parlatório da Praça dos Três Poderes.

 Posse de Lula…2

Além de defender o respeito à vontade popular, o novo ocupante do Palácio do Planalto se dedicou desde o início da cerimônia de transmissão do poder a estabelecer as linhas gerais de seu próximo mandato, que terá o slogan “União e reconstrução”.

O percurso de Lula até o Planalto, cumprido pouco mais de três anos após deixar uma cela no prédio da Polícia Federal em Curitiba, em uma das maiores reviravoltas políticas da história brasileira, começou às 14h20min – quando deixou o hotel em que se encontrava hospedado rumo à Catedral de Brasília.

Ali, subiu no tradicional Rolls-Royce para iniciar o trajeto até o Congresso.

De carro aberto, ao lado da mulher, Rosângela Silva, a Janja, do vice Geraldo Alckmin e de sua esposa, Lu Alckmin, desfilou acenando para a multidão que acompanhava as atividades.

Recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, o grupo seguiu ao plenário para a leitura e a assinatura do termo de posse.

Posse de Lula…3

Oficializado presidente de papel passado, Lula utilizou o primeiro pronunciamento para celebrar o processo democrático repetidas vezes:

Entre as primeiras estratégias a serem adotadas, reafirmou a determinação de acabar com o teto de gastos – mas sob promessa de manter o “realismo orçamentário” – e confirmou a revogação de decretos que favoreceram o acesso da população às armas ao longo dos últimos quatro anos.

A estratégia do presidente foi fazer um discurso mais crítico ao antecessor Jair Bolsonaro no Congresso, e privilegiar os apelos por união nacional no pronunciamento que seria feito pouco depois no parlatório do Planalto.

Posse de Lula…4

Após passar em revista as tropas das Forças Armadas e embarcar novamente no Rolls-Royce, a comitiva chegou pouco antes das 17h ao Palácio do Planalto. Com a cadela Resistência na coleira (referência ao período das vigílias em Curitiba, onde ela foi adotada), Lula finalmente subiu a rampa a fim de receber a faixa presidencial por meio de um protocolo inédito.

Como o antecessor Jair Bolsonaro havia deixado o cargo e o país dois dias antes rumo aos Estados Unidos, coube a um grupo de cidadãos comuns representativo da sociedade brasileira alcançar o adereço simbólico.

Entre eles, havia uma mulher negra, um indígena, uma pessoa com deficiência, um metalúrgico, um professor e uma criança.

Ao colocar a peça sobre o peito, Lula se emocionou e chegou a chorar.

Posse de Lula…5

O presidente voltaria a verter lágrimas alguns instantes depois ao falar, do parlatório, para a multidão à sua frente. A primeira manifestação em público como presidente empossado começou com mais uma referência ao período do cárcere no Paraná – quando era saudado diariamente por gritos em uníssono de “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite, president” de apoiadores acampados nas proximidades.

– Boa tarde, povo brasileiro – disse Lula, devolvendo o gesto como novo comandante do país.

À frente do Planalto, o foco das declarações do presidente passou a ser a necessidade de apaziguar um país rachado politicamente e reequilibrar profundas desigualdades sociais:

Posse de Lula...6

O sucessor de Jair Bolsonaro foi eleito em uma disputa acirrada, longe da unanimidade, e não venceu apenas pelos próprios méritos: venceu, também, porque seu adversário, no fim da corrida, se mostrou inábil.

Lula voltou ao poder após vencer e renascer das cinzas – quem diria – graças ao apoio da turma que “tapou o nariz” para votar no PT.

O mandatário sabe disso e tem uma dívida eterna com essa parcela do eleitorado. Uma dívida que será cobrada.

Posse de Lula...7

A partir de agora, Lula não tem o direito de errar. Será preciso fazer mais e melhor do que já fez, manter longe a corrupção e, sim, governar para todos.

Há uma profusão de descontentes que nada tem a ver com os exaltados pedindo golpe militar nos quartéis. É fácil chamar todos de fascistas ou loucos, mas não será assim que teremos paz. Lula também reconhece isso.

– Não existem dois Brasis. Somos um único país – disse ele.

Cabe ao novo presidente dar o exemplo e honrar a nova chance, que pode ser a última.

 

José Sarney chegando para a posse de Lula em Brasília
José Sarney chegando para a posse de Lula em Brasília

Sarney na posse de Lula

O ex-presidente José Sarney foi um dos convidados ilustres para a posse do presidente Lula, no domingo. Ele chegou ao Salão Negro do Congresso Nacional acompanhado da diretora-geral do Senado da República, Ilana Trombka.

Foi recebido por autoridades que estavam presentes no local e cumprimentou Lula, manifestando sucesso ao petista na condução do país pelos próximos 4 anos.

Além de ter sido homenageado por Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso de posse, o ex-presidente José Sarney foi tietado por muitas pessoas que estiveram presentes nas festividades de posse do novo presidente da República.

 

No meio da multidão, Sarney recebeu o abraço amigo do presidente Lula
No meio da multidão, Sarney recebeu o abraço amigo do presidente Lula

Sarney na posse de Lula…2

Para o ex-presidente Sarney, a posse de Lula foi uma demonstração do fortalecimento da democracia no Brasil.

Questionado sobre a coalizão partidária composta por Lula na escolha de seus ministros, Sarney disse que ela espelha o temperamento conciliador do presidente.

Ele disse não ter se surpreendido com o terceiro mandato de Lula. “Ele é um grande líder popular”, comentou.

 

Sarney conversando com dois representantes dos povos originários
Sarney conversando com dois representantes dos povos originários

DE RELANCE

Posse de Carlos Brandão

Na Assembleia Legislativa do Maranhão, o governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão, tomou posse do cargo de chefia do executivo estadual para o quadriênio 2023-2026, com o vice-governador, Felipe Camarão.

Brandão falou sobre o fortalecimento em áreas como a educação, empregabilidade e segurança alimentar. A cerimônia de empossamento, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi conduzida pelo presidente da Alema, deputado Othelino Neto, com a presença de diversas autoridades, convidados e imprensa.

 

Carlos Brandão é empossado governador na Assembleia Legislativa do Maranhão
Carlos Brandão é empossado governador na Assembleia Legislativa do Maranhão

Roseana comenta posse

Roseana Sarney, eleita deputada federal nas últimas eleições, comentou a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas redes sociais.

Ela disse que o ato de subida da rampa foi emocionante, principalmente por conta de a faixa presidencial haver sido entregue por representantes da sociedade civil.

Segundo ela, a imagem a fez lembrar da sua foto com a faixa após a posse para o segundo mandato como governadora do Maranhão.

“Foi emocionante ver o presidente Lula subir a rampa e receber a faixa de um grupo de brasileiros que representa toda a nossa pluralidade. Lembrei da foto oficial do meu segundo mandato como governadora (1998/2002), que tinha esse mesmo espírito de respeito a todos”, escreveu.

Flávio Dino e drone

Em meio às preocupações com a segurança da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que um drone foi abatido no domingo, durante a posse de Lula, por precaução.

E disse que ainda apuraria os detalhes da ocorrência. Dino foi aplaudido ao chegar à Esplanada dos Ministérios pela multidão que aguardava a solenidade de posse do president Lula.

Bolsonaro nos Estados Unidos

Nas primeiras horas após deixar o cargo, o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu apoiadores e deu autógrafos aos partidários que foram vê-lo no condomínio em que se hospedou na região de Orlando, na Flórida, sudeste dos Estados Unidos.

Centenas de brasileiros visitaram o condomínio desde que Bolsonaro chegou ao local, na noite de sexta-feira, onde a restrição de acesso é pequena e não há barreiras de segurança.

Bolsonaro nos Estados Unidos…2

Agentes do serviço secreto americano cercavam a casa em que Bolsonaro está hospedado, do ex-lutador de MMA José Aldo, a poucos minutos dos parques da Disney.

Havia também viaturas da polícia no local, e uma tela foi colocada na área de lazer dos fundos da casa impedindo a vista da área da piscina.

O trânsito de brasileiros para ver o agora ex-presidente foi intenso desde sábado e se ouvia mais português do que inglês nas ruas do condomínio, onde é possível alugar casas por temporada e que tem atrações e serviços como parque aquático e transporte para quem vai aos parques da Disney.

Amor é amor

O governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez história, domingo, no Palácio Piratini, ao declarar publicamente seu afeto ao médico Thalis Bolzan.

– Se nós acreditamos efetivamente no amor, como acreditamos, ele não pode ser seletivo, mas sim a cada uma das pessoas, como o próprio Deus ensinou – disse o gaúcho nascido em Pelotas.

Foi um gesto corajoso e autêntico, uma forma respeitosa de dizer que, afinal, não há razões para nutrir preconceitos. Amor é amor e ponto.

Para escrever na pedra:

“Nunca desista de lutar. A vida é generosa para aqueles que acreditam nela”. De Vitoria Cirilo.

 TRIVIAL VARIADO

Tome nota: segundo os astrólogos, a primeira semana do ano pede calma. As emoções vão se intensificando e, no dia 6, acontece uma poderosa Lua cheia no signo de Câncer, fazendo transbordar emoções e sentimentos.

É normal sentir tudo mais forte sob os efeitos da cheia lunar. Esta, em especial, pode trazer um certo saudosismo, ainda mais com Mercúrio e Marte retrógrados trazendo lembranças do passado.

A semana tem como novidade a chegada de Vênus em Aquário, trânsito que pede e proporciona mais amizade nas relações, além de mais leveza em nossos compromissos. Estar com os amigos tende a ser especialmente agradável.

De maneira geral, o céu da semana é superpositivo para a comunicação. Haverá mais empatia para comunicar e compreender.

Apesar de Mercúrio estar retrógrado, o que pede um pouco mais de cuidado na escolha das palavras, os aspectos astrais trazem clareza sobre o que estamos pensando e sentindo.

Hoje é dia de festejar um dos maiores arquitetos do Maranhão: o gaucho Fernando Motta, que também é artista plástico, está comemorando 75 anos.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.