(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Beleza negra de Tauanny Meireles

Leia mais: sinal verde para o Réveillon no Rio Poty Hotel & Resort

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A bela jovem Tauanny Meireles é o destaque de capa deste fim de semana
A bela jovem Tauanny Meireles é o destaque de capa deste fim de semana

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Destaque da Capa

Neste último fim de semana de 2022, o destaque de capa do PH Revista é a estonteante beleza negra da bela jovem Tauanny Meireles.

Formada em Direito , Tauanny é uma apaixonada por dança, canto e ação social.

E faz sucesso por onde passa, com o seu porte de mulata da cor do pecado.

O rito de passagem

O ano novo está logo ali, a poucas voltas do ponteiro, e todo mundo já se prepara para cumprir o rito de passagem. As pessoas acreditam nas mudanças mais delirantes, só porque, depois da meia-noite deste sábado, tudo será melhor e diferente – a sorte vai nos sorrir e vamos todos “ciscar” pra frente.

O Réveillon é como um binóculo ao contrário: no primeiro plano a “avenida” parece larga, mas vai se estreitando e sumindo de vista, na medida em que se aproxima do horizonte.

A humanidade está catequizada pelo rito. Todos acreditam que “no ano novo” tudo será melhor, as famílias mais unidas, os homens mais compreensivos, as mulheres mais tolerantes, os políticos mais honestos, as crises menos rigorosas.

Os regimes vão dar certo, a Mega-Sena estará mais perto.

O rito de passagem...2

O homem sempre viveu o enigma de desvendar o amanhã, principalmente se este amanhã inaugura um “ano novo”, esse fascinante recomeço, a cuja “correnteza” nos matriculamos, docilmente paramentados de branco.

Há os que “não acreditam”, mas, mesmo assim, deixam-se uniformizar, na esperança de começar 2014 imaculados de qualquer praga ou mau-olhado.

Uma costeletinha de porco vai bem, com farofa – o bicho nos ajuda a caminhar para o “amanhã”, não para o “ontem”.

Não pode faltar uma lentilha, “vagem” antiga, que na crença não menos longeva de persas e egípcios trazia boa sorte, junto com as uvas peninsulares, já maduras, apesar do tom verde da “esperança”.

O rito de passagem...3

Previsões, vaticínios, frases de fim de ano, horóscopos, tudo faz parte do Avenir, o “futuro”. Haverá coisa mais fátua do que acreditar em horóscopo?

Essa crendice de que os astros podem interferir em nossa vida, do instante em que nascemos até o momento em que partimos  para a eternidade?...

Coisa boba, sim, mas como tem freguês!

Neste tempinho que resta de 2022, porém, não serei um “desmancha prazeres”.

O rito de passagem...4

Partilho as boas crenças com todos os “profetas” deste Caderno semanal e a todos elevo meu brinde – em copo alto, com gelo e alentada dose da boa cevada. Afinal, faço coro com o cronista Paulo Mendes Campos: sou restos de um menino que passou, rastros erradios de um caminho que não vai e nem volta e que circunda a escuridão como os braços de um moinho.

É claro que todo mundo fica imaginando um lugar de sonho para viver o Réveillon, a “passagem” sem volta para 2014. Mas como não anseio mais do que passá-lo com boa saúde, reunido com minha família, meus amigos e meu único uísque – e na cidade que adotei como minha há exatos 60 anos – sirvo-me já da segunda dose, porque, como disse Humphrey Bogart, o “Rick”, do emblemático filme Casablanca, “o pessoal já começa atrasado três doses”.

 

O papa emérito Bento XVI partiu para a eternidade neste ultimo dia de 2022
O papa emérito Bento XVI partiu para a eternidade neste ultimo dia de 2022

Morreu Bento XVI

O mundo acordou hoje com a notícia da morte, aos 95 anos, do primeiro pontífice da Igreja Católica a renunciar em 600 anos: o papa emérito Bento XVI.

Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, ele estava "muito doente", como indicou seu sucessor, o papa Francisco, ao pedir orações ao antecessor em uma audiência geral na quarta-feira (28).

As causas da morte ainda não foram divulgadas.

Bento XVI renunciou ao papado em 2013 e, desde então, vivia afastado do olhar público. As poucas fotografias publicadas do papa emérito mostram que sua saúde piorou nos últimos anos. Há alguns meses, o secretário de longa data de Bento XVI, o arcebispo Georg Gaenswein, disse ao Vatican News que o papa emérito estava "relativamente fraco", embora "de bom humor".

Morreu Bento XVI…2

Bento XVI nasceu em 1927 no município alemão de Marktl am Inn, na Baviera, batizado Joseph Aloisius Ratzinger. Mudou de cidade na infância algumas vezes durante o regime nazista, ao qual seu pai era contrário. Em 1941, um dos primos de Ratzinger, um menino de 14 anos que tinha síndrome de Down, foi morto pelos nazistas durante a campanha eugênica.

Ainda em 1941, aos 14 anos e já seminarista, Ratzinger foi obrigado a se incorporar à Juventude Hitlerista. Em 1943, com 16, foi incorporado também de forma compulsória ao exército alemão, atuando em uma divisão de defesa antiaérea perto de Munique. Ficaria prestando serviços militares até a rendição alemã, em 1945, quando já estava com 18 anos.

Morreu Bento XVI…3

Depois do fim da guerra, Ratzinger voltou a se concentrar em suas atividades ligadas à religião. Ao lado do irmão, Georg Ratzinger, foram ambos ordenados sacerdotes pelo Cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique, em 1951.

Estudioso e com uma longa carreira acadêmica, Joseph Ratzinger concluiu doutorado em Teologia. Posteriormente, lecionou a matéria em universidades de Freinsing, Bonn, Münster, Tubinga e Ratisbona.

Em março de 1977, Ratzinger foi nomeado arcebispo de Munique e Frisinga pelo papa Paulo VI, e elevado a cardeal em junho do mesmo ano. Ele participou do conclave de 1978 que elegeu o papa João Paulo I, assim como do conclave de outubro daquele mesmo ano, que resultou na eleição de João Paulo II.

Aos 78 anos, em 19 de abril de 2005, o então cardeal Joseph Ratzinger foi eleito papa pelo colégio de cardeais, assumindo no lugar de João Paulo II, falecido no dia 2 daquele mês. No dia 24, tomou posse em cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Morreu Bento XVI…4

Bento XVI foi o primeiro papa a escolher o nome Bento desde o italiano Giacomo della Chiesa, que foi o líder máximo da Igreja Católica entre 1914 e 1922. Neste período, Bento XV tentou negociar a paz durante a Primeira Guerra Mundial.

Entre 9 e 13 de maio de 2007, Bento XVI visitou o Brasil. Ele esteve na abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, no Santuário de Aparecida, em São Paulo.

Durante essa sua passagem pelo país, ocorreu a canonização do Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, em cerimônia realizada no dia 11 de maio de 2007 na capital paulista.

Morreu Bento XVI…5

Em seu período como papa, Bento XVI foi visto como uma figura autoritária e com uma visão conservadora da Igreja Católica.

Seu papado, principalmente nos primeiros anos, foi marcado por ofensas a homossexuais e muçulmanos, que geraram críticas as suas posições no mundo inteiro.

Entre 2009 e 2010, ocorreram denúncias de pedofilia à Igreja Católica, dando conta de que o próprio Vaticano teria sido cúmplice de inúmeros casos, buscando esconder evidências e proteger os envolvidos.

Apesar de ser um dos acusados de não lidar adequadamente com alguns desses casos enquanto era arcebispo de Munique, Bento XVI, durante o seu papado, reconheceu o que chamou de "pecados de dentro da Igreja", chegando a se encontrar com vítimas e emitir pedidos de desculpas oficiais. 

Morreu Bento XVI…6

Já no final de seu papado, em 2012, veio à tona o escândalo batizado de Vatileaks, que acusava a existência de diversos atos de corrupção dentro da Igreja Católica. Em fevereiro de 2013, já com a sua imagem pública desgastada, Bento XVI se tornou o primeiro papa a renunciar ao cargo desde Gregório XII em 1415.

Ratzinger alegou fragilidade física e problemas de saúde para deixar o cargo de líder máximo da igreja, sendo substituído pelo argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco.

Após a renúncia, viveu temporariamente em uma residência em Castel Gandolfo, na Itália, até se mudar definitivamente para um monastério no Vaticano.

DE RELANCE

Réveillon no Rio Poty

Faltam algumas horas para o Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort, a mais elegante festa da virada em São Luís.

Em três agradáveis espaços, o público vai saudar 2023 em grande estilo e em clima de alto astral com uma seleção criteriosa de atrações musicais, com destaque para os ritmos joviais da atualidade.

Nos dois palcos, estarão os cantores Samyra Show e Pedro Guerra e o DJ Edy (de Brasília).

Réveillon no Rio Poty…2

Os espaços Ocean, Onda e Pérola by PH estão todos incrementados e desenhados seguindo a temática do evento, tal seja, “Ilha Poty”, com ênfase para as paisagens tropicais e praianas da costa maranhense, com suas águas, ondas e pérolas encontradas no fundo do oceano, como um segredo a ser revelado a todos aqueles que se farão presentes.

Em especial, o elegante Espaço Pérola by PH, assinado por este Repórter PH, estará deslumbrante.

Quem optou por romper 2023 no Espaço Onda terá uma grata surpresa, a começar pelo layout dos dois salões conectados entre si e parcialmente circundados por uma cortina de vidro transparente.

Réveillon no Rio Poty…3

Nos três Espaços, é deslumbrante a vista para a encantadora Baía de São Marcos, que à meia-noite será energizada pelos fogos de artifício, com um espetáculo pirotécnico de tirar o fôlego.

É quando todos poderão fazer seus pedidos para o próximo ano.

Espaço Pérola by PH ganhou uma ambientação magnífica com projeto idealizado e executado pela equipe da designer Cíntia Kamt Motta, que nos surpreende a todo momento com sua criatividade e bom gosto.

Nos dois palcos haverá apresentações de artistas e bandas, além de um grupo de mulatas com muito samba no pé que darão as boas-vindas ao Carnaval 2023.

------------------------------------------------------------------

José Sarney no Palácio
José Sarney no Palácio

Ao apagar das luzes de 2022, o ex-presidente José Sarney fez uma visita de cortesia ao governador Carlos Brandão, no Palácio dos Leões, acompanhado do secretário de estado Aparício Bandeira

-----------------------------------------------------------

Casamento em São Paulo

O mês de janeiro que se inaugura neste domingo terá um sabor especial para a família Gentil, cuja empresa Gentil Negócios é franqueada da marca O Boticário em São Luís.

No Hotel Palácio Tangará, em São Paulo, será realizada a cerimônia religiosa e a recepção do casamento de Daniel Gentil Fernandez e Sofia Anes Lenoir Cardozo, às 17h do dia 21 de janeiro de 2023.

A cerimônia será na Ala Pau Ferro do Parque Burle Marx e a recepção, no Salão Cristal.

Daniel é filho de Glícia Gentil, que convidou muitos amigos de São Luís para a festa na capital paulista.

Professor Emérito

Grande amiga da ex-governadora Roseana Sarney, Cristina Loyola (Titinha) foi comunicada esta semana da aprovação, pelo Conselho Universitário da UFRJ, do título de Professor Emérit, da Universiade Federal do Rio de Janeiro.

Ela é Doutora Enfermeira.

--------------------------------------------------------------

A maranhense Fides Ostbye reuniu o marido Erik Ostbye e os filhos Camilla, Monique e Patrick, em sua nova casa, em Marbella, na Espanha, para enviar um cartão de Boas Festas
A maranhense Fides Ostbye reuniu o marido Erik Ostbye e os filhos Camilla, Monique e Patrick, em sua nova casa, em Marbella, na Espanha, para enviar um cartão de Boas Festas

-------------------------------------------------------------

Para escrever na pedra:

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. De autor desconhecido, embora atribuida erroneamente a Charles Chaplin.

TRIVIAL VARIADO

Presenças de grande charme e simpatia jantando sexta-feira no excelente bistrô japonês Wasabe, no Calhau: Jeane e Carlos Gama. Em outra mesa, Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque receberam a visita de André Jardins, de Presidente Dutra.

O advogado Jorge Arturo, que há alguns anos trocou São Luís por Brasília, está na cidade e reúne amigos na noite de hoje para saudar 2023 com uma balada.

Chris e Nelson Frota decidiram romper o Ano Novo em sua fazenda em Santa Inês. Antes de viajar, reuniram amigos para uma noitada esplêndida em seu apartamento no Condomínio Two Towers, na Ponta d´Areia.

Em tempo: estiveram por lá, a irmã do anfitrião, Silvia Frota, que mora no Rio, Teresa e Miguel Mohana Pinheiro, Ana Lucia e Amaro Santana Leite, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Jacira e Joaquim Haickel, que passam o Réveillon no Rio, e este Repórter PH.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.