(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Camila Athayde Rocha é a noiva de dezembro

Mais: Pedro Guerra na virada do Poty

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A NOIVA de dezembro, Camila Athayde Rocha, é o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana
A NOIVA de dezembro, Camila Athayde Rocha, é o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana
Os pais da noiva, Kátia e Marcone Rocha, ao lado do ex-presidente José Sarney no belo casamento da filha, no dia 17
Os pais da noiva, Kátia e Marcone Rocha, ao lado do ex-presidente José Sarney no belo casamento da filha, no dia 17

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

O maior Copa de todos

Parece mentira que tivemos uma final de Copa do Mundo com tamanha qualidade. O futebol deve ter vivido no dia 18 de dezembro um dos seus maiores momentos. Passei bom tempo tentando lembrar de algum jogo desta qualidade, mas não consegui lembrar de nada igual.

Talvez tenha sido o maior jogo deste século. Gols, chutes, defesas dos goleiros, dribles, lançamentos, passes, tudo para formar um conjunto tão extraordinário, que me leva a pensar que nunca verei nada igual.

São quase 50 anos de plateia, 12 Copas em todos os continentes, mas nada teve tanta emoção e dramaticidade.

Uma grande final ganha, com justiça, pela Argentina, como seria justo também se o vencedor fosse a França.

O maior Copa de todos…2

O futebol nos entregou uma página fascinante. Poucas coisas poderão nos emocionar tanto como esse jogo que fechou a Copa do Catar.

Viva o futebol, viva o esporte, viva a emoção! Foi tão fantástico, que pareceu uma decisão irreal.

Argentina venceu nos pênaltis, mas se a Copa fosse ganha pela França também estaria de bom tamanho.

A França do espetacular Mbappé, que marcou três gols, dois no tempo normal e um na prorrogação, e ainda fez gol nas penalidades vencidas pela Argentina.

Mas a vitoriosa foi a Argentina de Messi, um gigante do futebol mundial.

A FIFA errou?

Por tudo que se sabe, foi mais do que um erro. Os defensores indicam que a última Copa foi árabe. Não, a Copa foi do mundo. Esse pequeno país não suporta um verdadeiro público do tamanho da competição da Fifa. Tanto que, em 2026, serão três grandes países que receberão as 48 seleções.

Nesse caso, terá lugar para todo mundo. Os costumes árabes também se mostraram como grandes dificuldades. Como ir a uma Copa do Mundo e não poder beber cerveja, pelo menos?

E ainda traíram um dos principais patrocinadores da Fifa. Beber numa partida de futebol faz parte do ritual. Claro que sempre tem os exageros, mas ficar só no refrigerante ou na água é brutal.

No campo, deu tudo certo, como sempre são estas competições. A Fifa cuida demais da segurança. Quanto a isso, nada a reparar.

Mas o país cheio de restrições não deixou saudades para muita gente. São as ditaduras e suas loucuras. Há desrespeito com a raça humana.

Adaptando o olhar

Foi preciso adaptar o olhar ocidental para enxergar e entender sem julgar tudo que representou a Copa do Catar. Desvendar culturas faz parte de viver um Mundial de futebol, mas esse era diferente.

Tudo que calou, gritou. A boca fechada dos alemães pela censura de não poder apoiar a causa que gostariam. Quando os joelhos dobraram, nem sempre foi só pela oração tão importante para os muçulmanos, repetida cinco vezes por dia em toda a cidade.

Os ingleses se ajoelharam também em protesto por não poder falar de amor. Um jornalista e sua bandeira de Pernambuco foram barrados na porta do estádio porque os anfitriões acreditavam que o arco-íris do brasão do Estado era símbolo do movimento LGBTQIA+, criminalizado nessas terras.

O anfitrião da Copa de 2022 abriu as portas para o mundo, mas não o deixou entrar verdadeiramente. A luz dos arranha-céus gigantescos não foi suficiente para iluminar o proibido, o velado, o não necessariamente explicado.

A Copa sem bebida alcoólica, sem aquela clássica cervejinha gelada. A Copa dos homens protagonistas, em um lugar onde as mulheres ainda buscam mais espaço.

O menino croata

Foi no estádio da cidade da educação, o Education City Stadium, que o Brasil foi eliminado nas quartas de final.

O consolo veio ainda dentro de campo, de um pequeno rival. O menino croata, filho de um adversário, Perisic, que correu para abraçar Neymar. Quando os seguranças tentaram barrar, o ídolo brasileiro fez questão de aceitar o carinho.

A solidariedade transcendendo a cor da camisa.

Legado do Brasil

Com a alcunha de país do futebol, criamos a maluquice de achar que por isso seremos sempre campeões. Perder uma Copa? Fracasso completo. Será?

Ser o país do futebol vai muito além dessa frase. O Brasil segue sendo o país que encanta o mundo. “É o Mundial que perde sem o Brasil”, disse, desolado, um marroquino.

Quantas lições a zebra da Copa nos trouxe. O Marrocos – único país africano a chegar em uma semifinal na história. O país árabe, muçulmano, mais humano. Em que a mãe comemorou com o filho no gramado.

Legado que ficou

Não há como medir o valor do legado que o Mundial de 2022 deixou aos árabes. Na terra em que se constrói tudo que cabe na imaginação, no mundo dos sonhos, os brasileiros deixaram o Catar cantarolando a música que nos embalou e que tem uma letra representativa para resumir o que foram esses dias: olhem quem somos, somos os sonhadores, fazemos acontecer, porque acreditamos, porque podemos ver, aqui estão aqueles que têm paixão, que fazem acontecer, respeito.

Respeito. Aprendemos com os árabes que outros mundos existem. Mesmo que diferentes e distantes. Lá ou aqui, no Maranhão ou no Catar, o futebol é a representação de que onde há felicidade sempre é possível ser mais e melhor, se estivermos juntos.

 

Grupo de mulheres charmosas no casamento de Camila Rocha e Eduardo Bandeira: Ana Elvira Buhatem com as filhas Thais Moreno e Larissa Noronha e a sogra de Thais, Regina Moreno
Grupo de mulheres charmosas no casamento de Camila Rocha e Eduardo Bandeira: Ana Elvira Buhatem com as filhas Thais Moreno e Larissa Noronha e a sogra de Thais, Regina Moreno

DE RELANCE

Pedro Guerra na virada do Poty

O público maranhense que passará a virada na grandiosa festa do Rio Poty Hotel no dia 31 de dezembro está ansioso, também, para assistir ao show do paraibano Pedro Guerra, artista que desponta entre as novas vozes do forró.

Ele levará uma batida moderna para o Réveillon à beira-mar e vai se apresentar no mesmo palco da cantora Samyra Show, outra atração confirmada.

Guerra é uma das revelações do gênero no Brasil e já dividiu palco com ícones como Wesley Safadão e Eric Land. Ele é natural do Junco do Seridó, na Paraíba.

Na virada do Poty...2

Agora, é esperar a festa e saudar 2023 em grande estilo, num ambiente deslumbrante.

Samyra Show, Pedro Guerra, DJ Edy, CDC, Argumento, bateria do Marabloco e suas mulatas que não estão no mapa, Feijoada Completa e a dupla sertaneja Fernando & Franco estão confirmados no Réveillon Ilha Poty, na noite de 31 de dezembro.

Eles se apresentarão em dois palcos, nas áreas da piscina e nos salões internos do Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d'Areia.

O réveillon será realizado em três espaços: Espaço Ocean e Espaço Onda, na área terrea, e Espaço Pérola by PH – este, assinado por este Repórter PH, com decoração da designer Cintia Klamt Motta e cerimonial de Teresa Martins, no segundo pavimento do hotel, com uma vista deslumbrante para a baía de São Marcos.

Sobre as atrações locais

Da ala local, o CDC, capitaneado por Cassiano Sobrinho, Dinho Dias e Carlindo Filho, fará um passeio pelos sambas mais dançantes, além de MPM, MPB, pop, rock, axé e forró, sempre com arranjos autorais. Argumento, liderada por Victor Hugo, seguirá no mesmo ritmo para abrilhantar o evento com repertório eclético.

O samba será exaltado também pelo Grupo Feijoada Completa, que inclui outros gêneros musicais como baião, xote, maracatu e carimbó. Tem ainda o Marabloco, que levará ao Rio Poty Hotel & Resort a batida das escolas de samba e outros ritmos carnavalescos, além de pop, rock e axé em sintonia com o samba.

A noite ganhará, ainda, os acordes da música sertaneja com os irmãos Fernando & Franco, considerados a melhor dupla do gênero em plena atividade no Maranhão.

De quebra, teremos ainda a participação especial e relâmpago da drag Adriane Bombom.

Espaço Kids no Rio Poty

Um dos atrativos do Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort (na Ponta d’Areia), dia 31 de dezembro, será o Espaço Kids, que receberá crianças de 6 a 12 anos para que os pais possam desfrutar do evento com tranquilidade e cientes de que os pequenos também aproveitarão a festa.

A área terá brinquedoteca, coordenadores, Espaço Soneca e buffet infantil. As vendas estão sendo operacionalizadas pelo número (98) 98408-1610, bem como pela Bilheteria Digital e recepção do Rio Poty.

 

A parede ao lado dos elevadores do Rio Poty Hotel & Resort, vai ganhar esta linda tela criada pelo artista maranhense Betto Pereira especialmente para o local
A parede ao lado dos elevadores do Rio Poty Hotel & Resort, vai ganhar esta linda tela criada pelo artista maranhense Betto Pereira especialmente para o local

Para escrever na pedra:

“O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: – o da imaturidade”. De Nelson Rodrigues.

Trivial variado

A Polícia Militar do Rio de Janeiro instalará grades de proteção nas ruas que dão acesso à orla de Copacabana, onde haverá a tradicional festa da virada de ano carioca. Milhares festejarão a virada na praia.  

O presidente Jair Bolsonaro beneficiou, no indulto de Natal concedido em 2022, militares das Forças Armadas e agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). 

A medida vale para alguns casos específicos, conforme detalhado no Diário Oficial da União.

O Ministério do Ambiente destacou as "poupanças" previstas para o próximo ano, para os clientes do mercado liberalizado de eletricidade, em resultado da diminuição das tarifas de acesso às redes, bem como do impacto das renováveis na aplicação do mecanismo ibérico. 

O Instituto Euvaldo Lodi- MA (IEL), entidade do Sistema FIEMA, abriu as inscrições para o processo seletivo do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) 016/2022 e 017/2022, com salários que podem chegar até R$ 5.574,60. 

Os interessados devem se inscrever até este domingo, dia 25 de dezembro. São 17 vagas imediatas para diversos cargos de nível médio e superior, distribuídos nos municípios de Bacabal, Caxias, Imperatriz e São Luís.  

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.