(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Medalha para Cidinho Marques

Mais: Tarde festiva na Casa Kasar

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O Prof. Cidinho Marques com o deputado Duarte Júnior
O Prof. Cidinho Marques com o deputado Duarte Júnior

Por iniciativa do deputado estadual Duarte Júnior (eleito deputado federal em outubro ultimo), o professor e empresário Cidinho Marques recebeu, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão, a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman.

A homenagem foi pelos relevantes serviços prestados por Cidinho à educação do Maranhão.

A solenidade aconteceu no Plenário Nagib Haickel, replete de amigos e admiradores do homenageado.

Brechó de Natal

A décima quinta edição do projeto ‘Brechó de Natal’, idealizado pelo Grupo Mirante, será realizada esta semana em São Luís.

O evento é filantrópico e foi desenvolvido para estimular ações de proteção social e o consumo consciente.

O ‘Brechó de Natal’ acontece no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) nos dias 21 e 22 deste mês. Os estandes para acomodar os itens estão sendo montados na parte interna do espaço.

Os organizadores esperam garantir a circulação de visitantes em maior quantidade.

A escolha da locação para o evento foi idealizada para aproximar a comunidade dos produtos ofertados no projeto.

Espetáculo de dança

A Escola de Dança Corpo & Alma, dirigida pelo coreógrafo e bailarino Idelfonso Loyola, apresenta, nesta quarta-feira, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, o espetáculo ‘Corpo e Alma Experience’, associando coreografias novas às cenas do projeto de dança mais premiado da escola em 2013: “Aqui é o salão”.

O espetáculo contará com a participação de Marcelo Grangeiro (Dança dos Famosos), Damyla Maria (MA/SP), Léo Fortes e Robertinha (RJ), além dos cantores maranhenses Alex Melo e Rosa de Sharon.

Acordo com BNB

O superintendente do Banco do Nordeste do Brasil no Maranhão, Danivan Lacerda, assinou convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos para acordo de cooperação técnica e financeira de interesse mútuo.

O convênio, assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, representando o Estado, tem como objetivo a realização de ações conjuntas visando à ampliação do acesso ao crédito e serviços financeiros, geração de emprego, elevação da competitividade, inovação e sustentabilidade dos beneficiários do acordo.

Com o acordo, o BNB deverá promover os meios de acesso às linhas de crédito disponibilizadas, capacitar e manter atualizados os técnicos da SEDEPE, responsáveis pela prospecção e encaminhamentos dos beneficiários, acerca dos serviços financeiros, programas de crédito, política de desenvolvimento territorial e documentação necessária para cadastro e concessão de crédito.

Indulto natalino

O juiz José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior, respondendo pela 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, encaminhou ofício à Secretaria de Administração Penitenciária autorizando a saída temporária de 758 apenados do regime semiaberto para visita aos familiares no Natal. 

Os beneficiados e beneficiadas foram autorizados a sair às 9h desta quinta-feira (22), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 28 de dezembro.

O magistrado também determinou que os dirigentes dos estabelecimentos prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comuniquem à VEP, até as 12h, do dia 8 de janeiro de 2023, o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.

Lançamento de foguete

Na manhã desta terça-feira deve ser realizado o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TL no Centro de Lançamento de Alcântara.

A princípio, a ideia era de que haveria transmissão ao vivo, mas agora as imagens do lançamento serão disponibilizadas após o evento, que está cercado de segredos por parte dos operadores.

Também era esperado o lançamento do foguete na segunda (19), mas as condições meteorológicas atrasaram o evento, segundo a Innospace, empresa que está realizando o lançamento, em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Tarde festiva na Casa Kasar

A Casa Kasar, na Península da Ponta d´Areia, será palco na tarde desta terça-feira, de uma tarde festiva que começa às 14hs.

Na programação, exposição de mesas de Natal, muitas novidades em peças decorativas e um bazar com até 60% de descontos.

No comando, a designer Cintia Klamt Motta e sua filha, arquiteta e modelo Bianca Klamt.

 

Cintia Klamt Motta e sua filha Bianca comandam hoje uma tarde festiva na Casa Kasar
Cintia Klamt Motta e sua filha Bianca comandam hoje uma tarde festiva na Casa Kasar

Carnaval 2023

Estão abertas as inscrições para o credenciamento do Carnaval de São Luís 2023. As inscrições são online e podem ser realizadas até o dia 8 de janeiro pelo site da Prefeitura de São Luís.

Já as inscrições de maneira presencial poderão ser feitas de dois a seis de janeiro do próximo ano.

Carnaval 2023…2

O edital é destinado aos Blocos Tradicionais, Blocos Organizados, Escolas de Samba, Blocos Afros, Alegorias de Rua, Tribos de Índio, Turmas de Samba, Tambores de Crioula e Blocos Alternativos.

As propostas selecionadas passarão por uma análise documental, que consiste na apreciação e triagem da documentação exigida no edital.

A divulgação do resultado da análise das propostas está prevista para o próximo dia 9 de janeiro de 2023.

Tenda de vacinação

Prorrogada até o dia 6 de janeiro de 2023 a tenda da Vacinação de Natal em São Luís, uma ação da Secretaria de Estado da Saúde.

A estratégia leva a imunização contra Influenza e Covid-19 às Praças Deodoro e Dom Pedro II, onde as apresentações e decorações natalinas atraem milhares de visitantes. Com a iniciativa, a população ganha dois pontos de vacinação em horário alternativo.

A tenda funciona de quinta-feira a domingo, das 17h às 20h, e atende ao público de todas as idades.

Pabllo em São Paulo

A cantora maranhense Pabllo Vittar fez uma participação especial no show da banda britânica Bring Me The Horizon, na última sexta-feira, em São Paulo.

A artista brasileira cantou durante a execução da música “Antivist”.

Fã assumido, o vocalista Oli Sykes postou uma foto com Pabllo no Instagram e escreveu, na legenda, parte da letra de “Corpo Sensual”. 

Em ocasiões anteriores, ele já tinha manifestado sua admiração pelos vocais de Pabllo.

DE RELANCE

Mister Brasil 2022 é maranhense

O influenciador digital maranhense e investigador de polícia Paulo Roberto Silva foi eleito Mister Brasil 2022 no último domingo, em São Paulo. Ele recebeu a coroa e a faixa das mãos do paulista Bruno Ferraz, Mister Brasil 2021. Ele retorna ao Maranhão nesta quarta-feira.

Paulo tem 35 anos, 1.86 de altura, pesa 92kg e é do signo de Touro.  Ele é o primeiro policial civil a vencer o concurso no país. Em 2017, Bruno Poczinek foi o primeiro militar a ocupar o cargo.

Nas redes sociais, o modelo assina como @UmtaldePaulo, epíteto que ganhou ecos inclusive fora do estado. Bonito, desenvolto, simpático, criativo e focado, o maranhense formado em Direito e História exibe vídeos em sua página no Instagram e no TikTok, com milhões de visualizações, enfocando seu dia a dia, temas diversos e sátiras comportamentais.

 

Paulo Roberto é o Mister Brasil 2022
Paulo Roberto é o Mister Brasil 2022

Papa assinou renúncia

O papa Francisco revelou pela primeira vez, em entrevista a um jornal espanhol, anteontem, que assinou uma carta de renúncia há quase uma década, caso sua saúde o impeça de desempenhar suas funções.

Francisco, que completou 86 anos no sábado, já havia dito que deixaria o papado se problemas de saúde o impedissem de fazer seu trabalho.

– Já assinei minha renúncia em caso de impedimento médico – disse em entrevista ao jornal espanhol ABC.

Francisco explicou que assinou a carta e a entregou em 2013 ao então secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, antes de ele se aposentar.

Papa assinou renúncia…2

Francisco tem dificuldade para andar devido a um problema inoperável no joelho que o obrigou a usar cadeira de rodas nos últimos meses.

Ele também teve de cancelar ou reduzir as atividades várias vezes no ano passado devido à dor.

Em entrevista em julho, o religioso argentino reconheceu que precisava desacelerar.

– Acho que com a minha idade e com essa limitação, tenho de me preservar um pouco para poder servir à igreja. Ou, alternativamente, pensar na possibilidade de me afastar – disse, na época.

O antecessor de Francisco, Bento XVI, renunciou no ano de 2013 devido a problemas de saúde. Ele agora vive na Cidade do Vaticano.

Título na natação

A nadadora maranhense Sofia Duailibe conquistou mais um título na temporada de 2022.

Com um desempenho de alto nível, a jovem atleta sagrou-se campeã da prova dos 800m feminino da Travessia Felipe Camarão, uma das competições de natação mais importantes do Maranhão.

A primeira colocação reforça o grande momento de Sofia Duailibe, que recentemente se destacou no Campeonato Maranhense de Verão da Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA), faturando quatro medalhas de ouro.

 

Quem muda de idade nesta terça-feira é o advogado Megbel Abdala Filho. Fontes de bastidores indicam que ele é forte candidato a uma vaga de desembargador no TJMA, pelo quinto constitucional
Quem muda de idade nesta terça-feira é o advogado Megbel Abdala Filho. Fontes de bastidores indicam que ele é forte candidato a uma vaga de desembargador no TJMA, pelo quinto constitucional

Homenagem às Assembleias de Deus

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene alusiva ao centenário das Assembleias de Deus no Maranhão.

Durante o ato, 20 pastores e outras personalidades da Igreja foram homenageadas com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. A solicitação da homenagem é da deputada estadual Mical Damasceno, que presidiu os trabalhos.

Natal em Caxias

A população de Caxias aguarda com expectativa o Natal das Crianças, a ser realizado na próxima quinta-feira, dia 22, a partir das 16h, no Estádio Duque de Caxias.

A organização é de Rosário Gentil, mãe do prefeito Fábio Gentil.

O Natal das Crianças promete ser o maior evento natalino de todos os tempos em Caxias.

Durante a programação, haverá distribuição de lanches, guloseimas e realização de brincadeiras, com a presença de diversos personagens divertidos.

O ponto alto será a chegada de Papai Noel de helicóptero para entregar mais de 10 mil brinquedos para a criançada.

Shows em janeiro

Os cantores Henrique & Juliano, Solange Almeida, Jonas Esticado e Diego Faco estão confirmados no “Pra Começar”, a ser realizado no estacionamento do São Luís Shopping, no dia 21 de janeiro.

Doando 1kg de alimento não-perecível, os clientes podem adquirir o ingresso do setor camarote por R$ 150 e setor premium por R$ 300.

A entrega do alimento será na entrada do evento.

Rinaldo de Fernandes lança novo romance em São Luís
Rinaldo de Fernandes lança novo romance em São Luís

“Eu não quis te ferir”

O premiado escritor maranhense Rinaldo de Fernandes, lança seu mais novo romance em São Luís, “Eu não quis te ferir”.

O lançamento será amanhã, às 18h30, na Academia Maranhense de Letras, com a apresentação da obra pelo acadêmico José Neres.

Com uma abordagem social, “Eu não quis te ferir” fala sobre o preconceito racial e a exploração do trabalho doméstico, uma realidade ainda presente na sociedade brasileira.

“É um testemunho forte, uma interpretação da materialidade e da subjetividade que constituem as relações cotidianas entre uma família de classe média e uma outra de uma empregada doméstica”, explica o autor, ressaltando que “o romance evita o maniqueísmo. Os personagens pobres e vítimas do mando, do destrato e do azedume da classe média têm vida interior, e têm também as suas contradições, as suas grandezas e miudezas, têm seus acertos e desvios”.

Reunião nos “Leões”

Na tarde de ontem, no Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão coordenou reunião de alinhamento com a participação de diversas secretarias de Estado, representantes e membros do Poder Judiciário, municípios, Câmara de São Luís e da iniciativa privada.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.